Sexta-feira, 09 de fevereiro de 2018
Quer saber o que foi notícia na área do marketing digital essa semana?
Confira abaixo as notícias mais relevantes selecionadas pela nossa curadoria sobre diversos assuntos relacionados ao setor digital. Entre os tópicos estão publicidade, comunicação digital, marketing, estratégias, branding, tecnologia, e outros.
Vamos nessa?
Ontem, dia 08 de fevereiro, o jornal Folha de São Paulo anunciou que vai manter a sua página no Facebook ativa, mas não irá mais publicar novos conteúdos. Essa decisão foi tomada após a mudança do algorítimo anunciada pela plataforma que vai priorizar conteúdo postados pela rede de contatos do usuário, ao invés dos posts que são publicados por empresas e veículos de comunicação em geral.
De acordo com a própria Folha, essa ação do Facebook favorece a criação de bolhas de opiniões e propagação das fake news, visto que, o usuário só vai consumir conteúdos com os quais já possui afinidade.
O jornal paulista foi o primeiro a se pronunciar, mas essa mudança de algoritimo está preocupando todo o mercado publicitário e de comunicação. O fato é que as empresas que quiserem que seu conteúdo tenha um bom alcance de audiência, agora terão que investir mais em mídias pagas no Facebook.
Confira a nota divulgada no site da Folha de São Paulo sobre essa decisão.
A empresa, que é referência em produção de conteúdo e detêm marcas como Nickelodeon, Paramount Pictures, MTV e Porta dos Fundos, divulgou na quarta-feira, dia 7, que adquiriu a VidCon, conferência de grande porte direcionada aos criadores de conteúdo em vídeo. O intuito dessa compra é acelerar investimentos e a participação da Viacom em plataformas de nova geração e expandir o foco em eventos ao vivo.
“A VidCon tornou-se o principal lugar de encontro para a comunidade dos apaixonados por vídeos online, e o acesso a talentos, especialistas e educação que a VidCon oferece para os participantes é incomparável”, afirmou Jason Jordan, vice-presidente executivo da estratégia e operações multiplataforma da Viacom. “Estamos empolgados para expandir o alcance da VidCon em todo o mundo, mantendo a energia e a autenticidade de base que tornam a experiência tão única e especial para tantos“, completou.
Veja mais informações AQUI.
Elon Musk, CEO e fundador da Tesla Motors, conseguiu a proeza de enviar para o espaço um dos automóveis produzidos pela sua empresa. O lançamento do carro, que tem como destino a órbita do planeta Marte, foi feito pela Space X, outra empresa do qual Musk é dono. O evento aconteceu na última terça-feira, dia 6, na Flórida, EUA com direito à transmissão ao vivo pelo Youtube.
De acordo com as informações divulgadas pelo AdNews, essa ação criou um buzz imenso, tanto é que o vídeo alcançou a segunda posição como a livestream mais vista da história do Youtube com 2,3 milhões de visualizações simultâneas. A primeira posição ainda fica com um vídeo feito em 2012 que mostra o salto de Felix Baumgartner. Esse vídeo alcançou 8 milhões de visualizações simultâneas.
Veja as imagens do carro da Tesla no espaço divulgadas pelo canal da Space & Universe no YouTube:
Nessa semana, o Twitter, colocou à disposição dos seus usuários o anúncio em Video In-Stream. O novo formato permite que as empresas associem seus anúncios publicitários a um conteúdo de qualidade e com segurança garantida. A ferramenta também considera os interesses do público-alvo que será impactado para ter mais assertividade na entrega.
De acordo com Renata Altemari, gerente de Soluções de Vídeo do Twitter na América Latina, esse tipo de anúncio atenderá uma demanda das marcas no mercado que é “atingir seu público-alvo com anúncios em vídeo de maneira escalável sem abrir mão de conteúdo premium e brand-safe”.
Confira mais detalhes sobre esse novo formato de anúncio no site do Twitter.
A tecnologia que o Google está trazendo para o Brasil vai permitir que os clientes tenham acesso ao estoque das lojas online e física dos varejistas. Segundo a diretora de Varejo do Google Brasil, Cláudia Sciama, o objetivo é auxiliar o consumidor onde quer ele esteja.
No Brasil, o Magazine Luíza foi a primeira empresa a adotar a ferramenta Local Inventory Ads que consegue alinhar o estoque das lojas físicas com a localização do consumidor.
As informações são do site da Exame.
O Super Bowl não é apenas um evento que marca o final do campeonato nacional de futebol americano, é O EVENTO que se tornou a vitrine da publicidade mundial. Marcas de todo o mundo disputam o espaço e pagam caro para divulgar seus anúncios.
Confira AQUI os anúncios que marcaram presença no Super Bowl 2018.
Sem dúvida, a criatividade é o ponto alto dos anúncios vinculados no Super Bowl, mas apesar disso, outros tópicos precisam ser repensados. Esse ano, segundo a pesquisa realizada pela ABX, as mulheres apareceram mais nas propagandas apresentadas durante o Super Bowl. Os anúncios que incluíram representantes do gênero feminino de alguma forma cresceram de 62% para 73%, porém, às mulheres ainda foram destinados os papéis secundários nos vídeos.
Os anúncios nos quais as mulheres desempenharam um papel modesto cresceram de 21% em 2017 para 34% em 2018. Entretanto, a porcentagem de propagandas onde as mulheres desempenharam um papel “significativo” caiu de 43% para 34%. Os homens eram proeminentes em 72% dos anúncios.
As informações são da AdAge.
O programa, que incita a inserção de mulheres no ambiente publicitário, terá com embaixadora a vice-presidente executiva e CCO da R/GA nos EUA, Chloe Gottlieb. A tarefa da executiva é liderar um grupo de 15 mulheres que serão selecionadas para participar do projeto que conta com workshops e mentorias individuais com profissionais renomados da publicidade.
De acordo com Louise Benson, líder do programa See It Be It, algumas características de Chloe a fizeram ser contratada para esse cargo: empenho em transformar a publicidade em um setor mais igualitário para mulheres e homens, habilidade para liderar e voz potente na indústria.
As mulheres que quiserem se candidatar para participar do programa, podem efetuar sua inscrição até segunda-feira, dia 12, no site do projeto.
As informações são da PropMark.
Na quarta-feira, dia 7, o Snapchat anunciou um novo recurso: a “Live”, que vai permitir aos usuários assistirem televisão ao vivo. A Olimpíada de Inverno da Coréia do Sul será o primeiro conteúdo que a plataforma vai disponibilizar.
Basicamente, o Snapchat Live transmitirá um único clipe por dia de um “momento crucial”, em simultâneo com a transmissão no horário nobre das Olimpíadas da NBC TV.
De acordo com as informações divulgadas pelo Business Insider, esses clipes terão duração de 2 a 6 minutos e os usuários podem optar por notificações de push para saber quando o Snapchat mostrará um clipe ao vivo.
A transmissão ao vivo das Olimpíadas não inclui publicidade, mas a empresa informou que está pensando em monetizar transmissões no futuro.
Veja como usar o recurso Spanchat Live através desse vídeo divulgado pela TechCrunch:
Confira mais informações AQUI.
*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.
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