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[CURADORIA] Marketing Digital: fique por dentro das principais notícias da semana

Unilever estuda cortar investimentos no Google e Facebook, cresce número de crimes cibernéticos no Brasil, novo serviço de entrega da Amazon e mais: acompanhe as notícias mais relevantes da semana sobre o universo do setor digital

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*Por Bianca Borges

 

A falta de confiança na transparência das plataformas de mídia e a preocupação com ciberataques foram alguns dos tópicos bastantes comentados no mercado digital essa semana.

Selecionamos essas e outras notícias que você não pode deixar de ler sobre os diversos assuntos relacionados ao setor digital tais como publicidade, comunicação, marketing, vendas, estratégias, branding, tecnologia, transformação digital, entre outros.

Bora se atualizar?

 

[Marketing Digital – Negócios]

Unilever avalia cortar investimentos publicitários do Google e do Facebook

De acordo com as informações divulgadas pelo jornal O Globo e pela Folha de S. Paulo, a Unilever, segunda maior anunciantes global, ameaçou cortar investimentos em publicidade em plataformas como o Google e o Facebook. O pronunciamento a respeito desse assunto foi feito pelo chefe da divisão de marketing da empresa, Keith Weeed durante uma conferência de publicidade que aconteceu essa semana na Califórnia, nos EUA.

A multinacional que, em 2017, investiu US$ 9,4 bilhões em marketing, sendo que dois terços desse valor tiveram como destino a propaganda digital, está inclinada a tomar essa decisão por conta da falta de transparência e comprometimento das plataformas de redes sociais em geral em controlar a disseminação de fake news e conteúdos questionáveis.

Outra questão que preocupa a Unilever é o fato dos anúncios da empresa terem a possibilidade de aparecer ao lado de conteúdos de caráter pejorativo ou ofensivo e que vão contra os valores e princípios da organização.

A Unilever não tomou nenhuma decisão definitiva, mas deixou claro que anseia por mudanças no setor da publicidade digital.

 

[Marketing Digital – Mercado]

Brasil é o segundo país do mundo em número de crimes cibernéticos

De acordo com a pesquisa Norton Cyber Security Insights Report 2017, este ano, o Brasil ocupa a 2ª posição no ranking de países que sofreram crimes cibernéticos. No total foram mais de 62 milhões de vítimas e o prejuízo ultrapassou os US$ 22 bilhões.

A utilização de dispositivos móveis para acessar a internet dobrou nos últimos anos. O país terminou o ano de 2017 com mais 236 milhões de celulares, uma média de 113,52 celulares para cada 100 habitantes. Esse é um dos fatores que colaboraram para que o pais alcançasse a segunda posição no ranking.

Para André Micali, professor e coordenador do MBA em Marketing Digital da Fundação Getúlio Vargas, a melhor maneira para não sofrer ataques é navegar de forma mais segura na web.

Evitar o uso de redes públicas, modificar sua senha constantemente, não usar a mesma senha em todos os sites, não instalar nenhum software sem ter certeza da procedência e não abrir e-mails de desconhecidos. Essas práticas irão resolver 80% dos casos”, relata o especialista.

 

[Marketing Digital – Segurança]

Panasonic e Trend Micro desenvolvem solução para prevenir ciberataque a carros autônomos

A Panasonic Corporation e a Trend Micro Incorporated anunciaram ontem, dia 15 de fevereiro, uma parceria para desenvolver uma solução de segurança cibernética que tem como intuito a detecção e a prevenção de ciberataques contra carros autônomos e conectados.

O projeto contará com a tecnologia de detecção e prevenção de invasões da Panasonic’s Control Area Network (CAN) e Trend Micro IoT Security. Os eventos que forem identificados pelas duas tecnologias serão enviados para uma plataforma de análise em nuvem que tem como função detectar e bloquear tráfegos suspeitos.

Esse sistema de segurança ainda está em desenvolvimento e tem previsão de lançamento comercial após 2020.

 

[Marketing Digital – Inovação]

Amazon lança serviço de entrega próprio e se torna concorrente da FedEx e UPS

Shipping with Amazon (SWA), é o nome do serviço de entrega próprio que a Amazon vai começar a oferecer no mercado para concorrer com empresas como UPS e FedEx. A princípio, esse novo serviço será disponibilizado para empresas de Los Angeles que utilizam o marketplace da Amazon. De acordo com as informações do The Wall Street Journal que foram também publicadas no Business Insider, a empresa pretende expandir o negócio para outras cidades muito em breve.

O serviço tem como objetivo oferecer preços mais baixos do que os concorrentes, já que, inclui a demanda de entregas de outras empresas aos caminhões que lidam com as próprias encomendas da Amazon, cortando custos e tornando o processo mais barato.

Além disso, o SWA vai possibilitar a Amazon oferecer mais opções de produtos prêmio aos consumidores assinantes, tornando a assinatura prime mais valiosa e aumentando o volume de compras adicionais na plataforma.

 

[Marketing Digital – Publicidade]

The Gunn Report elege campanhas publicitárias mais criativas de 2017 e agência brasileira se destaca

O Gunn 100, é um índice global de excelência criativa que classifica as 100 melhores ideias do mundo, independentemente da sua disciplina de comunicação. Nesse relatório são incluídos rankings das agências, marcas, anunciantes e países mais criativos.

Como critério para estabelecer uma classificação, as listas de ganhadores dos maiores prêmios da publicidade mundial são combinadas e analisadas.

A agência global, BBDO, que possui filiais em diversos países, teve uma performance impressionante e apareceu muitas vezes no ranking. A AlmapBBDO, que faz parte desse grupo e está localizada em São Paulo, Brasil, liderou a tabela de classificação da agência mais criativa, seguida pelo BBDO de Nova York.

Foto: Campaing Live

 

Além disso, a agência brasileira ficou na quinta posição no ranking das campanhas mais criativas do ano.

Foto: Campaing Live

 

Confira no vídeo publicado pelo WARC as cinco campanhas que se destacaram, incluindo a propaganda da agência AlmapBBDO do Brasil.

Acesse este link este link para conferir mais informações sobre esse assunto.

 

[Marketing Digital – Parceria]

Avaya expande A.I Connect e dá as boas-vindas à três novos parceiros

A Avaya, multinacional norte-americana que é líder global em fornecimento de experiências de comunicações, anunciou a ampliação da iniciativa A.I.Connect com três novos membros: Salesforce, eGain e Sabio.

As três empresas passarão a oferecer ou integrar soluções de inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) em comunicações empresariais. A A.I.Connect, iniciativa, da qual essas organizações farão parte, é um consórcio de empresas, estabelecido pela Avaya no ano passado, dedicado a apoiar e promover a interoperabilidade, o valor da IA e o aprendizado de máquinas nas comunicações empresariais para que as organizações possam oferecer experiência mais impactantes para os seus clientes finais.

A Avaya tem um longo histórico com tecnologias de inteligência artificial para o apoio à experiência do cliente e prestação de serviços. À medida que as novas soluções de AI chegam ao mercado por meio de empresas como Salesforce, eGain, Sabio e outras, nossa iniciativa A.I.Connect trabalha para reuni-las, a fim de que haja menos esforço por parte do cliente e mais eficiência em estudarmos como podemos unir essas companhias de maneira inovadora“, afirma Eric Rossman, vice-presidente de alianças e parcerias da Avaya.

 

[Marketing Digital – Social Media]

Snapchat abre sua plataforma de marketing para marcas e agências

A plataforma que já estava fazendo testes a mais de um ano com tecnologia de anúncios e compra de mídia programática, anunciou, nesta terça-feira, dia 13, a abertura de sua API publicitária para todos os anunciantes, agências e desenvolvedores. Até agora, o programa era limitado a algumas empresas selecionadas.

De acordo com o AdWeek, essa ação possibilitará que os anunciantes usem os dados do Snapchat para impactar sua audiência, fazer medições e criar novas campanhas.

 

[Marketing Digital – Estratégia]

CEO do maior órgão de publicidade digital diz que a maioria das empresas precisa mudar completamente seus modelos de negócios

Entre os dias 11 e 13 de fevereiro, aconteceu o IAB Annual Leadershop Meeting, na Califórnia, EUA. O CEO da instituição, Randall Rothenberg, foi um dos palestrantes do evento que teve a cobertura do Business Insider.

O CEO revelou que os consumidores não se importam com grandes marcas e estão se afastando cada vez mais da publicidade tradicional. Rothenberg ainda destacou que as empresas que querem realmente continuar crescendo precisam investir em relações diretas com o consumidor e se basear no uso de dados. De acordo com o CEO “A maioria dos grandes comerciantes, como Procter & Gamble e Unilever, não estão prontos para essa nova realidade”.

Sobre as relações diretas com o cliente, o CEO deu o exemplo da Warby Parker, uma empresa de óculos que alcançou um grande sucesso cortando custos de distribuição e comercialização caros e vendendo óculos diretamente aos consumidores de maneira mais barata.

Em relação ao uso de dados, Rothenberg explicou que as empresas podem coletar dados sobre esses consumidores, rastrear o que eles compram, o que eles amam e odeiam, e comercializar seus produtos e serviços de forma muito mais eficaz a partir disso.

Para ter acesso a essa matéria completa, acesse este link.

 

[Marketing Digital – Mercado]

Uber consegue reduzir perdas e tem aumento na receita

De acordo com as informações divulgadas pela Reuters na terça-feira, dia 13, a Uber informou que conseguiu diminuir seus prejuízos no último trimestre de 2017 para US$ 1,1 bilhão. No trimestre anterior esse valor era de US$ 1,46 bilhão.

Uma parte desse prejuízo é originário de custos jurídicos, um exemplo disso, é o processo que a Alphabet abriu contra a Uber, acusando a empresa de ter roubado segredos comerciais de um carro autônomo da Waymo. Sobre essa questão a Uber aceitou pagar US$ 245 milhões para encerrar o processo.

Apesar disso, a receita trimestral da companhia, que elevou o crescimento da empresa, aumentou 11,8% em relação ao trimestre anterior totalizando US $ 2,2 bilhões. Já comparando esses dados com o ano anterior, o faturamento da Uber subiu 61%.

 

[Marketing Digital – Negócios]

Google terá conteúdo em formato de Stories assim como o Spanchat e o Instagram

Nesta terça-feira, dia 13, o Google anunciou um novo recurso para os usuários que utilizam os seus motores de busca, o formato Stories. Segundo as informações divulgadas pelo AdWeek, a nova funcionalidade que combina texto, imagens, vídeos e gráficos, funciona em conjunto com o AMP (Accelerated Mobile Pages) que possibilita uma rápida visualização de páginas nos dispositivos móveis.

Os leitores podem testar o AMP Stories através de seus navegadores móveis com este link, ou pesquisando em seus dispositivos móveis pelos veículos envolvidos no desenvolvimento inicial do recurso, entre eles estão: CNN, Condé Nast, Hearst, Mashable, Meredith, Mic, Vox Media e The Washington Post.

Veja como funciona o Stories do Google com esse vídeo divulgado pela The AMP Channel:

O formato AMP Stories é voltado para o celular, mas o Google também adaptou a experiência móvel para o desktop. Exemplos de AMP Stories na área de trabalho estão disponíveis no site da iniciativa, na parte inferior da página inicial .

Para ver mais informações sobre esse assunto acesse este link AdWeek.

 

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*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.

 

 

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