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[CURADORIA] Marketing Digital: as notícias mais relevantes dessa semana

L´Oréal compra empresa de AR e IA, associações se unem para padronizar IoT no Brasil e mais: confira as principais notícias do setor de marketing digital

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*Por Bianca Borges

 

Essa semana aconteceu o SXSW, evento que reúne especialistas em tecnologia, música e cinema no Texas, EUA. Nós, aqui do Digitalks, fizemos uma cobertura especial que você pode conferir aqui. Mas além desse mega evento o que mais aconteceu de relevante no mercado digital?

Alguns dos destaques dessa semana foram: a aquisição de uma empresa especialista em realidade aumentada e inteligência artificial pela L´Oréa, a suspensão do comercial da Nextel pelo Conar e o anúncio de medidas do Google para combater fraudes na publicidade online e fake news. Além disso, tivemos uma notícia triste, a morte de um dos maiores físicos e pesquisadores do mundo. Essa semana faleceu Stephen Hawking aos 76 anos.

Abaixo, essas e outras notícias que você não pode perder sobre os diversos assuntos relacionados ao setor, tais como publicidade, comunicação digital, marketing, vendas, estratégias, branding, tecnologia, transformação digital, entre outros.

Corre pra se atualizar! 

 

[Marketing Digital – Marcas]

L´Oréal adquire empresa de realidade aumentada e inteligência artificial

Hoje, a L´Oréal anunciou a compra da ModiFace, empresa canadense líder em tecnologias de realidade aumentada e inteligência artificial para a indústria da beleza.

Esta aquisição vai de encontro com a estratégia de aceleração digital da L’Oréal para fornecer às 34 marcas internacionais do grupo tecnologias mais inovadoras em termos de serviços e experiência de beleza.

Fundada por Parham Aarabi, há 11 anos, em Toronto, a ModiFace desenvolveu tecnologias avançadas de serviços 3D de maquiagem virtual, cores e diagnósticos de pele que rastreiam características e tons faciais.  A empresae emprega quase 70 engenheiros, pesquisadores e cientistas que apresentaram mais de 200 publicações científicas e registraram mais de 30 patentes.

Para mais informações acesse este link. (em inglês)

 

[Marketing Digital – Anunciante]

Nike reorganiza liderança de marketing e investiga comportamentos impróprios dos funcionários

A Nike informou que vai fazer mudanças no seu departamento de marketing, além de uma investigação para detectar comportamentos inapropriados no local de trabalho. O anúncio foi feito por Mark Parker, CEO da empresa.

Sobre os comportamento impróprios, Parker não especificou que infrações foram cometidas, mas ressaltou que os colaboradores precisam respeitar os valores da empresa, “Nossa cultura é baseada no respeito mútuo, na inclusão e no trabalho em equipe e queremos que a Nike seja um lugar onde todos tenham a oportunidade de desempenhar um papel importante e ter sucesso. O comportamento incompatível com os nossos valores não tem lugar na Nike e continuaremos a analisar as questões e tomaremos as medidas adequadas para encontrar comportamentos contra o nosso código de conduta“.

Outra grande novidades é que Trevor Edwards, executivo que estava na empresa há 25 anos, decidiu se demitir do cargo de presidente da marca e se aposentar em agosto. Elliot Hill, presidente de geografia e mercado integrado da Nike, será promovido para o papel de presidente de consumidor e mercado. Não está claro se a empresa preencherá a posição da Edwards. Já Mark Parker, CEO da empresa, afirmou que permanecerá em seu cargoel pelo menos até 2020.

As informações são do AdNews.

 

[Marketing Digital – Segurança]

Google cria novas políticas para combater fraudes, virus e fake news

O Google divulgou o balanço de seus esforços para combater fraudes em suas plataformas de publicidade. De acordo com os dados apresentados pela empresa, no ano passado 3.2 bilhões de anúncios foram excluídos e/ou não publicados.

Os problemas mais comuns encontrados nos anúncios foram: publicidades malware que direcionam o usuário para uma página com um software malisiso, o modelo “tabloid cloacking” que tenta enganar o sistema do Google e o formato “trick to click” que direciona o usuário para um website diferente do que o informado pelo conteúdo do anúncio.

Sobre as fake news, a empresa informou que tem criado políticas restritivas para dificultar a publicação e a proliferação das notícias falsas como barrar a cópia de conteúdo se o mesmo não fizer referência às fontes.

As informações são da Propmark.

 

[Marketing Digital – Anunciantes]

Nextel tem seu comercial suspenso pelo Conar

A Nextel lançou uma campanha polêmica estrelada pelo ator João Cortês (ex protagonista das campanhas da Vivo). O comercial que fazia diversas provocações às outras operadoras de telefonia foi suspendido pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) conforme divulgado pelo AdNews.

De acordo com o Conar, as campanhas só recebem notificação de suspensão depois de julgadas, a não ser que o comercial traga prejuízos para as outras marcas citadas. Nesse caso, o Conar enviou o pedido de suspensão antes mesmo do julgamento acontecer.

Por conta dessa limitar, a Nextel já retirou a propaganda do seu canal no YouTube e também de suas redes sociais. A empresa também fez um pronunciamento sobre o assunto:

A Nextel tem como princípio a veiculação de campanhas publicitárias claras e transparentes, que respeitam o consumidor, a concorrência e a regulamentação do setor. A operadora esclarece que o uso da expressão “melhor operadora de celular do Brasil” em sua atual campanha tem como base a pesquisa Melhores Serviços, realizada pelo Jornal O Estado de S. Paulo em parceria com o Blend New Research – HSR que pelo terceiro ano consecutivo apontou a Nextel como líder do ranking de telefonia móvel do país. A Nextel ressalta que tal informação estava devidamente identificada nas peças publicitárias na forma de cartela (“Melhor operadora de celular do Brasil. Fonte: Prêmio Estadão”) e texto jurídico e informa que está à disposição para prestar os esclarecimentos necessários ao órgão regulador”.

 

[Marketing Digital – Transformação Digital]

Abinc e Lora Alliance estabelecem parceria para estimular a popularização da IoT no Brasil

A Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc) se uniu à instituição internacional LoRa Alliance com o intuito de padronizar a tecnologia de transmissão dos dispositivos de Internet das Coisas (IoT) no país e ajudar a reduzir custos, estimular a produção e inovação nacional, além de acelerar a proliferação do uso da tecnologia.

A parceria irá promover avanços no setor de IoT, como o desenvolvimento de uma rede de comunicação padrão e a regulamentação da portaria da Anatel, que homologa o uso da tecnologia Lora no Brasil a partir de Abril.

Com a colaboração entre as duas entidades, empresas brasileiras associadas da Abinc poderão promover as tratativas para desenvolvimento de uma rede de comunicação padrão para o país e para a América Latina. “Essa padronização vai permitir a interconectividade entre os dispositivos de IoT, estimular a produção e desenvolvimento de tecnologia nacional e ajudar na popularização do uso das tecnologias por todos os setores da economia e para o usuário final com custos mais acessíveis”, informou o diretor de Tecnologia da Abinc, Luis Viola.

As informações são da Assessoria de Imprensa da Abinc. 

 

[Marketing Digital – Negócios]

GM pretende lançar um Airbnb de carros

A General Motors anunciou que vai iniciar um programa piloto nos EUA que permitirá que os proprietários de automóveis aluguem seus veículos quando eles não estiverem usando. O projeto será uma espécie de Airbnb para automóveis.

De acordo com as informações divulgadas pela Bloomberg, os testes começarão em junho na unidade de compartilhamento de carro Maven da GM. Os proprietários dos veículos poderão disponibilizar seus carros na plataforma da Maven para outros motoristas alugarem. A receita do aluguel será compartilhada com a montadora.

O projeto piloto – que a GM tentará transformar em um negócio de pleno direito, se for bem-sucedido – poderá transformar a fabricante de produtos manufaturados em um provedora de serviços de mobilidade.

 

[Marketing Digital – Luto]

Stephen Hawking morre aos 76 anos

Considerado um dos maiores físicos  e pesquisadores do mundo, Stephen Hawking morreu na última quarta-feira, dia 14, aos 76 anos em sua casa na Inglaterra. Autor do best sellerUma breve história do tempo” que vendeu mais de 10 milhões de cópias, Hawking também ficou conhecido por abordar temas relacionados à criação do universo.

O cientista participava de eventos pelo mundo compartilhando seus conhecimentos e teorias. Em 2017, Hawking gravou um vídeo sobre Inteligência Artificial para a abertura do GMIC SP, evento internacional que fala de Mobile Marketing. Na apresentação o cientista comenta a importância da IA e os obstáculos dessa tecnologia.

Assista ao vídeo aqui.

 

[Marketing Digital – Vídeo]

Anúncios de vídeo 360° impulsionam a intenção de compra em 7%, revela estudo

De acordo com um novo estudo realizado pela IPG´s Magna e a IPG Media Lab, em conjunto com YuMe by RhythmOn, os anúncios de vídeo feitos para smartphones que usam tecnologia de 360 graus aumentam as intenções de compra dos clientes em 7%. Esse formato de anúncio tem trazido grandes resultados para as marcas. Como foi o caso da campanha Mountain Dew da PepsiCo que usou um vídeo 360° para promover uma experiência de realidade virtual. A campanha registrou uma taxa de visualização do vídeos de 63% e 22% de taxa de cliques pós-video.

A pesquisa “The 360 ° Effect: Understanding Immersive Video“, também constatou que, 69% dos consumidores expressaram a intenção de interagir com vídeos de marcas e estão ansiosos para experimentar vídeos de 360 graus, mesmo em publicidade, mas esperam que o conteúdo seja divertido e emocionante.

As informações são do Marketing Dive.

 

[Marketing Digital – Mercado]

Vice Media apresenta Nancy Dubuc, a nova CEO da companhia

Como anunciado pela Vice Media, na terça-feira, dia 13, Nancy Dubuc assume o cargo de CEO da empresa. O co-fundador, Shane Smith, assumirá o cargo de chairman.

Em comunicado para imprensa, Smith informou que o motivo da nomeação de Nancy é pela perfeita parceria que eles têm quando se trata do mundo dos negócios.  Ele também acrescentou: “Primeiro, ela é melhor do que eu em tudo. Segundo, isso permitirá que eu me concentre nas únicas coisas nas quais sou bom – conteúdo e parcerias. Em terceiro, a medida em que avançamos, a Vice precisa do melhor time de gerenciamento para aproveitar todo o crescimento e controlar nosso próprio destino, seja para continuar independentes, ou estrategicamente em parcerias”.

Nancy, que já era um vice-membro do conselho da empresa comandará uma agressiva estratégia de expansão internacional da Vice Media, incluindo aumento de receita e tráfego digital.

As informações são da Variety.

 

[Marketing Digital – Publicidade]

Motorola inova e conscientiza público sobre o uso “perigoso” do celular

A fabricante de celulares Motorola, lançou uma campanha para conscientizar os usuários sobre a questão da utilização de celulares em excesso. A campanha criada pela Ogilvy & Mather mostra, em vídeos curtos, quantas experiências reais nós perdemos porque estamos conectados aos nossos smartphones.

Além de um estudo realizado pela Universidade do Texas no ano passado constatou que quando um smartphone está em nosso alcance, nossas capacidades cognitivas são reduzidas. A Motorola também apurou que 50% dos usuários de celulares alegam não poder viver sem seus aparelhos.

De acordo com o comunicado divulgado pela empresa, a Motorola acredita que o uso de celular balanceado e não em excesso nos tornará mais felizes e mais conectados ao ambiente ao nosso redor e  às pessoas que convivem conosco. A Motorola fez parceria com empresas como a SPACE, detentora de um app que permite que as pessoas tenham um controle maior sobre a forma como utilizam o celular.

As informações são do AdWeek.

 

[Marketing Digital – Investimento]

Apple compra Texture, empresa considerada a “Netflix das revistas”

A Apple anunciou, no início da semana, a compra da Texture, empresa criada em 2010, que oferece aos seus clientes a possibilidade de ler mais de 200 revistas online pagando uma mensalidade muito pequena.

De acordo com as informações divulgadas pela Época Negócios, essa aquisição tem como objetivo auxiliar a Apple a alcançar US$ 50 bilhões em receitas anuais com serviços até 2021. O Valor do negócio não foi revelado.

 

[Marketing Digital – Mercado]

In Loco reformula área de Comunicação e anuncia contratação de nova diretora

A In Loco Media, empresa especialista na tecnologia de geolocalização com aplicações em marketing, CRM e prevenção de fraude contrata Lana Pinheiro como nova diretora da área de Comunicação e PR.O intuito da contratação da nova diretora é promover a internalização da assessoria de imprensa e estruturar a área de comunicação corporativa que trabalhará diretamente ligada ao marketing.

Lana possui mais de 20 anos de experiência no mercado de comunicação, já atuou como diretora de comunicação da agência de PR  Máquina Cohn & Wolfe e diretora de comunicação corporativa da DM9DDB.

 

[Marketing Digital – Comportamento]

Geração Z está abandonando as redes sociais, revela estudo

A Geração Z, que compreende os nascidos a partir de 1995 até o início dos anos 2000 e tem o poder de compra de 44 bilhões, está abandonando as redes sociais, de acordo com a pesquisa realizada pelo grupo Origin.

De acordo com o estudo, a saúde mental e bem-estar são fatores considerado importantes para a geração Z e este é um dos motivos principais pelos quais esse grupo de indivíduos está abandonando as redes sociais, pelo menos temporariamente.

Outro dado relevante é que, 65% dos indivíduos da Geração Z seguem marcas nas mídias sociais, na maioria das vezes para acessar ofertas ou promoções. No entanto, apenas 43% dos usuários compraram algo diretamente de uma plataforma de redes sociais. Mais de metade (55%) disse que um anúncio na plataforma os levou a fazer uma compra e 40% disseram que um link publicado pela marca ajudou a fazer a compra.

As informações são do Campaign.

[Marketing Digital – Mercado]

Patrícia Calheiros é a nova diretora de mídia da WMcCann

Nessa segunda-feira, a AWMcCann anunciou a contratação de Patrícia Calheiros como nova diretora de mídia. A executiva possui mais de 10 ano de experiência no mercado publicitário e já atuou em grandes agências como J. Walter Thompson, DM9DDB e Publicis. Patrícia também possui uma expertise digital visto que trabalhou no Google Brasil.

Para André França, diretor-geral de mídia da WMcCann, a entrada de Patrícia reflete o momento que a empresa está vivendo, que é direcionar o olhar para o digital e para as novas necessidades da propaganda.

 

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*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.

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