Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018
O que aconteceu de mais relevante no universo de marketing digital nesta última semana?
Abaixo, os destaques da semana selecionados pela nossa curadoria sobre os diversos assuntos relacionados ao setor, tais como publicidade, comunicação digital, marketing, vendas, estratégias, branding, tecnologia, transformação digital, entre outros.
Fique por dentro!
As fabricantes de celulares ganharam uma nova concorrente. A Land Rover decidiu entrar nesse mercado e anunciou ontem, dia 22, seu próprio smartphone, que foi desenvolvido em parceria com a Bullit Group e inspirado no novo Discovery, um dos veículos mais importantes para a marca.
O smartphone da Land Rover, que tem como foco o público mais aventureiro e praticante de esportes ao ar livre, suporta o sistema Android, é à prova d’água, possui uma bateria que dura 48 horas e é capaz de resistir a temperaturas extremas de calor e de frio. O aparelho será apresentado ao público no dia 26 de fevereiro, no Mobile World Congress, em Barcelona.
As vendas do smartphone estão previstas para começar em abril no Reino Unido e, embora nenhum preço tenha sido revelado oficialmente, o valor previsto para o produto é de £ 599 (R$2,7 mil). A empresa ainda não anunciou a venda do celular em outras partes do mundo.
As informações são do Mail Online.
As empresas de pesquisa Edison Research e Triton Digital acompanham o uso do Facebook desde 2008 nos EUA e, durante dez anos, o número de acessos à rede social apresentou crescimento contínuo. Apesar disso, este ano o relatório evidenciou a primeira queda nos acessos à ferramenta.
A porcentagem de pessoas que usavam o serviço diminuiu de 67% para 62% entre os americanos com mais de 12 anos. Veja o gráfico com os dados desde 2008:
Mesmo com essa queda, as empresas responsáveis pelo estudo afirmaram que o Facebook ainda permanece como a plataforma de mídia social mais usada. Ainda de acordo com o relatório, a queda de acessos da plataforma é devido ao crescimento de outras mídias sociais.
As informações são da Edison Research.
A empresa anunciou Fabiano Sant’Ana como o novo diretor da Área Digital para a América do Sul. O executivo, que já passou por empresas como Saint-Gobain, Samsung SDS, SAP e Invensys PLC (Schneider), vai se reportar ao presidente da BASF para a América do Sul, Ralph Schweens. De acordo com a nota divulgada à imprensa uma das atribuições do novo gestor é fornecer suporte as áreas de negócios da BASF para promover a melhoria das experiências dos clientes.
Fabiano Sant’Ana possui 20 anos de experiência em projetos de transformação Cultural Digital e se formou em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações pela PUC-MG, além de ser pós-graduado em Engenharia de Produção pela Fundação Christiano Ottoni.
O presidente-executivo da P&G, David Taylor informou que a empresa planeja reduzir os gastos com agências de publicidade em US$ 400 milhões até o final do ano fiscal da organização, que termina em 30 de junho.
Desde 2015, a empresa vem diminuindo o número de agências com as quais trabalha. Atualmente, a P&G já excluiu da sua lista 60% das prestadoras de serviço que estavam em sua base original, até junho esse número deve atingir os 80%.
De acordo com Taylor, a empresa também está fazendo mudanças na forma de trabalhar com agências, instituindo um modo de trabalho mais “open sourcing” ao invés de confiar exclusivamente nas agências registradas.
“O open sourcing neste contexto significa que iremos olhar para a nossa agência parceira já existente, além de outras agências em nossa lista, para determinar a melhor qualidade, capacidade e valor para cada projeto”, afirmou Tressie Rose, Diretora associada da P&G.
No início da década, a P&G gastou cerca de US $ 1 bilhão em taxas de agência e produção por ano, porém o anúncio do corte de custos vai deixar a empresa abaixo dessa marca.
As informações são do AdAge.
O Facebook assinou nesta quarta-feira, dia 21, um contrato com a ICE Service – um grupo de licenciamento e banco de dados de direitos autorais com cerca de 31 milhões de obras que representam PRS no Reino Unido, STIM na Suécia e GEMA na Alemanha.
O acordo abrangerá licenças e royalties sempre que a música representada pelo ICE for usada no Facebook, Instagram, Oculus e Messenger. O WhatsApp não está incluso nesse contrato porque é considerado uma ferramenta de mensagens privadas. Além disso, essa é a primeira licença multi-territorial que o Facebook assinou com um hub de licenciamento on-line e abrangerá 160 territórios e 290 mil detentores de direitos.
Anteriormente, o Facebook já tinha estabelecido acordos com gravadoras e empresas de licenciamento para evitar processos judiciais e garantir que a música usada em vídeos e outros itens postados em suas plataformas seja legítima. De acordo com site techcrunch que divulgou a notícia, a coleta de royalties é um negócio potencialmente lucrativo, já que os serviços de streaming continuam a crescer e ultrapassar outros formatos para o consumo de música. Essa é uma maneira do Facebook oferecer conteúdo novo e alternativo em sua plataforma.
O Google uniu o Google Wallet com a Android Pay e criou o Google Pay que foi disponibilizado para o mercado, nesta terça-feira, dia 20. O app, que pode ser baixado na Play Store, tem como intuito facilitar a realização de pagamentos online e também nas lojas físicas.
O Google Pay é capaz de mostrar as lojas próximas nas quais o usuário pode fazer pagamentos com o aplicativo. Essa lista é personalizada, com base em lojas anteriores onde o usuário usou o serviço, bem como sua localização. Além disso, a tela inicial mostra todas as compras recentes e ainda é possível adicionar e remover cartões de credito e debito do aplicativo.
No Brasil, o Google Pay estabeleceu uma parceria com o banco Bradesco. Sendo assim, os correntistas que têm o cartão de credito Visa de qualquer categoria, conseguem usar o smarthphone para fazer pagamentos.
As informações são da CanalTech.
Nos dias de hoje é impossível contestar a importância de uma marca ou empresa estar presente no ambiente digital, mas a pesquisa da Kantar Ibope Media revela que a TV ainda impacta muitos usuários, pela menos no Brasil.
De acordo com os dados, em 2017, os telespectadores consumiram ao todo 6 horas e 23 minutos de conteúdo na televisão. Esse número representa um aumento se comparando com o ano anterior. Em 2016, o tempo de consumo de conteúdo foi de 6h17m.
As informações foram divulgadas pela Folha de S. Paulo.
Hugo Rodrigues, CEO da WMcCann, é o novo presidente da agência e substitui Martin Montoya, que estava no cargo há 6 anos. De acordo com as informações divulgadas para a imprensa na terça-feira, dia 20, o que motivou a mudança foi o novo momento que a organização está vivenciando e a intenção de Montoya em seguir novos caminhos em sua carreira.
Hugo Rodrigues agradeceu o trabalho do antigo presidente e desejou sorte em sua nova trajetória: “Quero agradecer ao Martin por seu apoio nesse momento de transição de liderança vivido desde minha chegada à WMCann, e lhe desejo todo sucesso nesse novo ciclo que se inicia em sua carreira”, declarou.
As três agências foram anunciadas nesta segunda-feira, dia 19, como as vencedoras do processo seletivo que promoveu a contratação de agências de publicidade para a Caixa Econômica Federal. A verba para um ano de contrato é de R$ 450 milhões e será dividia entre as empresas escolhidas.
O nome das vencedoras ainda não foi publicado no Diário Oficial da União, visto que, as outras dez agências que estavam participando da licitação têm o prazo de cinco dias útis para questionar o resultado. Após esse prazo a decisão será validada.
As informações são da PropMark.
Altino de Barros, 91 anos, publicitário renomado e respeitado na mídia brasileira, faleceu neste domingo, dia 18 de fevereiro.
Altino iniciou sua carreira como office boy na Mc Cann, atual WMcCann, onde chegou a VP executivo da companhia. O publicitário que criou o famoso “Top de 5 segundos” na TV brasileira, também introduziu no país a técnica do GRP (Gross Rating Points) ou Pontos de Audiência Bruta, em português.
Em 2013, o publicitário lançou o livro “A Mídia no Brasil. Do Reclame à Era Digit@l” que foi publicado pela Editor Matrix. A obra conta a trajetória do profissional acompanhando a evolução na mídia no país.
As informações são do Adnews.
A Uber tem enfrentado proibições, restrições e protestos em todo o mundo. No ano passado já precisou suspender seus serviços na Noruega e na Finlândia e agora também no Marrocos. De acordo com as informações divulgadas na Reuters, a empresa afirmou que suspenderá as operações no país a partir de sexta-feira, enquanto tenta adequar seus negócios às leis locais
“Desde que nos lançamos no Marrocos, há mais de dois anos, houve uma falta de clareza sobre novas plataformas como Uber e como elas se encaixam no modelo de transporte existente”, disse a Uber em um comunicado.
A empresa se comprometeu junto com os líderes políticos a encontrar uma solução, porém, apesar do diálogo intenso não vê nenhum progresso nos regulamentos e afirmou que já esgotou todas as possibilidades.
A Uber tem 19 mil corridas regulares no Marrocos e 300 motoristas, que receberão apoio financeiro nas próximas duas semanas. A empresa afirmou ainda que irá apoiar os motoristas e ajuda-los a se adaptar a esta transição.
*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.
Comentários