Artigos

7 passos para você ter uma presença digital eficiente

Sua empresa está presente no ambiente online, mas será que ela realmente é encontrada pelo usuário que você quer impactar? Veja essas dicas para ter uma presença digital eficiente

 

Vou começar este artigo sendo bem direto: não basta você estar no mundo digital, hoje é necessário ser encontrado. E digo mais, ser um canal efetivo. Digo isso porque o mundo mudou, bem como os hábitos das pessoas, e hoje para se ter informação de uma empresa basta fazer uma busca pelo computador ou mesmo pelo celular. Não seria legal perder para a concorrência só porque o consumidor não encontrou seu número na “lista telefônica dos tempos modernos”, aquela que chamamos de Google. Ou pior: encontrou seu site, mas não encontrou a informação ou o produto que queria.

O Brasil é o quarto país mais conectado do mundo, com 120 milhões de internautas, segundo dados da UNCTAD de outubro de 2017, atrás apenas de Estados Unidos, Índia e China (as três nações mais populosas). Essa informação não pode ser ignorada, e por isso sua marca tem de ser encontrada e precisa ter uma presença digital eficiente.

Antes de colocar o desenvolvimento de uma boa ideia em ação, como um aplicativo para celular ou um e-commerce, é bom saber que existem vários itens que não podem ser ignorados para atingir o sucesso. Desenvolvemos uma metodologia para a criação de aplicativos e sites, a qual batizamos de “Brand to Digital”, inspirada no Vale do Silício. Sim, fomos lá estudar de perto como trabalham e trouxemos as melhores ferramentas, práticas e linguagens, e enriquecemos ainda com novos detalhes e funcionalidades para chegar ao nosso resultado final.

Muitas empresas se importam apenas com layout e programação, mas essas etapas são só a ponta do iceberg. São sete os principais pontos de atenção: layout atrativo, planejamento, conteúdo, usabilidade, fluxo de navegação, desenvolvimento e caminho para conversão. Apresento todas as etapas, de forma resumida:

1 – Planejamento

Identifique os objetivos do site e defina os KPIs (indicadores-chave de desempenho), esses são fatores determinantes para cumprir a função de entrega – mesmo um site institucional precisa ter seu sucesso mensurado. Também projete o fluxo de navegação do usuário para contemplar o máximo de etapas da jornada de consumidor dentro de seu site ou app.

>>Veja aqui as tendências da nova jornada de compra do consumidor moderno

2 – Conteúdo

É uma das etapas mais importantes e que necessita de um estudo aprofundado. Benchmarking (análise dos sites de concorrentes), entrevistas (muitas) com usuários, escolha da linguagem e até o card sorting (dinâmica para mapeamento das páginas) são processos a serem considerados para fechar o que (e como) irá entrar de textos, imagens, gráficos, etc.

3 – UX (User Experience) e AI (Arquitetura de Informação)

Tanto a experiência do usuário quanto a arquitetura da informação são questões que hoje não podemos deixar passar. Os experientes profissionais de design, programação, redatores, se reúnem com arquitetos de informação e UX designers para montar o wireframe, página por página, para os formatos desktop e mobile e chegar aos melhores caminhos e formas de navegação.

>> Confira 7 dicas para enviar um e-mail mais eficaz usando UX Design

 

4 – Direção de arte e layout

O site começa a tomar forma e agora os pontos de atenção são as cores, elementos de design e o layout, feitos de acordo com o comportamento do usuário e que usem elementos que ajudem na conversão.

5 – Desenvolvimento

Aqui é realizada a programação do site é quando todas as etapas anteriores precisam estar de acordo. Assim, ele se torna funcional, apresenta boa performance e agrado aos usuários, além de preparar o site para poder ser evidenciado nos mecanismos de buscas.

6 – Homologação

Vamos testá-lo? O objetivo é descobrir se há qualquer problema que possa atrapalhar o fluxo de navegação e a conversão. E é feito de duas formas: com consumidores para medir a usabilidade (por exemplo com tecnologias como de eye tracking e análise de expressão facial do usuário) e testes em diferentes navegadores e dispositivos conduzidos por profissionais de UX.

7 – Pós-GoLive

Parabéns, ele já está no ar! Mas, mesmo assim, ainda é importante acompanhá-lo, caso ainda surja alguma ocorrência a ser tratada, como uma dificuldade em fazer uma ação no app ou encontrar um produto numa loja virtual. Um período de três meses seria o ideal para monitorar atenciosamente os usuários. E não se esqueça de sempre  verificar se os KPIs estão sendo atingidos.

Com isso, espera-se que o app ou o site atinja o resultado que o cliente deseja, e que otimize em conversão (para vendas, leads ou branding) para a empresa.

Leandro Pires

é é CEO da NovaHaus, agência criada em 2007 e da qual é cofundador. Está há 22 anos na área de desenvolvimento de sites e 15 em marketing digital, tendo atendido grandes marcas do mercado brasileiro. Formado em Comunicação Social, tem MBA em Marketing pela FGV e MBA em Gestão Estratégica pela USP, além de qualificação na Chartered Institute of Market, na Inglaterra.

Comentários

PUBLICIDADE

RECEBA NOVIDADES

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Oferecimento:

Projeto mantido por:

Media Partners:

Projeto hospedado por: