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Conquistando e fidelizando clientes de e-commerce

O fluxo de visitantes em uma loja normalmente determina o volume de vendas da mesma, mas antes de tudo é preciso analisar a origem dos acessos e qual a eficiência em conversões de cada canal. E dentro das possibilidades, muitas vezes achamos que o tráfego orgânico vindo do Google pode carregar um e-commerce nas costas, mas sempre nos esquecemos que para gerar tal tráfego antes de tudo um trabalho meticuloso e de longo prazo de SEO (search engine optimization) deve ser feito a um custo alto e sem garantias de retorno, deixando de lado todo o potencial de Marketplaces e Redes Sociais por exemplo.

Claro que o SEO é um item obrigatório, mas os resultados imediatos e com um ROI (return on investment) mais garantido podem ser atingidos com o uso de links patrocinados, o impulsionamento em redes sociais e a inserção em Plataformas segmentadas de produtos. Nesse último caso, os canais verticais são desejados por quem tem um e-commerce porque são sinônimos de consumidores ativos (leads), mas para conquistá-los uma boa estratégia deve ser montada antes de entrar em ação, maximizando o ROI em tais Plataformas e em ações paralelas.

E seja no segmento de eletrônicos, brinquedos, materiais esportivos, moda ou outro equivalente, uma reaproximação com um potencial consumidor pode ser muito interessante principalmente nas primeiras horas após a saída de um lead sem fechar uma compra, pois o processo de tomada de decisão ainda pode estar ativo. E mesmo depois desse momento, algum relacionamento ainda pode trazê-lo de volta para uma compra futura (e que teve um custo muitas vezes alto para adquirí-lo).

O ponto de partida

Tudo começa na escolha dos sites parceiros que gerarão tráfego para a loja virtual, e nesse ponto uma pesquisa prévia dos candidatos e o estudo do público-alvo que receberá é importante para justificar o valor investido. “Parâmetros como o custo de aquisição, o ticket médio e a taxa de conversão para cada parceiro pode ser mais ou menos estimado, mas a prova de fogo sempre será o resultado medido, e quem não controlar isso repetirá os maus investimentos”, comentou Leonardo Alonso da plataforma de busca de produtos de moda Lounge A.

Medindo a performance

Alguns dias após a ativação de uma campanha, uma checagem do ROI se faz necessária para a manutenção do que está sendo feito ou para a realização de mudanças. Para isso, o uso de ferramentas (como o Google Analytics por exemplo) é essencial pois através delas pode-se ver a conversão de cada Plataforma, cancelando uma campanha que não virou no Instagram para intensificar outra que vem dando certo em um buscador por exemplo.

Fidelizando o consumidores

Por trás de todo o processo de aquisição, o acompanhamento é vital para que o remarketing seja feito nos clientes com maior potencial de compra, e isso se dá através da medição da performance para cada investimento. A lógica por trás do processo é entender que existiu um custo de aquisição de um volume de consumidores com somente 1% ou 2% convertendo imediatamente e com 98% deixando a loja virtual no meio do processo. E não voltar a falar com esses 98% que não fecharam uma compra não parece algo inteligente – além de deixar todo o investimento para sua aquisição ir embora permanentemente.

E quanto maior o detalhamento do comportamento do consumidor, melhor será o investimento para recuperá-lo. Uma campanha segmentada para alguém que ficou cinco minutos navegando pelo e-commerce e abandonou um produto no carrinho de compras merece uma atenção maior que outro que chegou pela mesma Plataforma e saiu imediatamente sem fazer nada.

“O remarketing no ramo de moda é essencial, pois mesmo se a venda de uma camiseta for perdida hoje, poderá vender uma calça jeans do mesmo estilo que a camiseta para a mesma pessoa na semana que vem, tirando proveito da alta rotatividade de peças que naturalmente existe. E se o consumidor teve um custo para passar pelo e-commerce, certamente um retrabalho deve ser feito nele.”, completou Leonardo, que afirmou que teve bons resultados em remarketing no Lounge A para usuários buscando por roupas, calçados e acessórios de moda.

O uso do Adwords e similares requer muita prática para o aprofundamento e o aumento da complexidade das campanhas, mas mesmo de uma forma superficial já é possível ao menos escolher a ativação somente para quem veio de Plataformas específicas. Mas para quem não tem tempo a perder, talvez a contratação de uma agência de Marketing Digital possa fazer a diferença.

E no final das contas a análise da conversão de um canal primário é somente a primeira etapa até a venda, tendo o ROI servindo como um seletor para ações futuras e com tais passos iniciais também populando a base de usuários para o remarketing. Mesmo que o processo não se conclua, ao menos a marca se tornou conhecida para os clientes, podendo influenciar vendas futuras.

Mas o mais importante e que dá sentido a tudo ficou para o final: a qualidade, a competitividade e a comunicação são as peças fundamentais para que as estratégias sejam desenvolvidas, não valendo nada se essa base não estiver sólida. Por isso o trabalho contínuo e a análise constante dos resultados é essencial para que toda campanha tenha chances de sucesso a longo prazo.

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