Sexta-feira, 29 de maio de 2020
Um Product Manager precisa ter uma série de skills para oferecer apoio ao time. Essas skills podem ser usadas de diferentes formas, em pequenas e grandes empresas e em diferentes níveis de gestão.
Este texto foi escrito baseado na palestra de Ankit Prasad, Product Manager do Google, e oferece dicas valiosas sobre hard e soft skills principalmente para quem está em transição de carreira e quer gerenciar uma equipe de produto.
Uma explicação comum é o diagrama abaixo:
Apesar de claro para alguns, podemos deixá-lo ainda melhor, questionando:
• Quais problemas um Product Manager pode/deve resolver?
• Quais ferramentas, produtos ou serviços podem ser desenvolvidos para solucionar estes problemas?
Dependendo do nível de atuação do PM, o escopo de trabalho muda e em cada um desses níveis, o profissional possui uma missão diferente para cumprir e entregas diversas que deve fazer.
Independente do tamanho da empresa, os desafios e entregas de um Product Manager podem ser vistos desta forma:
• Se você é um VP ou fundador, deve saber responder “qual mercado tem uma oportunidade que ninguém está resolvendo bem?” Exemplo: O processo de financiamento de autos é muito complexo e cheio de conflitos de interesse. Como em um marketplace, eu consigo remover a fricção e deixar este processo mais transparente entre comprador, vendedor e tomador de crédito?
O processo de abertura de conta bancária para estudantes é um fluxo complicado, em alguns casos, quebrado. Como resolver este problema, neste nível de gerenciamento? Você pode começar recrutando um time para resolver isso.
• Nível de Diretor ou Head de Produto: “como o contato com o usuário deve ser feito?” Você poderia, por exemplo, fazer um projeto para construir um site para facilitar o processo de empréstimo/crédito para estudantes.
• Sendo um PM Sênior, você pode responder quais ferramentas podem ser desenvolvidas – aqui obviamente depois do devido processo de discovery. Que tal uma funcionalidade de MGM (member get member) para captar mais usuários?
• Como PM Junior, o nível de especificidade de produto afunila ainda mais e você deve estar apto para responder “quais ferramentas específicas precisamos desenvolver para atender a feature de MGM?” E deve fazer o possível para tornar o processo simples para o usuário.
Como você pôde perceber, as entregas e as expectativas sobre cada nível de atuação do PM dentro de uma empresa podem mudar.
A grande missão do PM é entregar valor para o usuário, através de um bom produto. Para isso, utiliza-se o seguinte fluxo:
INPUTS:
• Determinar qual é a visão e a estratégia do produto;
• Benchmarking: o que os concorrentes estão fazendo?
• Pesquisa com o usuário: customer research, de preferência, qualitativa;
• Analytics: pesquisas feitas na internet, ferramentas de análise e dados quantitativos;
• Envolver e questionar as áreas de business development, suporte, vendas, marketing, jurídico;
• Ter a certeza absoluta de que o time de produto entendeu o que deve ser entregue.
OUTPUTS
O Roadmap de produto é uma ferramenta de comunicação, na qual o PM utiliza para dar mais transparência nas entregas que seguirão. Uma das funções do Product Manager é elaborar uma lista clara de tudo o que deve ser desenvolvido pelo time, incluindo os itens que devem ser priorizados por entrega.
Se o PM trabalha em uma grande empresa, na qual utiliza um framework bem definido, como por exemplo OKRs, ele deve alinhar as suas entregas em cima dos OKRs que foram pré-definidos. Caso não tem familiaridade sobre o tema, temos um conteúdo completo sobre OKRs para produto.
Na execução, o PM deve sempre monitorar e entender se o objetivo inicial, a solução do problema, realmente está sendo desenvolvida. Para isso, ele deve seguir alguns passos:
• Escrever o Documento de Requisitos do Produto (Product Requirements Doc – PRD): este documento deve conter o escopo do conjunto de funcionalidades que o produto deve prover, assim como descrever os atributos de qualidade que devem ser entregues:
> Qual é a dor do usuário que estamos tentando resolver?
> Detalhes de como este produto deve funcionar.
• Trabalhar com UX criando mockups/ wireframes para validar as ideias que foram captadas, descobertas na fase de planejamento;
• Trabalhar em parceria com os desenvolvedores e designers para entender o produto que está sendo entregue;
• Não se esquecer (nunca!) que todos são um time, trabalhando em um mesmo objetivo (que, inclusive, está definido no roadmap que você montou).
Antes de lançar, é importantíssimo analisar se há algum bug no produto que possa impedir o seu lançamento. Como ele pode ser resolvido e quais são as áreas que deverão ser envolvidas para liberar o produto para lançamento – aqui damos destaque ao profissional de QA. Parece óbvio, mas é algo que vale a pena frisar, pois – infelizmente – é muito comum vermos produtos lançados no mercado cheio de bugs que geram ainda mais problemas para o usuário.
Após resolver esse problema (caso ele exista), pode-se partir para o lançamento em si, validando com as áreas que fizeram parte do planejamento deste produto como: Product Marketing (que irá atuar no go-to market), jurídico (que irá avaliar se há algum impedimento que não deixe o produto ser lançado da forma como está), vendas e/ou business development (que apresentarão este produto para o mercado), o VP (claro!) e qualquer outro profissional ou área importante para que o produto seja liberado para o mercado de maneira segura e funcionando da forma correta.
Para que se tenha certeza se a solução desenvolvida foi bem aceita pelo usuário e foi uma entrega que realmente gera valor, é importante analisar os KPIs definidos durante o planejamento, entendendo se os OKRs foram cumpridos com sucesso.
O ciclo se repete após a análise, fazendo pesquisas e melhorias no produto e lançando para o mercado novas versões ou versões melhoradas.
O conteúdo foi publicado originalmente no PM3.
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