Sexta-feira, 04 de março de 2016
O Mobile World Congress (GSMA – Congresso Mundial de Tecnologia Móvel, na tradução para o português), realizado na semana passada em Barcelona, trouxe várias novidades e recursos relacionados ao tema. Além de acompanhar o evento à distância, o Digitalks foi conversar com a economista e especialista em Marketing, Relacionamento e Satisfação de Clientes e Canal, Ieda Ribeiro, que participou do evento e nos contou um pouco sobre o que devemos ficar atentos.
Realidade Virtual e Internet das Coisas
Assim como já era esperado quando noticiamos o evento aqui, a presença do fundador do Facebook, Marck Zuckerberg, foi marcante. Em sua participação no primeiro dia de conferência, ele falou bastante de realidade virtual (veja AQUI) e da tecnologia 5G, tão comentada durante os quatro dias de evento.
O aparelho Gear VR da Samsung, o mesmo comentado pelo fundador do Facebook, ganhou um espaço único para mostrar um pouco como funciona a tecnologia e suas capacidades. Ainda muito focada em entretenimento, a previsão é que a realidade virtual (VR, na sigla em inglês) faça parte da nossa vida em poucos anos, mostrando que a mobilidade vai muito além de smartphones.
“VR é a próxima plataforma, onde qualquer um pode criar a experiência que quiser. Atualmente, a realidade virtual ainda é usada em sua maioria por games e entretenimento, mas está rapidamente evoluindo. E um dia você vai poder colocar dispositivo na cabeça que vai mudar o jeito que você vive, trabalha e se comunica.” – Marck Zuckerberg, fundador do Facebook.
Ficou claro que a realidade virtual irá muito além dos games e fará parte do cotidiano de formas e em formatos que ainda nem mesmo descobrimos.
Enquanto uns mergulhavam na realidade virtual, outras estrelas do congresso que compõem o grupo da Internet das Coisas brilharam, como smartwatchs e suas aplicações para a indústria automobilística, e também outros wearables, apps e dispositivos inteligentes.
Tecnologia 5G
Enquanto a empresa americana Qualcomm anunciava que já deveria prover internet 5G durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, em Pyeong Chang, na Coreia do Sul, outro debate se levantou: o acesso à internet. O próprio Zuckemberg defendeu um mundo onde as pessoas tenham mais acesso à internet antes que a nova tecnologia chegue a mercado.
No entanto, a tecnologia, 400 vezes mais rápida do que a 4G, só deve chegar ao mercado de fato para uso comum depois de 2020.
Smart Cities e facilidades no dia a dia
Presente no evento, Ieda comentou também que outro destaque do evento foram as iniciativas para as Smart Cities, e a tecnologia e mobilidade sendo usada para facilitar nosso dia a dia. Além de exibir o que já está sendo feito, o congresso teve palestras, stands e relacionamento para fomentar novos projetos no segmento.
“O evento mostrou a inovação como 5G, realidade virtual e Robôs, mas também a acessibilidade da população à internet, security em Internet of things e soluções para melhorar a vidas das pessoas quando circulam de bicicleta.
Dentro do pilar de inovação para startups e empreendedorismo, além de 100 stands com start ups mostrando suas soluções, que vão desde aplicativos na área de saúde para monitorar crianças ou pacientes com Alzeimer até tecnologias mais avançadas como Beacon – tecnologia de geolocalizacao através de um ermissor bluetooth, que podem ser usadas em supermercados, museus para monitorar clientes dentro da loja – discutiu-se como a inovação em Mobile pode contribuir para mudanças da sociedade como um todo: temas como internet para todos, economia compartilhada, crowdfunding e financiamento para startups.”
“A discussão sobre Smart Cities também foi muito interessante. O desafio para ter uma cidade inteligente está na capacidade de conectar pessoas, virtualmente e fisicamente. Por isto as soluções de transporte são tao importantes.”
Se você é do ramo de Comunicação e Marketing, fique atento!
De acordo com a profissional, os profissionais de marketing, comunicação e digital devem ficar atentar para o que virá de novo em Big Data para Internet das Coisas, Inovação dentro da empresa e Growth Marketing além das novas formas que afetarão a experiência do consumidor com as novas tecnologias por vir.
“Em Marketing, [os profissionais devem ficar atentos para] o tema dentro de Internet of things, referente ao que fazer como este volume de dados (Big Data), desde como gerenciar, garantir segurança e como usar. Indo além disto, cada vez mais, o foco da ações de marketing devem considerar não apenas a audiência, mas o contexto, que pode ser um ano, um dia ou segundos. O mercado precisará de dados de monitoramento e analíticos, principalmente quando se fala em inteligência artificial e realidade virtual.
Outro tema interessante está relacionado com o processo de inovar dentro das empresas. Como estruturar processos, formar equipes cross-areas e ter metodologias para capturar ideias e transformá-las em inovação.”
“Customer Empathy e customer experience permanece uma tendência forte.Vai uma oportunidade enorme em startup que em grande volume e trabalhando de forma coordenada gera oportunidades de emprego, negócio e inovação muito grandes. Esta é uma tendência e devemos pensar como aproveitar esta oportunidade.”
*Com informações de El País, Visao, El Mundo, Terra, IDG Now e ExpoVista TV.
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