Segunda-feira, 14 de março de 2016
Cobertura e texto por Gabriela Manzini, Alice Pinha Wakai e Eduardo Mustafá.
Durante o encerramento do Congresso de Vendas 2016, realizado pelo E-Commerce Brasil, o professor de Comportamento e Consumo da instituição, Alexandre Bessa, falou sobre ativação e engajamento e o comportamento de consumo para uma plateia de varejistas e profissionais da área de e-commerce, vendas e marketing digital. Confira abaixo algumas dicas que o especialista nos passou.
“Existe estímulo, sazonalidade e tráfego orgânico. Na questão orgânica e sazonalidade não podemos interferir, mas o estímulo conseguimos controlar. Por isso eu desafio você medir o small data, ao invés do big data.”
Segundo o professor existem quatro ciclos virtuosos do consumidor que precisam ser cumpridos: fazer a promessa, cumprir a promessa, surpreender o cliente e fazê-lo retornar. Bessa comenta que as mídias estão cada vez mais co-dependentes uma das outras, forçando ainda mais entender os diferentes tipos de mídia e quais devemos usar dentro do seu negócio.
Os três tipos de mídia
Depois de investir nas mídias é necessário entender o funil do consumidor.
Muitos clientes entram na sua loja, cadastram os e-mails e não compram nada. Se você olhar o small data, você vai saber o que fazer com ele. O que oferecer de produto e promoção.
O primeiro passo é prometer e cumprir. O segundo, e muito importante, é cumprir e surpreender. O segredo é transformar o cliente no consumidor.
Os consumidores precisam confiar em você, afinal, é no seu site que ele vai colocar os dados pessoais e até os dados do cartão de crédito.
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