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Computação cognitiva facilita a criação de personas e melhora engajamento do cliente

Relatório de Personas faz um diagnóstico humanizado de resultados e ajuda as empresas a ter ações mais assertivas com base na análise de dados

 

Para elaborar ações de marketing mais eficientes é preciso primeiro identificar o seu público-alvo, dessa forma, você será capaz de adaptar os seus produtos e serviços às necessidades desse cliente. Quando se trata de produzir conteúdo com temas relevantes para esse mesmo consumidor, uma estratégia funcional é criar personas, ou seja, definir um cliente típico, que tenha características compatíveis com os seus compradores.

“Na criação de cada persona, procuramos identificar características em comum dentro de um grupo de pessoas que consideramos como o cliente ideal. Essas características ajudam a segmentar ações de conteúdo e de mídia, permitindo otimizar os esforços e obter melhores resultados”, Ricardo Heidorn, CEO da Seekr.

Com o intuito de facilitar a definição desse público-alvo por meio de uma análise de dados, a Seekr em parceria com a IBM, desenvolveu um Relatório de Personas. A ferramenta utiliza a tecnologia do IBM Watson como base para a coleta de informações e traz um diagnóstico humanizado dos resultados, por meio da computação cognitiva, que faz com que os computadores analisem e tragam mais probabilidades, com base em evidências reais.

O Watson é uma plataforma de soluções cognitivas baseada em APIs hospedadas na nuvem, desenvolvido pela IBM e utilizado para inserir inteligência artificial, através da análise de dados estruturados e não estruturados – sendo capaz de gerar hipóteses e aprender cada vez mais, no desenvolvimento de novos aplicativos, produtos e processos. Já o conjunto de Relatórios de Engajamento dentro da plataforma Seekr é capaz de mostrar métricas de envolvimento do seu público e o crescimento da sua marca no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

A união dessas tecnologias permite que as marcas e empresas acompanhem e comparem indicadores, como interações do público com a concorrência, hashtags e palavras mais citadas nas publicações deles. Além disso, é possível também analisar o crescimento diário de perfis, páginas e canais em uma tabela organizada e definir o melhor horário para divulgar novidades sobre o nicho de mercado para manter a marca competitiva.

De acordo com Tiago Bueno, responsável pela área de Cloud Services da IBM, a junção de tecnologias possibilita uma visão multicanal da marca e do mercado e reúne o máximo de informações para melhorar o engajamento dos consumidores e a efetividade das estratégias digitais.

A partir da utilização de inteligência artificial é possível alcançar o cenário mais perto da realidade, com um diagnóstico com base em dados compreendidos da linguagem natural, essa é uma forma diferente de analisar as informações sobre cada marca e empresa.

“É a Inteligência Artificial promovendo uma nova maneira de analisar o seu mercado e aprimorar suas estratégias, ativando os relatórios de engajamento da sua empresa e dos concorrentes”, finaliza Heidorn.

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