Segunda-feira, 07 de novembro de 2016
Investir em anúncios e conteúdo para as redes sociais é uma das principais saídas encontradas por vendedores e organizadores de eventos para alcançar o público-alvo. Já que oito de cada dez brasileiros estão no Facebook, nada mais oportuno que usar as ferramentas disponibilizadas pela rede para vender mais.
Você já deve ter ouvido falar no Facebook Ads, anúncios pagos veiculados dentro da plataforma que permitem a promoção do seu produto ou evento de acordo com o objetivo almejado. Você pode economizar e de quebra obter mais resultados se tiver em mente exatamente o que quer antes de escolher a campanha desejada. Para isso, você precisa saber que existem 4 tipos de anúncios. A Eventbrite Brasil, plataforma líder em tecnologia para eventos detalha como funciona cada um deles:
O botão ‘impulsionar evento’ permite escolher entre dois objetivos para criar uma campanha de anúncios paga: alcançar mais pessoas ou levar usuários ao site de venda de ingressos. Escolhendo alcançar mais pessoas, o Facebook irá buscar usuários propensos a responder ‘tenho interesse’ ou ‘participar’ no seu evento. A cobrança será feita a cada 1.000 vezes que o anúncio for exibido. Já na segunda opção, um botão dizendo ‘compre agora’ será adicionado no canto direito do anúncio e o Facebook irá buscar usuários inclinados a clicar para saber mais informações sobre os ingressos independente de realizarem ou não uma compra. A cobrança desse anúncio é feita por cliques e o Facebook se encarrega de escolher o valor cobrado por cada um deles.
Ao criar um anúncio com este objetivo no gerenciador de anúncios ou power editor, seu post patrocinado aparecerá para usuários inclinados a responder ‘tenho interesse’ ou ‘participar’ na publicação do seu evento. A diferença é que as opções de otimização, posicionamento, escolha de público e cobrança não são limitadas, pois o anúncio é criado dentro do ambiente do gerenciador de anúncios e não a partir da sua fanpage. Ou seja, você pode optar por exibir o seu anúncio para pessoas quantas vezes for possível, pelo envolvimento das pessoas com a publicação ou ainda por alcance único diário (quando o anúncio é exibido somente uma vez por dia e por pessoa). A cobrança é feita a cada 1.000 vezes que o anúncio for exibido. Esse formato normalmente é utilizado na divulgação de eventos gratuitos, que não possuem um site de venda de ingressos.
Dica: Se você deseja criar uma base com os e-mails dos participantes do seu evento, uma alternativa é utilizar uma plataforma de gerenciamento de eventos online, ainda que seja gratuito.
Nesta opção, o Facebook irá buscar usuários propensos a clicar no botão ‘compre agora’ para obter mais informações sobre a venda independentemente se irão concluir a compra ou não. A modalidade de anúncio também está disponível quando você impulsiona um evento a partir da sua fanpage, mas a diferença é que criando o anúncio a partir do gerador de anúncio as opções de público, posicionamento, cobrança e otimização são customizáveis. A cobrança pode ser tanto por cliques gerados no seu site quanto por exibições do anúncio.
Se o seu evento possui um site de ingressos e sua meta é aumentar as vendas, esta opção é a mais indicada. Se escolher otimizar por conversões o Facebook irá buscar usuários inclinados a comprar um ingresso para exibir o anúncio. Para saber o retorno do investimento (ROI) deste anúncio, é necessário criar um pixel de rastreamento no Facebook e fazer a programação do código no seu site. Desta maneira, você saberá exatamente quantos ingressos foram vendidos por meio do seu anúncio e quanto você pagou por cada conversão. O Facebook recomenda otimizar por conversão somente se estiver realizando 15 ou mais vendas de ingressos por dia no site. Caso contrário, é melhor escolher a opção por cliques no site ou impressões, opções também disponíveis neste formato. A cobrança deste anúncio pode ser por cliques no link, exibições do anúncio e conversão.
Frio na barriga e o grande dia chegou. Organizadores de eventos têm à sua disposição o Facebook Live para interagir com o público em tempo real. A ferramenta permite compartilhar vídeos ao vivo (por meio de streaming) com seguidores. Os vídeos ficam expostos no seu feed de notícias, fanpage ou perfil enquanto estiver ocorrendo a transmissão, depois as gravações ficam no álbum “Vídeos” da sua página. A ferramenta permite criar vídeos de até 90 minutos. Confira algumas dicas para aproveitar o melhor dessa tecnologia:
Imagine que seu evento é um dos mais disputados da cidade e algumas pessoas não poderão comparecer. Esta é a oportunidade perfeita para você usar o Facebook Live, transmitir as principais apresentações e os melhores momentos para quem não pode estar presente. Assim, ninguém se sentirá excluído, não importa aonde esteja.
O Facebook Live tem uma funcionalidade “convidar” que possibilita, com apenas um clique, convidar todos os seus contatos para participar do evento. E o melhor: os participantes têm acesso a mesma funcionalidade, o que significa que eles podem convidar os amigos e os familiares para assistirem ao streaming também!
A ferramenta também permite que aqueles que estão conectados assistindo ao evento possam opinar e fazer perguntas. Assim, você consegue dar atenção às pessoas presentes ao mesmo tempo em que interage com quem está participando online.
Comentários