Segunda-feira, 23 de janeiro de 2023
No marketing digital existem diversas estratégias que ajudam a posicionar melhor os conteúdos em buscadores e redes sociais. Uma delas é o uso de palavras-chave: elas fornecem ao usuário o resultado referente ao que foi buscado e, na prática, quem consegue fazer isso com mais eficiência sai na frente quando o assunto é posicionamento, seja orgânico ou pago.
Marcos Vinicius Costa, Sócio e Head de Operação da Rocky.Monks, explica que a função primordial dos sites de busca é conseguir fornecer o resultado para o usuário a partir dos termos utilizados: “As plataformas de buscadores têm cada vez mais focado na experiência do usuário, ou seja, oferecer um resultado de busca condizente com o que foi buscado, carregamento de página mobile rápido e eficiente e que permita que o usuário continue navegando em uma página que tenha relação com o que havia sido procurado”.
Quer saber mais sobre como usar palavras-chave para impulsionar os resultados digitais da sua empresa? O especialista Marcos Vinicius Costa tira algumas das dúvidas mais comuns sobre essa estratégia:
Quando nunca se utilizou essa estratégia, pode parecer difícil identificar os principais termos em que se quer apostar no ambiente digital. Para definir bem as palavras-chave, é importante lembrar que os buscadores levam em consideração o resultado da busca e a experiência do usuário. “Utilizar ou até mesmo comprar palavras-chave que não estão relacionadas ao produto ou serviço oferecido pela marca não faz sentido algum. Sendo assim, evite termos que direcionam o usuário a empresas concorrentes ou que não façam sentido com o negócio. Dessa forma você garante que os resultados da busca sejam condizentes com o que foi pesquisado e, consequentemente, oferece uma experiência de qualidade para o usuário”, explica.
As palavras-chaves são importantes tanto para mídia paga quanto para o posicionamento orgânico de um negócio. “Estar presente nos resultados de busca, espaço em que o usuário está ativamente dizendo o que ele está buscando, é primordial para que a empresa consiga ter uma aquisição eficiente”, diz Marcos Vinícius. Isso vale para empresas que atuam no varejo, B2B, O2O e em outros segmentos.
“Além de passar a ter um levantamento dentro da própria empresa sobre quais termos os colaboradores utilizariam para buscar pelo serviço ou produto da marca, é essencial que seja feito também um estudo utilizando algumas ferramentas, como o Planejador de Palavras-chave do Google Ads e do Microsoft Advertising. Há também o Google Trends e ferramentas que auxiliam para o orgânico, como o SemRush“. Marcos destaca que existem diversos recursos digitais que permitem a realização de estudos para auxiliar em um primeiro entendimento sobre quais são as principais palavras-chave para a marca e quais são um bom investimento no caso de mídias pagas. Segundo ele, a tomada de decisão deve ser feita em conjunto com especialistas para garantir que o objetivo do negócio esteja sendo contemplado pela estratégia digital.
Quando se fala de palavras-chave, Marcos ressalta que é preciso entender que elas funcionam por esses dois vieses. As palavras-chave adquiridas via compra de mídia resultam em anúncios para o usuário, ou seja, aparecem nos buscadores com a identificação de que são anúncios; já as palavras-chave ranqueadas por meio de posicionamento orgânico resultam em resultados “comuns”, em geral, posicionados logo abaixo dos anúncios. Ambos podem ser utilizados de maneira estratégica pelo seu negócio, a depender dos resultados desejados.
Tanto no caso de mídia orgânica quanto de mídia paga, as plataformas de busca podem penalizar, diminuir a relevância e até mesmo encarecer o leilão sobre aquele termo para o anunciante que utilize de tal estratégia., “Em outras palavras, no pago, você irá pagar muito mais para aparecer para um termo que não faz sentido para o seu negócio e ainda trazer um tráfego desqualificado – lembre-se que o termo utilizado na pesquisa feita está relacionado com sua palavra-chave e com sua página de destino – e, no orgânico, você perderá no índice de indexação, ranqueamento de páginas e autoridade para aquelas palavras em questão”, conclui.
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