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Como a Inteligência Criativa transformará o marketing nos próximos anos?

Estudo sobre Inteligência Criativa aponta como a criação orientada por dados terá impacto no desempenho dos negócios.

 

A intuição sempre foi protagonista no processo de criatividade no marketing. Porém, no cenário de constante evolução e expansão do consumo, somente a forma intuitiva de fazer publicidade não vai mais funcionar.

Agora, os profissionais de marketing têm mais ferramentas de dados e análises criativas do que nunca – e colocá-las em uso pode levar a uma transformação muito necessária do processo criativo das marcas. “A forma de fazer comunicação está mudando e a tecnologia terá papel fundamental nisso”, afirma Miguel Caeiro, head Latam da VidMob, plataforma de Inteligência Criativa.

As marcas agora podem gerar impacto mensurável unindo a criatividade aos dados gerados por ferramentas, como foi o caso da campanha digital “+Juntos” de JOHNSON’S BABY ®. As mudanças feitas nos anúncios depois que a plataforma de Inteligência Criativa identificou quais seriam os elementos que deveriam ser explorados geraram resultados melhores comparado com os originais. Houve um aumento de 14% na taxa de cliques, de mais de 25% no total de interações e de 6% na taxa de engajamento. Além de apresentar redução de 5% no custo por clique (CPC) da campanha.

“A criatividade orientada pela intuição está ganhando impulso com a Inteligência Artificial (IA) e machine learning em um momento em que a complexidade do marketing continua a acelerar. Essas novas tecnologias podem ajudar as marcas a acompanhar o número crescente de formatos inovadores e impulsionar a performance das campanhas”, diz Caeiro.

Dados da pesquisa “Intelligent Creativity Energizes Marketing Productivity”, encomendada pela VidMob e conduzida pela Forrest Research, mostram o cenário em evolução da criatividade orientada por dados e o que isso significa para as marcas que desejam se envolver melhor com seus clientes.

Criatividade reinventada com dados

A oportunidade mais interessante para os profissionais de marketing é descobrir o poder dos dados criativos e saber quais são os elementos que têm o maior impacto nos resultados da campanha. A Inteligência Artificial fornece essas informações de forma rápida e em escala, assim as equipes de marketing conseguem identificar quais seriam os elementos que deveriam ser explorados a fim de buscar uma melhor performance.

A oportunidade de medir a criatividade

Por tanto tempo, muitos profissionais não tinham visibilidade sobre se suas decisões criativas estavam causando impacto do ponto de vista comercial. Processos criativos inteligentes possibilitam que equipes criativas vejam o impacto de suas ideias em tempo real e tenham confiança nas escolhas que estão fazendo porque são suportadas por dados. O processo criativo está mudando porque os dados acionáveis agora estão disponíveis.

Fortaleça sua marca com Inteligência Artificial e machine learning

Toda marca deveria estar se perguntando como reinventar seu processo criativo. Combinar a precisão da tecnologia com a intuição humana dá uma nova vida ao processo criativo e seus resultados. CMOs e executivos de agências que combinam Inteligência Artificial e machine learning com recursos criativos diferenciam sua marca com resultados mais relevantes e mensuráveis durante todo o processo.

Capacite os funcionários com foco na inovação

Uma forte experiência dos funcionários é fundamental para atrair, manter e alavancar os melhores talentos. A combinação de talento com tecnologia permite que as máquinas assumam tarefas repetitivas, liberando os funcionários para se concentrarem na solução criativa de problemas. A tecnologia que impulsiona o talento cria carreiras mais gratificantes.

Para Miguel, a combinação de dados e criatividade humana pode impulsionar o desempenho dos negócios. “As máquinas vão assumir as tarefas monótonas e repetitivas, sobrando tempo para as pessoas se concentrarem em aspectos de maior valor e impacto, resultando em mais inovação e qualidade em todo o ecossistema.”

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