Quarta-feira, 11 de maio de 2022
A intuição sempre foi protagonista no processo de criatividade no marketing. Porém, no cenário de constante evolução e expansão do consumo, somente a forma intuitiva de fazer publicidade não vai mais funcionar.
Agora, os profissionais de marketing têm mais ferramentas de dados e análises criativas do que nunca – e colocá-las em uso pode levar a uma transformação muito necessária do processo criativo das marcas. “A forma de fazer comunicação está mudando e a tecnologia terá papel fundamental nisso”, afirma Miguel Caeiro, head Latam da VidMob, plataforma de Inteligência Criativa.
As marcas agora podem gerar impacto mensurável unindo a criatividade aos dados gerados por ferramentas, como foi o caso da campanha digital “+Juntos” de JOHNSON’S BABY ®. As mudanças feitas nos anúncios depois que a plataforma de Inteligência Criativa identificou quais seriam os elementos que deveriam ser explorados geraram resultados melhores comparado com os originais. Houve um aumento de 14% na taxa de cliques, de mais de 25% no total de interações e de 6% na taxa de engajamento. Além de apresentar redução de 5% no custo por clique (CPC) da campanha.
“A criatividade orientada pela intuição está ganhando impulso com a Inteligência Artificial (IA) e machine learning em um momento em que a complexidade do marketing continua a acelerar. Essas novas tecnologias podem ajudar as marcas a acompanhar o número crescente de formatos inovadores e impulsionar a performance das campanhas”, diz Caeiro.
Dados da pesquisa “Intelligent Creativity Energizes Marketing Productivity”, encomendada pela VidMob e conduzida pela Forrest Research, mostram o cenário em evolução da criatividade orientada por dados e o que isso significa para as marcas que desejam se envolver melhor com seus clientes.
A oportunidade mais interessante para os profissionais de marketing é descobrir o poder dos dados criativos e saber quais são os elementos que têm o maior impacto nos resultados da campanha. A Inteligência Artificial fornece essas informações de forma rápida e em escala, assim as equipes de marketing conseguem identificar quais seriam os elementos que deveriam ser explorados a fim de buscar uma melhor performance.
Por tanto tempo, muitos profissionais não tinham visibilidade sobre se suas decisões criativas estavam causando impacto do ponto de vista comercial. Processos criativos inteligentes possibilitam que equipes criativas vejam o impacto de suas ideias em tempo real e tenham confiança nas escolhas que estão fazendo porque são suportadas por dados. O processo criativo está mudando porque os dados acionáveis agora estão disponíveis.
Toda marca deveria estar se perguntando como reinventar seu processo criativo. Combinar a precisão da tecnologia com a intuição humana dá uma nova vida ao processo criativo e seus resultados. CMOs e executivos de agências que combinam Inteligência Artificial e machine learning com recursos criativos diferenciam sua marca com resultados mais relevantes e mensuráveis durante todo o processo.
Uma forte experiência dos funcionários é fundamental para atrair, manter e alavancar os melhores talentos. A combinação de talento com tecnologia permite que as máquinas assumam tarefas repetitivas, liberando os funcionários para se concentrarem na solução criativa de problemas. A tecnologia que impulsiona o talento cria carreiras mais gratificantes.
Para Miguel, a combinação de dados e criatividade humana pode impulsionar o desempenho dos negócios. “As máquinas vão assumir as tarefas monótonas e repetitivas, sobrando tempo para as pessoas se concentrarem em aspectos de maior valor e impacto, resultando em mais inovação e qualidade em todo o ecossistema.”
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