Quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018
Definir uma estratégia de marketing digital, definitivamente, não é algo tão simples. Será que você deve investir em mídia programática, tentar uma técnica de inbound marketing, dar prioridade para o SEO ou unir todas essas táticas em uma só?
Para empreendedores e marqueteiros que estão definindo os planos de comunicação de uma empresa, é sempre um desafio saber por onde começar. É necessário observar os principais pontos e alinhar bem os objetivos da empresa com os objetivos de Marketing. Com o intuito de auxiliar esses profissionais nessa tarefa, a Wis Educação, desenvolveu o Canvas de Marketing Digital.
O Digitalks entende que é importante o surgimento de novas opções de ferramentas no mercado para melhor atender e suprir as necessidades dos profissionais que atuam na área. Diante disso, conversamos com Leonardo Carraretto, o idealizador do Canvas de Marketing Digital, para entender um pouco mais sobre o projeto.
Leornado Carraretto: A ideia foi exatamente por encontrar, tanto empresários quanto profissionais que não tinham ideia de como dar o primeiro passo dentro do marketing digital, ou pior, aqueles que iam direto para ferramentas sem parar e “pensar marketing”. O principal investimento que se pode fazer em marketing não é dinheiro, é TEMPO. E na correria do dia-a-dia as pessoas tem ansiedade de colocar na execução, mas sem pensar adequadamente na estratégia.
LC: A ferramenta se divide em três tópicos: Objetivos, Público e Definição de Ação. Estratégia por definição é uma decisão, uma escolha de caminho, e o empreendedor ou profissional que usar a ferramenta vai ter esse processo de decisão, nestas três esferas, esclarecido e definido. Usamos outras ferramentas para essa construção que ajudam nessa clareza, ou seja, o Canvas não termina nele. Ele só agrega as melhores ferramentas e possibilita uma visão clara do todo. Outro benefício é que as melhores estratégias acontecem em grupo, ou seja, quando você envolve toda a empresa. Um editor de textos ou de apresentações não permite toda a interação que o Canvas do Marketing Digital vai proporcionar.
LC: O mais interessante é que com quase 200 alunos presenciais tendo executado o uso monitorado da ferramenta, vimos que ela serve para carreira, pequenos, médios e até grandes negócios. Tivemos cases de consultoras planejando como construir o seu marketing como profissionais liberais a entidades estabelecidas em todo Brasil, essa versatilidade é muito bacana. Mas um dos casos que eu guardo com mais carinho é uma pequena corretora de imóveis do interior do Espírito Santo que queria mudar o direcionamento dos serviços e, a partir da ferramenta, viu que o marketing digital viabilizaria essa transformação do negócio. Foi realmente empoderador ver que a ferramenta possibilitou o sonho de um pequeno empreendedor se realizar.
*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.
Comentários