Sexta-feira, 05 de maio de 2017
A campanha da Coca-Cola Brasil para promover a marca Sprite com usuários brasileiros do Snapchat, que contou com a CI&T como parceiro em tecnologia para viabilizar a experiência digital e a CUBOCC como responsável pelo conceito criativo e estratégia, conquistou novo destaque internacional. Desta vez, a campanha “REFRSH Na Lata” foi vencedora na categoria “Melhor Comunidade Social em Mobilidade” (Best Social Community for Mobile), durante a 9a edição do Mobile Excellence Awards, o MEAs.
O clube privado de luxo Soho House, em Hollywood, foi palco do evento VIP que reuniu no início deste ano líderes representantes de todo o ecossistema de mobilidade: entretenimento, tecnologia, mídia e marketing. Na ocasião, companhias e executivos que têm apostado nessa indústria, impactando o modo como engajar o mundo através de dispositivos móveis, celebraram a premiação também conhecida como “Oscars of Mobile” por aficionados. Segundo os organizadores do MEAs, a medida que a premiação caminha para sua décima edição é notável a brilhante determinação de empresas em transformar o mundo em que vivemos, especialmente num momento excepcional para uma indústria tão dinâmica como a da mobilidade.
As categorias do Mobile Excellence Awards compreendem diversas experiências de estilo de vida móvel, incluindo vídeos, músicas, jogos, engajamento social, filantropia, informação, bem-estar na hora de fazer compras, entre outras. Confira a lista completa dos ganhadores da 9a edição do evento.
Com 2 milhões de visualizações no Snapchat em apenas alguns dias, a Campanha “RFRSH Na Lata” da Coca-Cola Brasil foi citada por publicações internacionais como case de sucesso, por seu grau de inovação e capacidade de criar engajamento com usuários brasileiros do Snapchat. A ação convidou consumidores para ter seus Snapcodes (QR code que permite identificar a conta do usuário no Snapchat) impressos nas latas de Sprite. Para participar e concorrer à promoção, os consumidores tinham que fazer o upload de seus Snapcodes no ambiente online de Sprite.
No entanto, para lidar com o desafio do conteúdo (um “snap”) disponível por apenas 10 segundos na rede e a necessidade de arquivá-lo para que fosse aditável, a CI&T criou uma interface de gestão e registro desse conteúdo (imagens e vídeos, em geral). Na prática, uma biblioteca de snaps organizada foi armazenada numa plataforma em nuvem auto escalável. A CI&T também desenvolveu e testou alguns protótipos para garantir que os Snapcodes fossem lidos sem problemas pelas câmeras dos smartphones na lata curva e metálica, com reflexos da Sprite. A CUBOCC foi a responsável por desenvolver o conceito criativo e estratégia da campanha, além disso ficou a cargo de uma equipe de curadoria escolher os ganhadores – com base na qualidade do conteúdo do post e no potencial de se tornarem novas celebridades.
Mais de 4 mil consumidores enviaram seus Snapcodes para impressão nas latas de Sprite. Foram 20 Snapcodes selecionados, dos quais 6 ganhadores. Ao total mais de 40 milhões de latas com “snaps” foram distribuídas, impactando mais de 11 milhões de pessoas. A campanha não apenas mudou dramaticamente a percepção da marca perante seu público, como recrutou novos consumidores de Sprite envolvidos com a ação de reposicionamento e inovação da marca.
Comentários