Notícias

BNDES amplia transparência ao público com análise de dados

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES escolheu a Tableau para ampliar sua transparência ao fornecer informações para o público. A instituição disponibilizou em seu site painéis interativos criados no Tableau Public nos quais é possível visualizar estatísticas de desembolso e consultas a operações por meio de mapas e gráficos. Também é possível filtrar e cruzar categorias para fazer sua própria análise da informação em apenas alguns cliques.

Conforme explica o administrador Emerson Tizziani, gerente de informações do departamento de políticas operacionais, orçamento e informação, da Área de Planejamento do Banco, o apelo visual do programa o tornou a ferramenta ideal para compartilhar informações sobre o BNDES para a sociedade. “A informação não precisa ser só disponibilizada rapidamente, mas de forma clara e agradável tanto para usuários web como em plataformas móveis para públicos com graus diferentes de conhecimento. A aparência com que os dados são apresentados também torna o fato mais atraente.”

Quatro meses após a publicação, os painéis já somavam mais de 600 mil visualizações, comprovando a demanda da população por informações. A disponibilização também mudou as interações com o público pelos canais de relacionamento. “Notamos que as perguntas mais simples, que recebíamos pelo Fale Conosco, não são mais tão frequentes, pois o usuário já tem como obter essas respostas sozinho. Conforme disponibilizamos meios para as pessoas fazerem questões de forma interativa, a complexidade das perguntas aumenta, gerando linhas de raciocínio e respostas que inicialmente nem haviam sido consideradas.”

O gerente também explica que a adoção do Tableau aumentou a percepção do potencial de uso de informações no banco. “Criou-se um novo relacionamento com dados, aumentando a preocupação com o processo e a qualidade do registro da informação nos sistemas corporativos.”

Além de disponibilizar informações, o Banco iniciou a utilização do Tableau Desktop para análises internas. A facilidade na implantação e simplicidade na conexão e cruzamento dos dados foram os fatores que mais agradaram: “Não somos profissionais de TI e mesmo assim o aprendizado com a ferramenta foi muito rápido e intuitivo. Ganhamos tempo na elaboração e na utilização dos painéis interativos,” diz Tizziani.

Para conhecer melhor os painéis do BNDES, clique aqui.

Comentários

PUBLICIDADE