Notícias

As 10 tendências culturais que mais impactam a Geração Z no Twitter

Twitter é o que está acontecendo agora e o que as pessoas estão falando no momento. Nova pesquisa mostra que a Geração Z é a mais ativa na rede. 

 

Em parceria com a agência Sparks & Honey, o Twitter apresentou as tendências que mais moldam as conversas da Geração Z, responsável por 52% dos Tweets na plataforma em 2020. Dezenas de milhares de Tweets foram analisados e a partir deles, foram mapeadas 10 tendências emergentes para ficar de olho.

Mas afinal, quem são eles?

Nascidos entre os anos 90 e 2010, a Gen Z cresceu junto com as transformações tecnológicas e foi moldada a partir delas. Possuem uma relação forte com a internet e canais digitais, já que não conhecem um mundo sem estes recursos.

genz twitter
Os valores dessa audiência são tão importantes quanto seus memes.

Quando as pessoas se interessam por algo, elas falam sobre isso, e isso nos ajuda a aprender mais sobre o que é importante para elas.

Tendências que movem a Gen Z no Twitter

 

1. Identidade mista

As pessoas não querem ser colocadas dentro de caixas, e como desafiadores do convencional, o Twitter é o espaço onde dialogam sobre e resistem ao que ainda é socialmente imposto.

Foi observado um aumento de 76% no volume de Tweets com o termo “não-binário” dentro dessa audiência, o que mostra que a plataforma é um lugar mais livre, onde diferentes realidades se encontram para trocar informação, e isso permite que as pessoas explorem sua identidade por completo.

Confira Tweet

 

2. Micro Tribos de Nicho

Com conversas sobre representação e identidade em crescimento constante, a Geração Z tem procurado categorias de nicho de interesse e sub-gêneros para achar suas necessidades de expressão específicas. Por exemplo, a comunidade de entusiastas de cristais cresceu 75% de 2020 para 2021.

O Twitter se assume como um espaço para se conectar com indivíduos com ideias semelhantes, onde não importa o quão distantes ou incomuns sejam seus interesses.

 

3. Economia de massa

As vozes da Geração Z e sua compreensão nativa de plataformas sociais causa um impacto massivo no diálogo ativista.

Hashtags relacionadas a banda de k-pop BTS, por exemplo, aparecem com frequência entre as mais populares do Brasil, e isso se deve ao poder dos fandoms, que usam sua influência para levar a atenção a causas.

Os fandoms associados ao ativismo, se tornaram uma prática das comunidades que se unem para gerar impacto no mundo real — como proteger o Pantanal e a Amazônia, por exemplo. Os fãs de K-pop estão cada dia mais lutando pela igualdade por meio do ciberativismo:

Confira Tweet

 

4. Sede por mudança

A Gen Z é apaixonada, e usam o Twitter não só para chamar atenção para o que é certo mas também para ativar seus valores. E enquanto gerações anteriores talvez tenham operado entre sistemas formais, os Zs não vão esperar problemas estruturais serem abordados. Para eles, o Twitter é uma forma de catalisar o pedido de mudança, e eles o usam persistentemente e com urgência, até suas vozes serem reconhecidas.

Confira Tweet

 

5. Ressignificação de ícones

Existe o empenho para ressignificar ícones tradicionais e ideais, além de substituí-los por novos sistemas e instituições que estão mais alinhadas com seus valores. Mesmo que haja uma resistência de outras gerações às suas demandas progressistas.

O Twitter pode ser visto como uma ferramenta para a Geração Z explorar, discutir e trabalhar os novos ideais e sistemas enquanto buscam substituir os antigos que determinaram como antiquados, ineficientes, e conflitantes com suas visões de mundo.

 

6. Conexão Constante

Constantemente conectados, a Geração Z enxerga o Twitter como uma fonte sólida de informação, mas também é um recurso valioso para o escapismo, conhecido como “Twittertainment” (em tradução livre, “Twitternimento”, junção de Twitter e Entretenimento).

Confira Tweet

 

7. Sabedoria antiga

Por mais que valorizem muito sua conexão digital, a Geração Z também busca conexão espiritual, baseada em ensinamentos e conhecimento ancestral. Seja um esforço para equilibrar sua dependência digital ou relacionada à alta incerteza e ansiedade dos últimos anos, é notável o retorno para práticas antigas.

Tweets relacionados a Astrologia entre a Geração Z, por exemplo, aumentaram 51% em volume ano após ano. Twitter Psicodélico é outra categoria que cresceu especialmente durante a pandemia como forma de terapia e autoconhecimento.

 

8. Pequenos Marcos Importantes

A internet adora celebrar alegrias do dia a dia tanto quanto grandes marcos. Seja fazendo um teste de direção ou mudando o estilo de cabelo, essas celebrações menores, ou #smalljoys (#pequenasalegrias), acontecendo por todo o Twitter nos dizem que esses pequenos marcos importantes foram celebrados com tanto entusiasmo quanto os grandes momentos.

 

9. Celebridades do Cotidiano

O próprio conceito de celebridade está evoluindo com a Geração Z usando o Twitter para elevar vozes do cotidiano e destacar lugares improváveis da internet. E o que qualifica uma “celebridade”? Até isso está mudando, com 77% da Geração Z do Twitter se auto considerando como influente, de acordo com uma pesquisa recente da GWI.

 

Confira Tweet

 

10. Mashup

Para a Geração Z, o Twitter não é só um lugar para compartilhar novidades: é um escape para a criatividade e reinvenção formado por um senso de humor único. Essas narrativas compartilhadas pela Geração Z são referências para a cultura pop em camadas tão profundas que há quase um sentimento perpétuo de “quem sabe, sabe” para esses híbridos culturais únicos.

Desde que a Geração Z aprecie a arte de conectar fragmentos estabelecidos da cultura pop e histórias-do-momento, esses mashups provavelmente continuarão a saciar a busca de momentos de diversão.

Comentários

PUBLICIDADE