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9 maneiras de reutilizar o conteúdo do seu site e aumentar o tráfego

conteudoDe acordo com Jonh Lincon, CEO da Ignite Visibility, é muito mais fácil vender para quem já é cliente da sua empresa que procurar novos consumidores. No Content Marketing também é assim.  No artigo, postado originalmente no Search Engine JournalLincon explica que é mais fácil reaproveitar um velho conteúdo que criar um novo.

Cada pedaço do conteúdo do seu site é uma representação da sua marca. Embora seja necessário ter um conteúdo novo na sua base de dados regularmente, reciclar conteúdo é uma excelente opção que quem precisa aumentar a abrangência e o alcance da sua empresa.

Confira algumas dicas de Lincon para reaproveitar o conteúdo do seu site ou blog.

 

1 – Transforme o conteúdo em vídeo e tente alguns formatos novos

Se a maior parte do seu conteúdo antigo está em formato de texto no seu site o u blog, uma alternativa é transformá-lo em vídeo. Use esse texto como uma narração ou um assunto para um vídeo. Eu faço isso todo o tempo. Uso um assunto que já falei em meu blog e transformo em um vídeo. Esse vídeo pode ser usado na página do post inclusive e aumentar a qualidade do conteúdo.

Criar o vídeo é a parte mais difícil…

  1.  Converta o conteúdo em slides. Adicione fotos aos slides e faça um vídeo em formato de webinar.
  2.  Transforme o blog em uma apresentação e faça uma apresentação com a câmera, você pode usar um quadro branco, um projetor ou improvise algo.
  3.  Configure a câmera e simplesmente fale sobre as partes mais importantes do seu post.
  4.  Use o Facebook Live para transmitir seu vídeo ao vivo e salve a gravação. (Periscope and Meerkat também são opções).

 

Uma vez que seu vídeo está completo e carregado no YouTube (ou outro site como Vimeo, Facebook, Tumblr, etc) siga esses passos:

  • Anexe o vídeo no post original (isso irá trazer qualidade ao vídeo.)
  • Divulgue o vídeo e o conteúdo do seu post no YouTube e Facebook
  • Envie o link do blog ou do vídeo na sua newsletter
  • Promova, promova, promova

 

2 – Faça um infográfico

Todo mundo ama infográfico. E isso é porque as pessoas estão cada vez mais sobrecarregadas com trabalho e precisam digerir informações da maneira mais rápida possível, de preferência de forma visual e não em longos textos. E os infográficos atendem a esse princípio.

Se você teve algum conteúdo viral no seu site e está buscando uma maneira de redirecioná-lo, considere transformá-lo em um infográfico.

É uma boa ideia rever as páginas no seu site que aparecem em uma boa colocação nos rankings do Google, examinar seus relatórios de páginas de destino no Google Analytics e usar esses dados para escolher qual o melhor conteúdo para ser modificado.

Se você estiver preocupado em criar infográficos porque não tem tanta prática com ferramentas como o Photoshop, por exemplo, existem sites como o Piktochart que permitem com que você faça isso com mais facilidade. Existem também um número de ferramentas de infográficos gratuitas que você pode escolher.

Com certeza, no final, você vai achar mais fácil criar infográficos que vídeos. Assim se o tempo é essencial para você, sua melhor aposta é redirecionar seu conteúdo em um infográfico e não em um vídeo.

Também é importante registrar o seu infográfico, assim se alguém utiliza-lo em outro site ou blog, você ainda vai ganhar créditos pelo seu trabalho.

 

3 – Crie uma lista a partir de  tags ou categorias

Se você utiliza o WordPress para gerenciar o conteúdo do seu site, você verá que essa ferramenta o ajudará muito na reutilização de conteúdo.

O WordPress permitir criar tags e categorizar posts e, como um bom profissional de marketing digital, você deve ter feito isso com todos os seu conteúdo, certo?

Agora, pegue uma tag ou um assunto a partir de uma história dos seus posts e examine os artigos que você escreveu. Procure uma maneira de converter alguns dos seus antigos posts para o formato de listas.

Se você não está familiarizado com o conceito de listicle: é um artigo em formato de lista. Esse conceito se popularizou através de sites como o BuzzFeed.

Por exemplo, se você tem um blog sobre marketing online e uma das suas mais populares tags é “social media”, você pode achar que escreveu muitos artigos bons sobre o tema. Faça um tópico para cada um desses artigos e aponte-os em seu novo texto em formato de lista.

Neste caso, você pode aparecer com um título: “10 estratégias de social media que você se esqueceu de usar no ano passado e que realmente importam”. Cada uma dessas 10 estratégias é um dos assuntos desses artigos que você já escreveu.

marketing digital

 

Bônus: quando você adapta o seu conteúdo, você deve permitir que o usuário também acesse o seu antigo post, inserindo um link que direcione para o conteúdo que você já tinha escrito. Essa ação fará com que o Google rastreie essas páginas e dê um novo impulso para elas.

 

4 – Transforme seu antigo conteúdo em uma apresentação de slide

Slide pode ser um dos recursos menos utilizados pelos profissionais do marketing digital.  E isso não é por falta de divulgação – há incontáveis post de blogs que exaltam os benefícios de usar o Slide para promover uma marca, porém, muitas pessoas ignoram esse fato.

A apresentação em slide é uma ótima oportunidade para sensibilizar pessoas, sem que elas invistam muito tempo na leitura de um artigo. É claro que você não vai colocar textos imensos nessa apresentação. Um bom slide deve conter apenas os pontos mais importantes do assunto, estatísticas, gráficos e imagens também.

Você também pode anexar uma apresentação de slide no seu site ou blog, assim como você faz com um vídeo do YouTube, uma imagem ou um tweet. Basta clicar no botão “compartilhar” do slideshow e copiar o código para o seu próprio blog.

 

5- Faça um Podcast

Podcasts são populares no marketing online hoje em dia. Um dos motivos dessa popularidade é que o conteúdo em formado de podcast permite impulsionar a sua marca, mesmo quando a audiência não está totalmente com a atenção voltada para o seu conteúdo. Você pode ouvir um podcast enquanto dirige ou faz outras tarefas.

Fazer podcasts é uma maneira fácil e de reaproveitar seu conteúdo. Além disso, o gasto que você terá para criar um podcast é bem pequeno. Você pode gravar você mesmo lendo um post do seu blog e depois usar essa gravação em um podcast.

Só tenha em mente que, se você não tiver uma “voz de locutor” é bom considerar em contratar alguém para ler o artigo para você. Não se preocupe esse não é um serviço caro.

Neil Patel e Eric Su fizeram isso no Stitcher. O novo podcast deles ficou muito bom. Colocar exemplo.

 

6 – Dispare e-mails com o seu antigo conteúdo

mail contactSe você é bem sucedido no e-mail marketing, então você deve ter  novas pessoas se inscrevendo em sua lista constantemente. Alguns dos seus novos inscritos podem não estar familiarizados com o velho conteúdo do seu blog.

Este é o motivo pelo qual reutilizar o antigo conteúdo e incluí-lo em um e-mail para seus seguidores é uma boa ideia. Você dará aos novatos a chance de conseguir acompanhar os seus posts anteriores e, ao mesmo tempo, relembrará conceitos relevantes para os seus usuários veteranos.

Essa é mais uma maneira fácil de reaproveitar conteúdo. Em muitos casos, basta apenas copiar e colar os velhos parágrafos e incluir poucas atualizações.

Os marqueteiros mais espertos vão criar uma campanha de e-mail automática e mandar de 5 a 20 dos seus melhores artigos para os novos inscritos durante os próximos meses.  Isso mantém os assinantes engajados e os faz retornar ao site.

 

7 – Reúna conteúdos relacionados em um e-book

Você está procurando estabelecer-se como uma autoridade no seu setor através da publicação de e-books? Se sim, então você pode achar essa tarefa mais fácil que você imagina.

Por quê? Bem, o livro pode já estar escrito, no seu próprio blog.

Cheque os seus antigos posts. Ache artigos relacionados e reúna-os em um livro relevante e de qualidade. Transforme cada um dos posts em um capítulo do seu e-book.

Viu como é fácil?

Feito isso, você ainda terá que investir tempo e dinheiro para tornar a aparência do seu livro atrativa.

No final, você pode publicar seus e-book na Amazon ou também vendê-lo ou sorteá-lo. Eu lancei meu primeiro livro na Amazon este ano e acabou sendo uma ótima escolha para a nossa companhia. Eu consegui agrupar partes importantes do meu trabalho em um lugar só.

 

8 – Divulgue o seu conteúdo constantemente nas suas redes sociais

redes-sociaisVocê tem algum conteúdo fantástico no seu site que foi capaz de aumentar muito o engajamento da sua audiência há algum tempo atrás? Se sim, então não há razão que o impeça de compartilhá-lo novamente.

Os melhores gerentes de mídias sociais sempre tweetam os melhores posts uma vez por mês ou a cada dois meses. Por quê? Eles sabem que o conteúdo vai ter sucesso com o público novamente. Você nunca deixa um bom post morrer. Atualize esse conteúdo e compartilhe-o novamente.

Por exemplo, se você investiu um dinheiro considerável escrevendo um guia de Contet Marketing e esse conteúdo fez o maior sucesso com a sua audiência, então use os seus canais de social mídia para divulgar esse material.

Cada vez que você compartilhar o conteúdo, faça algumas pequenas modificações no texto das redes sociais e não se esqueça de atualizar o conteúdo do seu guia trimestralmente, pelo menos.

 

9 – Transforme o conteúdo em um webinar

Outra mania popular das estratégias digitais modernas é o webinar. Essa também é uma ótima maneira de reaproveitar seu conteúdo.

Se você tem um artigo popular e informativo no seu blog, considere transformá-lo em um webinar. Desta forma, você não estará apenas reaproveitando conteúdo, mas também terá um bom material para um webinar de sucesso.

A chave para elaborar um webinar bem sucedido não é só o conteúdo, você também precisa investir na divulgação para atrair audiência.

 

Comece agora

Você não precisa se esforçar muito para desenvolver conteúdo completamente original para todos os canais de marketing. Ao invés disso, reaproveite alguns dos seus antigos conteúdos e compartilhe de maneiras que você não tenha utilizado antes. Bons marqueiteiros se estabeleceram por meio dessa estratégia.  Atualizar, reaproveitar e compartilhar seu antigo conteúdo é, muitas vezes, uma opção melhor que criar algo novo.

 

*As informações são do Search Engine Journal

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