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89% dos brasileiros planejam antecipadamente suas compras de final de ano, diz pesquisa

Estudo da Meta, encomendado à Offerwise, também revelou que anúncios personalizados, conteúdos em vídeo e disparos em aplicativos de mensagens são estratégias que podem auxiliar os varejistas neste período

Para quase todos os brasileiros, é fundamental montar um planejamento antecipado para as compras de final de ano. Isso é o que revela o estudo encomendado pela Meta à Offerwise, realizado em setembro deste ano, que contou com a participação de 1.000 consumidores maiores de 18 anos.

As maiores intenções de compra, de acordo com a pesquisa, são para os setores de alimentos (73%); saúde e beleza (60%); aparência e moda (58%); eletrônicos (57%); eletrodomésticos (55%) e brinquedos (46%). O levantamento ainda apontou que os anúncios personalizados, conteúdos em vídeo e disparos em aplicativos de mensagens são algumas ferramentas tecnológicas que podem auxiliar os vendedores.

Esses insights gerados a partir das pesquisas podem ajudar as empresas a serem mais assertivas. É o que acredita Tamiris Gomes, Account Executive Brasil da Retargetly, líder em dados e tecnologia na América Latina. Segundo ela, “é preciso se destacar em uma sazonalidade altamente competitiva. À medida que os consumidores fazem essas buscas com antecedência, atender às suas expectativas e oferecer ofertas relevantes se torna crucial. A personalização de anúncios e ofertas ajuda os e-commerces a se destacarem da concorrência. Os clientes são mais propensos a clicar em anúncios e comprar quando se sentem pessoalmente atraídos pelas ofertas”.

Cuide do seu inventário digital!

Um desafio para as campanhas de marketing durante o final do ano são os inventários digitais. Caso esses catálogos estejam desatualizados, as lojas podem enfrentar alguns problemas, como: a falta de precisão e confiabilidade de dados, por existir o risco de conter informações imprecisas; a experiência do cliente comprometida, pois é possível que haja um impacto na comunicação, oferecendo produtos que não fazem parte do interesse do cliente; desalinhamento entre canais de vendas, uma vez que, sem os dados atualizados, é possível gerar um ruído de comunicação, impactando diretamente na performance.

“Lidar com um inventário desatualizado na reta final do ano pode comprometer a experiência do cliente, resultando em perda de vendas, reclamações e danos à reputação da marca. Para evitar esses problemas, é crucial manter um sistema de gerenciamento de estoque eficiente, automatizar processos e comunicar prontamente a disponibilidade de produtos aos clientes”, enfatiza Gomes.

A importância dos dados nas vendas de fim de ano

De acordo com Cristiana Ivonisko, Account Executive da Retargetly, para os e-commerces, a utilização de dados é imprescindível, pois traz benefícios tangíveis, desde o aumento das vendas e da retenção de clientes até a otimização de processos operacionais e a melhoria constante da experiência do cliente. Segundo a executiva, a coleta e análise de dados bem executadas são essenciais para impulsionar o desempenho e a competitividade no mercado de comércio eletrônico.

Para Cristiana, a análise e o uso de dados no período de festas de final de ano é fundamental por alguns motivos:

  • Possibilita compreender o comportamento do consumidor, a partir da análise de dados, o que inclui todas as informações sobre quais páginas são mais visitadas e tempo de sessão;
  • Traz facilidade para identificar padrões e tendências, como, por exemplo, saber quais produtos têm uma maior procura e quais os picos de horários de compras;
  • Segmenta os consumidores, ou seja, os e-commerces conseguem dividir os clientes por grupos de interesse e comportamento semelhante, permitindo assim a personalização de promoções;
  • Melhora a experiência do usuário, monitorando os erros na jornada de compra e, assim, fazendo ajustes. Isso inclui velocidade do site, simplificar o processo de check out, entre outros;
  • Melhora as estratégias de marketing, uma vez que os comércios digitais conseguem usar os dados para ajustar as estratégias e esforços de acordo com cada canal, assim entendendo quais são os meios mais eficazes;
  • Otimiza a mensuração de resultados, favorecendo mudanças de rota em tempo real, ou seja, se uma campanha não estiver performando bem, é possível fazer a alteração antes do término da mesma.

Os dados são um grande aliado dos e-commerces durante a época. Mas, para que tudo isso funcione, é crucial equilibrar a retenção de informações com a privacidade, e estar em conformidade com as políticas regulatórias, como a LGPD. Essas práticas devem ser transparentes e respeitar as preferências dos clientes.

Enriquecendo a base de dados

Outro desafio enfrentado pelas marcas é como enriquecer sua base de dados para criar anúncios personalizados para uma audiência que pesquisa com antecedência. “Tanto o Natal quanto o Ano Novo envolvem um grande volume de visitas a sites e transações que ocorrem em diferentes ambientes. Quando trabalhamos com uma estratégia de first-party data, também chamado de dados próprios, podemos alcançar o objetivo de fidelização de consumidores, porém, estamos falando de um universo reduzido de usuários, ou seja, àqueles que já são clientes. Por isso, é fundamental enriquecer sua base de dados combinando o fist-party com outras fontes de dados por meio de uma solução de DMP (Data Management Platform) para coletar, analisar e ativar diferentes grupos de informações”, disse Thiago Gusmão, Head de Desenvolvimento de Negócios Brasil da Retargetly. “A integração de dados próprios com audiências de terceiros pode melhorar a assertividade dos anúncios e ofertas, ao mesmo tempo que amplia o alcance para atingir outros usuários que ainda não são clientes, mas que tenham maior predisposição a comprar os produtos”, reforça.

Buscar outras fontes oferece às marcas uma visão mais completa do perfil comportamental da audiência. “Na Retargelty, desenvolvemos soluções que ajudam as marcas a identificar a classe social do público-alvo, assuntos de interesse, perfil de compra, dispositivos de preferência, entre outras características. Tendo esta visão mais clara, os varejistas podem oferecer conteúdos mais relevantes para esta audiência”, afirma Gusmão.

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