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7 em cada 10 empresas investem em Marketing de Conteúdo, mas maioria não aposta em profissionais qualificados ou estratégia definida

Segundo a pesquisa divulgada hoje pela Rock ContentContent Trends – Tendências do Marketing de Conteúdo 2016”, que ouviu 2.725 profissionais brasileiros, 7 em cada 10 empresas brasileiras investem em Marketing de Conteúdo como estratégia de marketing digital. Tais organizações conseguem quatro vezes mais visitas no site corporativo e cinco vezes mais leads do que aquelas que não utilizam tal estratégia, comprovando os resultados das ações adotadas.

content-trends-9Além disso, 28,1% do budget de Marketing é hoje dedicado a Marketing de Conteúdo, mas 69% das empresas que responderam à pesquisa pretendem aumentar esse valor em 2017. ->>

No entanto, mesmo com o investimento crescendo nessa área, 52,2% das empresas brasileiras não documentam sua estratégia e quase 17% sequer possuem estratégia. Os números soam contraditórios ao fato de que 50% das empresas consideram mais bem-sucedidas aquelas organizações que exatamente documentam suas estratégias.

O mesmo ocorre quando olhamos para a qualificação dos profissionais da equipe de marketing digital. De acordo com a pesquisa, empresas que exigem ao menos um treinamento ou certificação se consideram 50% mais bem-sucedidas. Apesar disso, 57,1% dos participantes afirmaram que não há essa exigência para os profissionais.

O que percebemos é que as empresas reconhecem a importância do marketing de conteúdo, mas falta braço para implementar a estratégia de maneira mais eficiente. EM 44,4% dos casos a responsabilidade é de apenas uma pessoa, que escreve para o blog, gerencia redes sociais, prepara e-books, enfim, fica sobrecarregada. Uma prática mais madura seria a de ter equipes multifuncionais, que reunisse talentos de conteúdo e design, por exemplo.

Juliana Ribas, analista de Marketing da Rock Content e responsável pela pesquisa.

Esta é a segunda edição do levantamento. Em 2015, a pesquisa contou com mais de 2.200 participantes, gerando um relatório de 27 páginas com as principais estatísticas e benchmarks do mercado. “Nosso principal objetivo com a divulgação deste material era auxiliar profissionais brasileiros de marketing na análise de como a empresa se compara às demais em termos de utilização e desenvolvimento em Marketing de Conteúdo”, informou Juliana, via assessoria de imprensa.

>> Confira a 1ª edição da Pesquisa Content Trends

Já a edição de 2016, foi realizada online entre os dias 11 e 26 de abril e contou com a participação de 2725 respondentes de todo o Brasil. A amostra de entrevistados foi composta, em sua maioria, por sócios/CEOs de empresas de menor porte (até 100 funcionários). As principais áreas de atuação foram: Agências de Marketing/Publicidade (21%), Consultoria (10,9%) e Software/ Cloud/SaaS (10,7%). A análise dos dados também demonstrou que 44,4% das empresas respondentes contam com uma pessoa na equipe de marketing, enquanto 43,4% apresentam de 2 a 5 pessoas neste time. Apenas 12,2% das empresas contam com mais de 5 pessoas em seus times de marketing.

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A pesquisa foi realizada pela Rock Content com parceria da PressWorks Assessoria e apoio do Digitalks, Associação Brasileira de Startups (ABstartups), Comunique-se Digital, Mundo do Marketing, Resultados Digitais, We Do Logos, Saia do Lugar, Matilde Filmes e Meetime.

Veja outros insights da pesquisa de 2016 sobre Marketing de Conteúdo no Brasil, com destaque para:

Nível de Maturidade em Marketing de Conteúdo;

Produção de Conteúdo: incluindo redes sociais e funil de vendas;

Quem faz Marketing de Conteúdo dentro das empresas?;

Resultados e mensurações

 

>> Confira a pesquisa completa e na íntegra AQUI

 

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