Notícias

6 em cada 10 PMEs estão otimistas com a Black Friday

Canais digitais são os preferidos para as vendas; 34% dos empreendedores não têm solução antifraude. Veja dicas de como se prevenir, especialmente neste período.

 

Os empreendedores brasileiros estão esperançosos com possibilidade de aumentar as vendas com a chegada do final do ano. Segundo estudo inédito da Serasa Experian, 67% dos respondentes, que são representantes de pequenas e médias empresas (PMEs), declararam estar otimistas com as vendas atreladas às datas comemorativas do último bimestre, com entusiasmo maior para o Natal (67%), seguido da Black Friday (61%), Copa (53%) e Férias/pós-Natal (50%).

Os canais digitais são os preferidos para se conectar com os clientes, já que o WhatsApp é o mais utilizado (53%), seguido pelo Instagram (45%). As lojas físicas ficam em terceiro, com 36%. Segundo o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas, Cleber Gênero, o ambiente digital teve papel importante para a retomada econômica do pós-pandemia e é uma tendência que tende a se manter. “É importante que os micro e pequenos empresários tenham em mente que todas as estratégias de investimento e expansão precisam prever ações digitais”, avalia

A pesquisa também mostrou que 97% deles pretendem realizar investimentos para se prepararem para o período, sobretudo na área Comercial (60%) com ações de marketing e tecnologia para vendas, com destaque para marketplace e e-commerce. Confira no gráfico abaixo o ranking completo:

Empreendedores e clientes precisam redobrar atenção com fraudes online

“Quanto mais digitais os processos de vendas se tornam, maiores são os riscos de expor clientes e empresas aos golpes”, alerta Cleber Gênero. Apenas em agosto de 2022, foram mais de 351,7 mil tentativas de fraude no Brasil, segundo dados da Serasa Experian. Diante deste cenário, 31% dos empreendedores responderam à pesquisa que lidar com a sofisticação dos golpistas é um dos principais desafios dos negócios.

São 31% das PMEs que já têm soluções antifraude, 27% começaram a usar a partir do ano passado e 34% ainda não têm. O interesse de ter acesso à uma boa solução é de 51% dos negócios, que pretendem implantar serviços de consulta de CPF para verificar informações no momento das vendas.

Ainda segundo o levantamento, os tipos de fraudes mais enfrentadas pelas empresas são roubo de identidade (38%), instalação de softwares maliciosos (35%), boletos bancários falsos (30%), roubo de cartões (25%) e fraude de estorno (24%).

Cinco dicas para ter e oferecer mais segurança nos negócios

1. Aumentar a segurança no WhatsApp

Golpes no WhatsApp estão cada vez mais recorrentes, como roubo de números para se passar por pessoas e envio de links suspeitos. A verificação em duas etapas é uma das medidas de mitigar este risco, pois o mecanismo adiciona uma camada a mais de proteção. Bloquear mensagens suspeitas de pessoas desconhecidas e checar informações encaminhadas antes de repassar também podem aumentar a segurança no aplicativo;

2. Implementar política de vendas e monitoramento de clientes

Incluir processos que garantam a veracidade de informações no processo de vendas é imprescindível. Isso inclui gerar cadastro de clientes, confirmar dados e contar com recursos para análises.

3. Cuidados com o PIX

O PIX é um recurso que permite o recebimento veloz dos pagamentos, mas pode se tornar vulnerável à golpes, principalmente, pela atuação de criminosos, que criam contas com nomes parecidos aos dos negócios para atrair as pessoas. Peça que os seus clientes sempre verifiquem as informações antes de concluir a compra. Por outro lado, existe a possibilidade de comprovantes de transações via PIX serem adulterados, por isso, os empreendedores só devem efetuar as vendas quando tiverem a confirmação de recebimento do banco;

4. Atentar-se ao roubo de contas e atitudes suspeitas

No caso de roubo de identidade, muitas pessoas podem ter seus dados bancários e perfis em e-commerce utilizados para compras indevidas. Por isso, é importante ter sempre o cadastro do cliente atualizado, seu histórico de compra e mais de um contato para confirmar as informações. O consumidor precisa aplicar medidas de segurança em contas virtuais para evitar ser acometido a estas situações;

5. Adquira um Certificado Digital SSL para vendas em e-commerce

Para manter a privacidade das interações online é necessário ter um Certificado Digital SSL. O documento, para o usuário comum, garante mais segurança no compartilhamento de informações e, para as empresas, garante a autenticidade e confiança no site.

Metodologia

A “Pesquisa Quantitativa Expectativas para Datas Comemorativas” da Serasa Experian foi realizada via painel online entre os dias 18 e 26 de agosto de 2022 com 510 representantes de empresas no Brasil. O objetivo foi medir os desafios e investimentos previstos pelas empresas brasileiras nos próximos meses, e expectativas com as datas comemorativas do 2º semestre, como a Black Friday, Copa do Mundo de Futebol e Natal, além de analisar percepções quanto aos temas de crédito e fraude. O perfil sociodemográfico dos empreendedores foi de 50% homens e 50% mulheres com idade média de 42 anos e 66% das classes AB1. Cerca de 56% dos respondentes moram nas capitais, 25% no interior dos estados e 20% nas regiões metropolitanas.

Comentários

PUBLICIDADE