Notícias

5 podcasts para entender as tendências em tecnologia (+ bônus)

Crescente fonte de informação, os podcasts trazem especialistas para falar de diversos assuntos, entre eles dos setores e tecnologias aplicadas na indústria, logística, setor elétrico e RH. Confira!

 

As transformações digitais aceleradas pela pandemia vêm impulsionando a economia global com muitos avanços e inovações em diversas áreas. As tecnologias também passaram a ser mais utilizadas no dia a dia com o isolamento social, segundo 81% dos mais de 2 mil consumidores brasileiros ouvidos em uma pesquisa realizada pela Opinion Box. 

A chegada do 5G no Brasil, as evoluções no setor elétrico e da logística com o crescimento do e-commerce, simulação computacional, uso de inteligência artificial no RH, desafios do recrutamento no setor de tecnologia e outras questões como gestão de pessoas, engajamento e performance são algumas das tendências para os próximos anos. 

Uma das formas de se atualizar sobre os assuntos do mundo tech são os podcasts. Com conteúdos sempre atualizados e acessíveis a diferentes públicos, eles têm sido uma ótima maneira de ouvir especialistas de vários setores e entender, na prática, como as tecnologias impactam e ajudam a melhorar o dia a dia das pessoas e das corporações.

Confira abaixo cinco podcasts para ficar por dentro destas tendências. Ao final, veja um bônus!

 

Recrutamento no setor de tecnologia

O podcast Deu Match! reúne especialistas em recrutamento tech e profissionais de desenvolvimento para uma conversa descontraída sobre o mercado de seleção e contratação em tecnologia. Produzido pela GeekHunter, o objetivo do programa é facilitar a conexão da pessoa candidata com a empresa dos sonhos. A primeira temporada conta com três episódios e está disponível gratuitamente nas plataformas Spotify e Spreaker.

O programa de lançamento, que foi ao ar em dezembro/21, traz dicas de como as pessoas devem se comportar em uma entrevista de emprego, tanto da perspectiva de quem está recrutando quanto do candidato. O segundo programa é focado na experiência profissional internacional, diferenças no processo seletivo e como se preparar para oportunidades no exterior. Já o terceiro episódio é sobre diversidade no mercado tech e a importância de se contar com times diversos.

 

RH, liderança e engajamento

Produzido pela Pulses, empresa que tem soluções de clima organizacional medidos de forma contínua, o podcast People First apresenta debates sobre questões importantes do mercado de RH, como gestão de pessoas, liderança, engajamento e performance. Além disso, o programa também traz nomes importantes do segmento para compartilhar histórias inspiradoras de valorização das pessoas nas organizações. No quinto episódio, por exemplo, o convidado é o Vinicius Riqueto Oliveira, especialista em Employee Experience da Cargill, que conta mais sobre como a empresa lidou com os colaboradores durante a pandemia.

O podcast também tem a série Pulses Academy Convida, que conta com a presença de especialistas para um bate-papo descontraído sobre metodologias e técnicas de gestão. Os episódios duram cerca de 30 minutos e podem ser conferidos no Spotify, no Anchor FM e no Google Podcasts.

 

Tendências no setor elétrico 

O podcast Way2Cast traz notícias, tendências, novidades do setor elétrico e bate-papos sobre energia e tecnologia com convidados especialistas. Produzido pela Way2, o podcast já conta com 27 episódios e está disponível no Spotify, Deezer, Google Podcasts e Apple Podcasts. Entre os temas abordados estão open utilities, 5G, IoT, LGPD no setor elétrico e mercado livre de energia. No último episódio “Empresa zero carbono: o que isso tem a ver com energia?”, a convidada Renata Van Der Weken, Gerente Corporativa de Meio Ambiente e Energia da Ambev, fala sobre como a empresa está se preparando para ser cada vez mais eficiente e sustentável. O lançamento da próxima temporada do Way2Cast está previsto para março deste ano. 

 

Futuro da logística

Especialistas da área de logística, tecnologia e executivos que gerenciam grandes operações de companhias brasileiras são os profissionais entrevistados no podcast Siga o líder. Produzido pela Manhattan Associates, o objetivo do programa é discutir o futuro da logística, da omnicanalidade e da tecnologia. Os episódios estão disponíveis gratuitamente nas plataformas Spotify, Apple Podcasts e Anchor FM. A primeira temporada conta com três programas. No primeiro deles, o diretor de supply chain do grupo RaiaDrogasil (RD), Erivelton Oliveira, fala sobre os desafios logísticos da cadeia farmacêutica. No segundo episódio o convidado é Mauro Friedrich, diretor de logística na Arezzo, uma das maiores empresas de moda do Brasil. Já o terceiro episódio traz uma entrevista com Marcelo Arantes, diretor executivo na Simpar. Ele dá uma dimensão do conceito de Third Party Logistics (3PL) e fala sobre a os serviços de logística e transporte com o crescimento do e-commerce.

 

Simulação computacional

O CAE Talks é um podcast dedicado aos interessados em avanços tecnológicos e inovações. Os episódios contam com bate-papos descontraídos sobre simulação computacional com especialistas convidados de diferentes áreas da engenharia, que compartilham histórias e experiências. Criado em maio de 2021, o CAE Talks é uma iniciativa da ESSS – Engineering Simulation And Scientific Software. Os episódios duram cerca de 40 minutos e todo o conteúdo da primeira temporada está disponível no Spotify da ESSS. Entre os destaques do programa, estão temas como Smart Cities, a revolução do 5G no mercado brasileiro, ensaios experimentais de simulação e a evolução da eletrônica de alta confiabilidade.

 

Bônus – Marketing, inovações e tendências 

O Digitalks também tem seu podcast, trazendo sempre experts em Marketing, Comunicação, Tecnologia, Gestão e Negócios para uma conversa sobre os principais temas do mercado digital. Ouça agora, de onde você quiser, o Digital Business Overview e o Now, nossos dois podcasts

Comentários

PUBLICIDADE