Segunda-feira, 06 de março de 2023
O metaverso é uma tendência tecnológica que está ganhando cada vez mais espaço. Ao mesmo tempo, a sustentabilidade também é cada vez mais relevante para a sociedade e os consumidores, fazendo com que o mercado de sustentabilidade e tecnologia verde possa atingir US$ 51 bilhões até 2029, de acordo com a Fortune Business Insights. Nesse sentido, é cada vez mais relevante considerar a integração entre essas tendências, e entender quais oportunidades e desafios há entre ambas. Essas são algumas das conclusões da publicação “Formulação do metaverso em prol da sustentabilidade” (Shaping the metaverse towards Sustainability, em inglês), conduzida pela KPMG.
“A integração entre ESG e metaverso é essencial porque as preocupações com consumo, energia e meio ambiente podem ser tanto um grande fator determinante ou bloqueador do metaverso. Apesar do metaverso criar emissões, ele também viabiliza reduções de resíduos, diminuindo a necessidade de deslocamentos. As pessoas não precisarão mais voar para reuniões internacionais, viajar para sair de férias ou transportar produtos físicos em todo o mundo”, afirma Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul.
A publicação da KPMG destacou ainda 5 etapas para as organizações alavancarem a jornada de sucesso do ESG no metaverso, recomendando que o início esteja embasado em aprendizagens iniciais, conforme lista a seguir:
1- Não confie no seu instinto, pois não há intuição ao entrar no metaverso. Comece lentamente, testando internamente e experimentando o metaverso para compreender a sua funcionalidade.
2- Encontre especialistas que possam te ensinar e te ajudar a compreender os meandros do metaverso, e lembre-se que este não um movimento análogo ao digital, é a digitalização sendo.
3- Identifique um caso e inove em torno dele. Alavanque dados e análises para encontrar áreas de máximo impacto. É aqui as organizações podem encontrar valor comercial para o longo prazo.
4- Considere os aspectos do ESG das suas soluções para compreender como você está ajudando a moldar o metaverso rumo a um futuro mais sustentável considerando o seu impacto potencial.
5- Finalmente, estabeleça alguns objetivos claros e concretos, para garantir que seja possível medir o desenvolvimento e o sucesso da sua estratégia.
A publicação da KPMG também destacou que, para as organizações ampliarem o impacto social das suas ações, há várias oportunidades no metaverso, com três áreas estratégicas principais. Primeiramente, o metaverso romperá com a tradicional fronteira da mobilidade em relação a viagens, trabalho e vida social. A força de trabalho deixará de ser limitada dentro das suas regiões, abrindo-se à migração virtual das forças de trabalho. Em segundo lugar, há oportunidades, no metaverso, para iniciativas relacionadas à saúde mental. Por último, o treinamento da empatia por meio de simulações no metaverso são muito mais eficazes.
“As organizações que embarcarem nessa jornada do metaverso devem considerar questões ESG para aproveitar as oportunidades, ao mesmo tempo que devem entender possíveis desdobramentos para evitar problemas. Além disso, as organizações e seus executivos devem ajudar a garantir que o metaverso proporcione uma sociedade mais sustentável e socialmente responsável”, afirma Thammy I. Marcato, sócia-diretora de Inovação e Transformação da KPMG no Brasil e co-founder da KPMG e Distrito Leap.
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