Sexta-feira, 04 de novembro de 2016
Proporcionar uma boa experiência para o usuário em um site ou aplicativo é algo essencial para estabelecer um bom relacionamento do cliente com a marca. Porém, nem todas as empresas estão se preocupando em adotar métodos que facilitem a navegação. Rafael Cichini, CEO da Just Digital, dá cinco dicas para auxiliar as empresas nessa estratégia.
Ao entrar em um site, o usuário deseja encontrar informações e dados que façam sentido para ele – caso contrário, ele jamais vai retornar. Portanto, destaque aquilo que o seu público-alvo procura e tente, ainda, diversificar os formatos, incluindo texto, vídeo, foto, áudio, entre outros.
Uma boa experiência do usuário começa com a necessidade de engajamento do público-alvo com a marca. Hoje, o usuário não há mais uma atitude passiva diante das campanhas de marketing (como há tempos atrás) e deseja interagir com a companhia para obter mais detalhes.
Foi-se o tempo em que a pessoa estava disposta a clicar nos vários links de uma página e navegar por horas dentro de um site. Agora, é preciso oferecer o que ela quer rapidamente, diminuindo os caminhos e deixando sua jornada mais eficiente.
O acesso às informações devem respeitar uma ordem hierárquica e levar em conta o contexto de cada conteúdo. Assim, é possível “guiar” a pessoa dentro da página, mostrando as vantagens e benefícios desta marca ou produto.
Lembre que do outro lado da tela está uma pessoa ao invés de um robô. A ideia é óbvia, mas é comum encontrar profissionais que ignoram a percepção humana: cores, ícones e conteúdos gráficos podem trazer sensações que não condizem com a imagem desejada.
Adotar estratégias de experiência do usuário apenas com o objetivo de aumentar as vendas é a principal armadilha. O conceito de UX (User Experience) até ajuda a trazer receita, mas vai além do lucro e considera seu público em primeiro lugar.
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