Segunda-feira, 05 de junho de 2017
No ano passado, segundo os dados do e-Bit, os 15 dias que antecederam a data movimentaram R$ 1,65 bilhão, apenas no comércio eletrônico. Na comparação com 2015 houve um crescimento de 16% em faturamento. O tíquete médio dos pedidos foi de R$ 410, com mais de 4 milhões de pedidos registrados no período.
Aproveitar essa data para conquistar mais vendas é mais simples do que parece. Tiago Dalvi, CEO do Olist, comunidade online que reúne e conecta micro e pequenos lojistas aos grandes marketplaces brasileiros, dá cinco dicas para que você consiga conquistar mais consumidores e ampliar o faturamento no Dia dos Namorados.
Aqui o segredo é observar tanto as tendências de consumo como os padrões de compra na sua loja. Conforme o e-Bit, as categorias mais populares no Dia dos Namorados em 2016 foram: Livros/ Assinaturas e Revistas; Eletrodomésticos; Telefonia e Celulares; Moda e Acessórios; e Casa e Decoração.
O sucesso destas categorias no ano passado fornece boas pistas de que esses produtos também podem apresentar boa procura em 2017. Portanto, vale a pena reforçar o estoque dessas categorias.
Paralelamente a isso, também vale a pena avaliar o padrão de comportamento dos seus clientes no ano passado. Ocorreu um aumento na venda de determinados produtos que tenham relação com a data? São itens de compra recorrente, como perfumes ou cosméticos? Outros consumidores podem ter a mesma ideia de presente neste ano?
Não basta oferecer produtos alinhados com o desejo dos clientes se os preços de venda são pouco competitivos. Por essa razão, é interessante oferecer descontos ou benefícios para atrair mais consumidores.
Uma boa estratégia para conseguir preços mais baixos é reforçar os estoques. Assim é possível comprar um lote maior junto aos fornecedores, barganhando descontos. Outra saída é compor kits de produtos, garantindo um valor de frete mais competitivo.
Outro diferencial para a ocasião é a oferta de brindes. Oferecer uma embalagem especial ou um cartão temático sem custos para o consumidor pode ser o suficiente para gerar mais conversões.
A pontualidade nos envios deve ser uma obrigação constante nas vendas online. Mas nas sazonalidades isso se torna ainda mais importante.
Os consumidores simplesmente não toleram atrasos na compra de produtos que serão dados como presentes. Por isso, é fundamental apresentar prazos de envio realistas com a capacidade operacional e de estoque do negócio.
Faça uma avaliação crítica da operação da sua loja online e identifique se há pontos a melhorar. Lembre-se que existem quatro pilares básicos nessa operação: faturamento, picking, packing e postagem. Não hesite em contratar profissionais extras caso sua equipe esteja sobrecarregada.
Se você já tem produtos relacionados ao Dia dos Namorados para venda, comece as campanhas de divulgação hoje mesmo. Isso permite que você enfrente menos concorrência e teste várias estratégias de divulgação.
Aposte em ações como o e-mail marketing para divulgar promoções e benefícios. E não deixe de incluir as redes sociais e demais canais de comunicação na execução dessa estratégia.
Para aproveitar todo o potencial do Dia dos Namorados também é interessante investir na diversificação de canais. Nesse cenário os marketplaces surgem como uma excelente opção.
Os sites de todas as grandes redes varejistas digitais brasileiras promovem campanhas de divulgação específicas para a data. Deste modo sua loja pode atingir uma audiência muito maior, ampliando as oportunidades de venda.
Uma dica para você acompanhar todas as oportunidades de venda online do ano, é o Calendário do E-commerce 2017, que mostra as data mais importantes para o comércio eletrônico, além de trazer dicas de gestão e planejamento de campanhas de vendas.
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