Notícias

Mobile será principal canal para vendas online em 2017, diz pesquisa

Até o final deste ano, segundo as informações do site *E-commerce Brasil, a maior parte dos varejistas online deve priorizar o ambiente mobile em vez do desktop. Ao mesmo tempo, consumidores passarão a ter mais confiança em realizar compras de maior valor agregado por meio dos smartphones.

Além disso, a modalidade de Paid Search deve despontar como canal-chave para conquistar clientes e a publicidade em vídeo deve elevar o potencial da mídia programática para um patamar mais elevado.

 

Isso é o que revela o relatório Digital Commerce & Marketing Outlook 2017 da Criteo (NASDAQ: CRTO), líder global de tecnologia especializada em publicidade digital e marketing de performance. O estudo analisou as propensões do mercado e da própria base da Criteo, que conta com mais de 13 mil empresas e 17 mil publishers pelo mundo, para apontar as principais tendências para os setores de e-commerce e de marketing digital em 2017.

“No ano passado, acertamos em cheio algumas previsões como, por exemplo, o aumento das jornadas de compra multi-device, a maior influência da web nas aquisições off-line, entre outras. Nosso objetivo é fomentar o mercado com informações relevantes e estratégicas, além de aprimorar os nossos próprios produtos para atender às novas realidades”, explica Fernando Tassinari, diretor da Criteo no Brasil.

 

O que vai mudar em 2017

Consumidores farão compras de alto valor agregado por dispositivos móveis. No ano passado, o desktop liderou essas vendas, mas em 2017, os consumidores se sentirão igualmente confortáveis para realizar esse tipo de compra por smartphone. Já no segundo semestre de 2016, o tíquete médio de pedidos feitos via aplicativos móveis foi 27% maior em relação aos feitos em computadores. No mesmo período, as vendas realizadas com o uso de browsers em celulares foi apenas 9% menor se comparadas às feitas via desktop.

Em 2017, os varejistas devem investir mais em anúncios no formato do Google Shopping, também conhecidos como Product Listing Ads (ou PLAs, na sigla em inglês), e expandir os mecanismos de pesquisa para melhorar a descoberta e a conversão de clientes. À medida que o formato Paid Search se torna mais competitivo e os anunciantes ficam mais sofisticados com recursos de segmentação e atribuição, os canais de alto investimento trarão os melhores resultados.

Este ano, a mídia programática será usada não apenas para comprar anúncios em vídeo, mas também para automatizar a criação e otimização das peças. Milhares de variações de anúncios em vídeo geradas dinamicamente permitirão que os profissionais de marketing executem campanhas altamente segmentadas, personalizadas para cada indivíduo.

Cada vez mais, as marcas vão exigir medidas precisas e imparciais de ROI para mensurar os grandes montantes de dinheiro que direcionam aos varejistas. Os orçamentos de venda e marketing dos fabricantes devem convergir à medida que os consumidores se tornem mais identificáveis em plataformas e mídias. A competição pelas verbas aumentará conforme as estimativas se aproximem dos objetivos de branding e desempenho.

O mercado ocidental vai priorizar o mobile no lugar do desktop. Varejistas que são líderes e possuem maturidade na web móvel já percebem 39% a mais de conversões se comparados aos que ainda não estão nesse ambiente. Atualmente, a Ásia (especialmente a China) é líder mundial em participação de vendas móveis, além de guiar em inovação no segmento, fornecendo uma experiência muito superior aos usuários.

 

*As informações são do site E-commerce Brasil.

Comentários

PUBLICIDADE