Notícias

42% das empresas estão com mais da metade de seus dados “obscuros”

Relatório “State of Data Governance and Empowerment 2022” mostra que o maior desafio das empresas é com a qualidade, visibilidade e acessibilidade dos dados.

 

A Quest Software, em colaboração com o Enterprise Strategy Group (ESG), lançou o Relatório de Governança e Empoderamento de Dados de 2022. O estudo anual destaca os principais desafios e inovações em governança e gerenciamento de dados e DataOps.

O relatório descobriu que a qualidade dos dados ultrapassou a segurança como o principal impulsionador das iniciativas de governança, com 41% dos entrevistados concordando que a tomada de decisões de negócios depende fundamentalmente de informações confiáveis ​​e de qualidade. Ao mesmo tempo, no entanto, 45% dos líderes de TI dizem que a qualidade é o maior desafio do ROI nos esforços de governança. Embora reconheçam sua importância, estão lutando para melhorar a sua qualidade e, portanto, a capacidade de alavancá-los de maneira estratégica e máxima na prática.

“Os usuários em todos os níveis técnicos têm vantagem quando têm total visibilidade, controle e confiança em suas informações”, avalia Marco Fontenelle, general manager LATAM da Quest Software. “Informações confiáveis ​​e operações eficientes nunca foram tão influentes na determinação do sucesso ou fracasso das metas de negócios. Quando as pessoas não têm acesso a dados de alta qualidade, a confiança e orientação para usá-los corretamente, é praticamente impossível para eles alcançarem os resultados desejados”, completa Fontenelle.

O relatório também revelou que os líderes empresariais lutam não apenas para entendê-los, mas para localizá-los e usá-los em primeiro lugar, com 42% dos entrevistados dizendo que pelo menos metade deles eram “dados obscuros” – retidos pela organização, mas não utilizados, incontroláveis e inacessíveis. Um influxo e a falta de visibilidade geralmente levam a gargalos, impedindo a precisão e a eficácia da operação.

Embora os desafios de visibilidade e observabilidade de dados sejam diferentes entre os setores, o DataOps foi amplamente reconhecido como a principal solução para impulsionar a capacitação. Dos executivos entrevistadas, 9 em cada 10 concordaram que o fortalecimento dos recursos de DataOps melhora sua qualidade, a visibilidade e os problemas de acesso em seus negócios. As maiores oportunidades para melhorar a precisão e a eficiência do DataOps estão no investimento em tecnologias automatizadas e na implantação de ferramentas que economizam tempo, como o gerenciamento de metadados. Atualmente, apenas 37% dos entrevistados descrevem seus processos de DataOps como automatizados, e uma proporção igualmente pequena relata ter catalogação e mapeamento automatizados hoje (36% e 35%, respectivamente).

“As empresas de hoje são praticamente forçadas a serem orientadas por dados e baseadas em evidências em suas estratégias, mas ainda enfrentam obstáculos significativos que impedem que seu pessoal seja totalmente capacitado para trazê-los para todas as decisões”, avalia Richard Rule, diretor LATAM de Data Empowerment da Quest Software. “As organizações que investem na construção de uma cultura data driven em primeiro lugar – alimentada pela automação nos processos DataOps, com informações de alta qualidade, governança e acessibilidade em toda a empresa – para impulsionar o sucesso dos negócios terão a vantagem”, conclui Rule.

O relatório completo “Quest State of Data Governance and Data Empowerment de 2022” está disponível para download aqui.

Metodologia

O ESG realizou uma pesquisa com 220 profissionais de negócios e TI responsáveis ​​e/ou familiarizados com governança de dados e estratégias de capacitação, investimentos e operações em suas organizações. Todas as organizações representadas na pesquisa têm mais de 1.000 funcionários e receitas anuais de mais de US$ 100 milhões.

Comentários

PUBLICIDADE