quarta-feira, 05 de abril de 2017
Os países que responderão pelo maior impacto no número de usuários de smartphones no mundo até 2018 são Brasil e China. É o que mostra um estudo desenvolvido pelo Adobe Digital Insights (ADI), na esteira de uma das maiores feiras do planeta que discute tecnologia e mobilidade, o Mobile World Congress. O levantamento mostra que 36% de todo tráfego na internet no Brasil em 2016 foi via smartphone, alta de 44% em comparação a 2015.
Seguindo essa forte presença de smartphones no Brasil, a expectativa, segundo o relatório, é que até 2018 o índice de tráfego na internet gerado no Brasil por meio de smartphones aumentará 9 pontos percentuais, chegando a 45% do total de tráfego no país. Esses números são, inclusive, maior do que o crescimento previsto para a China, que deve aumentar os acessos em 6 pontos percentuais até o ano que vem, chegando a 37% de tráfego via smartphones.
“Hoje, o Chile é o país com maior número de acessos por smartphone na América Latina e o Brasil está seguindo o mesmo caminho”, conta Federico Grosso, vice-presidente da Adobe para América Latina. Em números de novos usuários de smartphones, o estudo mostra que a Índia cresceu em 269 milhões de novos usuários desde 2014, sendo o país com maior acréscimo, seguido da China (97 milhões) e Brasil (35 milhões).
O ADI também descobriu que o tráfego online por smartphone em países em desenvolvimento é 34% maior do que em países desenvolvidos. Esse crescimento deve-se por meio de uma mudança de comportamento dos novos internautas nos países em desenvolvimento, que estão iniciando o acesso à internet já por meio dos smartphones.
“Tradicionalmente, os primeiros acessos à internet se davam via desktop ou notebook, contudo, vemos um movimento inverso em alguns países como Brasil, China e México. Devido à praticidade na utilização, o acesso à internet em smartphones é cada vez mais popular”, afirma Grosso. Além disso, todos os países que participaram do estudo registraram, desde 2014, crescimento de pelo menos 60% no tráfego via smartphones.
Se por um lado a navegação via smartphones apresenta bons números, os dados referentes a desktops e, principalmente, a tablets vêm caindo, segundo o estudo da Adobe. Houve uma queda global de 10% na navegação em desktops e 8% na navegação via tablets, sendo que nenhum dos países analisados registaram crescimento na porcentagem de tráfego por meio de tablets.
“Quando lançados, os tablets trouxeram funções antes indisponíveis nos celulares da época, porém, com a evolução dos celulares, os smartphones já realizam muitas dessas funções, o que, consequentemente, diminui os índices de utilização e acessos à internet por tablets e aumenta o índice de internautas via smartphones”, finaliza o executivo.
O Adobe Digital Insights desenvolveu essa pesquisa com base na análise de mais de 1,7 trilhões de visitas em mais de 16 mil sites de janeiro de 2014 a janeiro de 2017, com dezenas de países, incluindo África do Sul, Alemanha, Brasil, Canadá, Chile, China, Coréia do Norte, EUA, França, Grã-Bretanha, Japão, México, Nova Zelândia, Rússia, Turquia, entre outros. O estudo completo pode ser acessado aqui.
Comentários