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E-mail marketing: mensagem de pós-compra apresenta as melhores métricas de desempenho

Estudo da Return Path revela o padrão de índices de 10 tipos de campanhas de e-mail marketing e dá exemplos práticos de campanhas de marcas globais

 

 Apesar do avanço da tecnologia, pesquisas apontam que 70% dos consumidores ainda preferem utilizar o e-mail na comunicação com as marcas de sua preferência. Há ainda estudos indicando que o ROI médio do e-mail marketing é de 38 dólares para cada dólar investido. Em resumo, não há dúvidas quanto a eficiência do canal, mas é preciso atenção para utilizá-lo de maneira eficaz. “Não basta ter acesso ao endereço de e-mail dos clientes e construir um mailing. É preciso investir em um programa de e-mail otimizado e aliá-lo a campanhas bem planejadas para manter os assinantes engajados durante todos os momentos do relacionamento”, ressalta Rafael Viana, Senior Email Strategist.

Para auxiliar as marcas a tomarem decisões mais assertivas, a Return Path lançou o estudo “E-mail Marketing LookBook 2018”, com base na análise global de mais de 600 mil e-mails comerciais. Nele é possível ter acesso ao mapeamento do desempenho de 10 tipos de e-mails e de exemplos das melhores campanhas de grandes marcas.

 

Confira os principais insights do estudo E-mail Marketing LookBook 2018:

1 – Mensagens de boas-vindas são importantes para a construção de novos relacionamentos com clientes, mas ainda encontram dificuldade para alcançar a caixa de entrada – Como em todo relacionamento, a primeira impressão é muito importante e os e-mails de boas-vindas são uma excelente estratégia no início do contato entre cliente e marca. É eficiente, inclusive, para alinhar as expectativas do assinante quanto às futuras comunicações. Porém, por representar o primeiro contato com o cliente, essas mensagens apresentam a menor taxa de entrega em caixa de entrada (84%) e a maior taxa de reclamação (0,62%) entre todos os tipos de campanhas analisadas.

2 – Mensagens de pós-compra superaram o desempenho de qualquer outro tipo de campanha neste estudo – Também chamadas de mensagens transacionais, essas mensagens são esperadas pelos consumidores, pois contém informações valiosas para ele. Por essa razão, apresentam alta taxa de entrega em caixa de entrada (98%) e de leitura (44%), e baixa eliminação antes de ler (7%).

3 – Mensagem promocional é o tipo de campanha mais comum, mas apresenta desempenho relativamente baixo – Os e-mails promocionais, que destacam um determinado produto, serviço ou evento, representaram mais de 70% de todas as mensagens do estudo. No entanto, o desempenho para mensagens promocionais não se acumulou em outros tipos de campanha neste estudo, com uma taxa de leitura de apenas 19% e excluída antes de ler uma taxa de 12%. No entanto, o volume entra em jogo com mensagens promocionais – porque muitos são enviados, mesmo a pequena porcentagem que é lida oferece muitas oportunidades para gerar vendas.

Para conferir exemplos práticos de marcas globais, faça o download gratuito do estudo “Email Marketing LookBook 2018”,em inglês.

Metodologia

A Return Path produziu o estudo “Email Marketing LookBook 2018” com base em mensagens de mais de 3 mil remetentes comerciais, um milhão de painéis de consumidores e 600 mil mensagens comerciais exclusivas enviadas aos usuários da Microsoft, Google, Yahoo e AOL, entre 22 de julho e 29 de novembro de 2017.

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