Com base em um estudo feito com mais de 400 profissionais de marketing globalmente, o relatório Sonho vs Realidade: O estado do marketing omnichannel centrado no consumidor revela que 91% dos profissionais de marketing reconhecem a importância de colocar o consumidor em primeiro lugar em todos os seus esforços de marketing, mas mais da metade não faz isso completamente.
Enquanto isso, 92% dos profissionais concordam que tecnologia e dados integrados proporcionam uma publicidade mais efetiva e orgânica, mas esse nível de integração é realidade apenas para uma minoria das empresas entrevistadas. Quase dois terços (63%) dos anunciantes e 96% das agências adtechs acreditam que tecnologias de publicidade e de marketing não são suficientemente integradas.
“Esse estudo mostra que temos uma oportunidade significativa de unir nossa indústria inteira em torno dos novos padrões de tecnologia, nos comprometer com a crescente transparência e controle em respeito à privacidade dos consumidores, enquanto buscamos agradá-los e informá-los consistentemente,” afirmou Dan Rosenberg, Chief Marketing and Strategy Officer da MediaMath. “Precisamos reconhecer o fato de que o marketing precisa entregar para todos os membros de seu ecossistema.”
Confira alguns dados de destaque do material:
- 67% dos entrevistados colocam a habilidade de segmentar audiências de forma dinâmica como uma das top 3 competências desejadas;
- 82% dos anunciantes e 86% das agências afirmam que a GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia) teve algum impacto em suas atividades de marketing;
- 46% dizem que suas empresas têm uma solução de privacidade de identidade;
- 36% das empresas estão “muito satisfeitas” com suas tecnologias atuais;
- 53% dos anunciantes veem a integração de tecnologia entre mídia paga, mídia espontânea e mídias próprias como “muito importante”;
- 88% concordam que a inteligência artificial permitirá que eles se tornem mais eficientes.
A incapacidade de adotar uma abordagem omnichannel centrada no consumidor pode causar uma série de problemas que afetam a efetividade dos anúncios, do marketing e a experiência do consumidor. Por exemplo, mensuração significativa e atribuição de efetividade de marketing em todos os canais é virtualmente impossível sem uma estratégia omnichannel. A pesquisa confirma que sete a cada 10 organizações que não colocam em prática uma abordagem omnichannel em seus anúncios não têm a habilidade de atribuir com clareza seus gastos com anúncios online a canais offline.
“Existe um reconhecimento geral de que os consumidores mudaram e que eles precisam ser endereçados de forma apropriada, sequencialmente, ao longo do funil de vendas. Mas é às vezes desafiador determinar o mix certo de canais para atingir esse objetivo. Ferramentas existentes para a execução omnichannel podem ser desafiadoras de usar e, às vezes, não oferecem a habilidade de endereçar todos os pontos de contato com o consumidor,” explicou Lewis Rothkopf, General Manager of Media and Growth Channels da MediaMath. “A solução começa com a tecnologia integrada através da qual profissionais podem ativar audiências ao longo de todos os canais de forma fluida, além de otimizar campanhas de um só lugar, fazer a segmentação, gerenciar os criativos e entender a efetividade da campanha”, completou.
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