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Quais são os canais mais eficientes para impactar e engajar clientes?

Visando aumentar a interação do consumidor com as marcas e empresas, os profissionais de marketing precisam saber quais são os canais mais eficazes para impactar e engajar clientes

 

A jornada de compra do consumidor mudou ao longo dos anos. Antigamente, existiam menos marcas por segmento e os produtos tinham características limitadas. Com isso, o cliente era mais fiel às suas preferências. Mas o maior número de opções no mercado, as novas tecnologias e a crise econômica fizeram com que as pessoas passassem a escolher com mais cautela antes de fechar a compra. Hoje em dia, grande parte da população está presente em múltiplos canais e têm à disposição, diversos meios de contato com as marcas até decidirem, de fato, fazer a compra.

Pensando nos diferentes momentos em que a interação do consumidor acontece, é fundamental que os profissionais de marketing estejam atentos aos canais mais eficazes para impactar e engajar o cliente. Independente do tipo de público que uma marca possui, de acordo com a All In, empresa especialista em marketing de relacionamento digital, alguns canais de comunicação, como e-mail, redes sociais, SMS e push, são considerados fundamentais para uma boa estratégia.

 

E-mail Marketing

Algumas empresas ainda têm dúvida sobre o uso do e-mail marketing, mas a verdade é que esse canal é um eficiente recurso para fidelização e conversão dos clientes. Além de ser a chave primária de qualquer cadastro em sites (ou seja, para realizar qualquer transação é necessário que o cliente informe um e-mail válido), o e-mail é 40 vezes mais efetivo do que as demais canais de comunicação, segundo pesquisa do VentureBeat.

Para maximar o potencial desse canal, a dica é segmentar a base. Além de separar comunicações por gênero, idade e/ou região, a depender dos tipos de produtos que a empresa vende, também é preciso focar em usuários mais engajados e criar estratégias diferenciadas para quem não abre e-mails com frequência. É preciso estar atento ainda à quantidade de mensagens enviadas. Ninguém gosta de receber milhões de e-mails na sua caixa de entrada. Por isso, é indicado que o empreendedor faça testes e identifique a preferência da sua base de clientes.

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Redes Sociais

Além dos tradicionais posts e links patrocinados oferecidos pelas redes sociais mais conhecidas no mercado, algumas ferramentas de marketing cloud (conjunto de softwares e plataformas com informações de diversos consumidores hospedados em nuvem) apresentam outras possibilidades ainda mais personalizadas para engajar o cliente. Uma dessas soluções é o Facebook Notification, recurso que mostra mensagens one to one na aba de notificações do perfil do usuário. Esse canal se torna ainda mais eficaz quando a marca possui consumidores jovens ou adeptos às novas tecnologias, que possibilitam maior troca de mensagens entre amigos.

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SMS e push

Não podemos esquecer os canais mais focados para uma experiência mobile. Além de ter um site que possa ser acessado por diferentes dispositivos, como computadores, celulares e tablets, também é preciso que os profissionais de marketing estejam atentos à criação de uma estratégia para SMS e push, mensagem recebida no celular por algum aplicativo. O elevado uso de dispositivos móveis faz com que comunicações enviadas por esses canais como o push, por exemplo, atinjam engajamento de mais de 80% dos clientes impactados, de acordo com a agência de soluções digitais Enterprise Mokey, gerando 3 vezes mais retenção.

 

Medindo a eficiência da estratégia de marketing

É importante lembrar que cada canal citado possui métricas específicas que ajudam a equipe de marketing a determinar sua eficiência. O primeiro passo, no entanto, é compreender quais canais se adequam melhor ao perfil de cada cliente, levando em consideração fatores como idade, ticket médio e região como alguns indicadores para realização de testes. Posteriormente, é preciso acompanhar relatórios de taxas de abertura, cliques, entregas, respostas, entre outros, para medir o engajamento em cada recurso.

Outro detalhe importante está relacionado ao tipo de mensagem transmitida em cada canal. Além de respeitar as limitações e boas práticas de cada recurso (como ter um e-mail responsivo, por exemplo), é importante lembrar que o cliente não deve sentir nenhuma alteração na forma de comunicação de um canal para o outro. Ou seja, a marca precisa proporcionar a mesma experiência independente do meio utilizado.

 

 

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