terça-feira, 19 de setembro de 2017
Mais de 700 profissionais de marketing de todo o Brasil participaram de uma pesquisa sobre o futuro do Marketing Digital. O estudo inédito foi realizado pelo Digitalks, em parceria com o Opinion Box, e apresentado durante o Expo Fórum de Marketing Digital, em São Paulo.
As entrevistas foram realizadas entre os meses de março e agosto. A margem de erro da pesquisa é de 3,7 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O público entrevistado é formado por 51% de mulheres e 49% de homens, de todas as regiões do país. A principal formação é Publicidade e Propaganda (34%), Administração (21%), Comunicação Social (17%) e Jornalismo (9%), sendo que 44% do público geral concluiu um curso de pós-graduação.
Foi apurado que 71% dos entrevistados se consideram felizes no atual trabalho, 55% dos profissionais são otimistas, tanto pensando no mercado este ano em comparação ao ano passado e 92% acreditam que 2020 será melhor do que este ano.
Com relação à atualização profissional, 62% dos profissionais se consideram atualizados, 61% não têm medo que o trabalho seja substituído por novas tecnologias e 76% acreditam que a profissão continuará existindo em até 5 anos.
Para Felipe Schepers, COO do Opinion Box, “essa autoconfiança é interessante pela percepção de cruzamento ou substituição que envolve a tecnologia e o marketing. Por outro lado, 4 em cada 10 profissionais, mesmo considerando-se atualizados, em alguns pontos não percebem a relação tão forte da tecnologia com o marketing. Isso soa como um alerta para que os profissionais não ‘finjam’ que nada temem quando, na prática, parte estão ficando ‘cegos’ em relação a alguns pontos de tecnologia –como por exemplo, as tecnologias artificialmente inteligentes farão alguns trabalhos que hoje estão nas mãos de marqueteiros”, completa Felipe.
Ao serem indagados sobre o principal medo do futuro da profissão, os profissionais de marketing digital sinalizam o desemprego, a tecnologia, a desvalorização e a desatualização. Esses fatores comprovam que é preciso ficar atento às novas tecnologias e como elas modificam a relação entre os consumidores, empresas e profissionais.
Flavio Horta, CEO do Digitalks, afirma que essas informações são muito importantes para que o profissional de marketing digital esteja alinhado às novas exigências do mercado, buscando especialização constante e troca de experiência com outros profissionais do setor. “Participar de cursos e eventos segmentados, por exemplo, é uma das principais formas para a atualização profissional. Networking e conteúdo nunca são demais para uma boa formação”, esclarece Horta.
Ao longo de 2017, foram realizadas pesquisas com temas diversos, sempre focadas em marketing digital. Os resultados são apresentados nos eventos promovidos pelo Digitalks para que um grande número de pessoas tenha acesso e possa multiplicar as informações com suas redes.
Confira as outras pesquisas que o Digitalks realizou em parceria com a Opinion Box e fique atento ao que está acontecendo no mercado:
EXPO DIGITALKS » Quer participar da edição 2020?
Aproveite os lotes promocionais e garanta sua vaga! Muito conteúdo e networking no principal evento de negócios digitais do país!
Garanta sua vaga ;)
Comentários