Notícias

E-commerce na América Latina: um panorama do perfil dos consumidores online

Michelle Evans, da Euromonitor, revela quem são os consumidores do e-commerce na América Latina e fala sobre a conectividade digital na região

 

* Por Bianca Borges

 

Sabemos que o e-commerce, de uma maneira geral, está em expansão em todo o mundo, porém segundo a pesquisa apresentada pela Michelle Evans, Global Head of Digital Consumer Research da Euromonitor, no Fórum E-commerce Brasil, a América Latina ainda está no estágio inicial desse mercado, ficando atrás em número de vendas de regiões como EUA, Reino Unido e Coreia do Sul.

De acordo com a diretora, os dois fatores que bloqueiam a conectividade digital dos consumidores nos países da América Latina são: a distribuição de renda desigual e os custos com os serviços de telefonia móvel. Apesar desses dados preocupantes, o Brasil, a Argentina e o Chile, conseguem se sobressair e apresentam a melhor performance de usuário conectados à internet da região.
 

Mas quem são esses consumidores digitais?

Segundo os dados apresentados por Michelle, 57% desse público está entre os 24 e 34 anos e ganha em média 42 mil dólares por ano. Outro dado interessante é que os consumidores digitais são mais abonados se comparado a aqueles que não têm acesso à internet, ganhando em média 14 mil dólares a mais. Novamente a desigual distribuição de renda vem à tona, colocando a região latino-americana como a que apresenta mais desigualdades econômicas, se comparada ao resto do mundo.

Além da idade e da renda média dos usuários, o estudo da Euromonitor também constatou que 70,5% dos clientes digitais alegaram que ficam “perdidos” se não têm acesso à internet, no Brasil, 72% afirmaram isso.
 

A importância do smartphone

A pesquisa também evidenciou que os smartphones são muito importantes para os latino-americanos, isso porque, para muitos deles esse é o meio pelo qual eles têm acesso à internet.  Quando questionados sobre as utilidades desses aparelhos, 88% dos usuários disseram que utilizam o dispositivo para fazer pesquisas diárias e apenas 35% afirmaram adquirir produtos online por meio dos smartphones. Esse dado demonstra que o mercado de e-commerce ainda tem muitos possíveis clientes para conquistar e se as empresas souberem utilizar bem as estratégias de marketing, conseguirão impactar mais usuários.

Outra informação importante é que na América Latina os clientes que optam por comprar pela internet o fazem para economizar tempo e dinheiro. Inclusive, os smartphones têm sido muito usados para comparar preços antes de efetuar a compra.

 

Michelle Evans, destacou a importância do celular para os consumidores latino-americanos, mas lembrou que ainda não existe confiança do clinte no mobile para finalizar a venda.

 

Apesar do uso dos dispositivos móveis está aumentando, o ambiente mobile ainda não é um bom conversor de vendas. “Não há resposta de compra no mobile porque os clientes não confiam nos dispositivos móveis, então esperam chegar em casa ou no trabalho para finalizar a compra”, explicou Michelle, além disso, “quanto mais caro é o valor do produto, maior a propensão dos clientes de finalizarem a compra pelo desktop”, completou.

O estudo também revelou que grande parte dos consumidores na América Latina também usam seus celulares para se comunicar, seja através de apps de mensagem ou de redes sociais.  Analisando esse fato, a diretora da Euromonitor, salientou que “a mídia social é um canal vital para atingir esses consumidores”.
 

Aspectos positivos para as empresas

Durante a palestra, Michelle também revelou que o cliente digital na região latino-americana é mais favorável a compartilhar suas informações online e também aceita melhor ser impactado por anúncios de retargeting e propagandas direcionadas a ele.

Os consumidores da América Latina também são mais influenciados por canais de marketing se comparados a qualquer outra região do mundo. Além disso, programas de fidelidade e opiniões e recomendações de amigos para usar determinado produto ou serviço são grandes motivadores para realizar uma compra.

Já estratégias que são um sucesso nos Estados Unidos, por exemplo, colocar um produto para ser vendido por uma celebridade, tem menor influência sobre os latino-americanos.

O estudo da Euromonitor também analisou os segmentos do e-commerce que mais tendem a crescer nos próximos cinco anos na região. São eles:

  • Produtos eletrônicos (com destaque para as câmeras digitais) e itens de beleza no Brasil
  • Serviços de entrega de alimentos no México
  • Passagens aéreas na Colômbia
  • Roupas e sapatos na argentina

 

Desafios do e-commerce na América Latina

No final da sua apresentação, Michelle revelou alguns dos principais desafios que o mercado de e-commerce latino-americano deve superar para se desenvolver, entre eles estão: aumentar o valor gasto pelo cliente online, melhorar a experiência do usuário nos sites, impedir as fraudes e evitar os problemas na entrega dos produtos.

 

*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.

Comentários

PUBLICIDADE