Quarta-feira, 08 de fevereiro de 2017
O Marketing orientado por dados já se tornou padrão para gerenciamento de ações em Marketing e publicidade em todo o mundo. De acordo com as informações do portal *Mundo do Marketing, o que era antes uma prática isolada e apoiada nos métodos herdados do Marketing direto, agora desempenha um papel de destaque no desenvolvimento de propostas de valor, mensagens e experiências que abrangem praticamente todos os pontos de contato do cliente. Isto é o que mostra a terceira edição do estudo The Global Review of Data-Driven Marketing and Advertising, feito pela GDMA e pelo Winterberry Group em parceria com a MediaMath.
As ferramentas de Data Driven Marketing são fundamentais para entender o consumidor, desenvolver ações de comunicação direta individualizadas que podem ser acompanhadas, mensuradas e otimizadas. A personalização é apontada como uma das quatro forças que impulsionarão o uso de dados no Marketing, de acordo com o Gartner. Cada vez mais será mandatório o conhecimento da tecnologia no Marketing e essa tendência exige que o profissional tenha um novo perfil.
Entre os respondentes brasileiros, 73% dos profissionais afirmaram estar muito ou extremamente confiantes no valor que o marketing orientado por dados representa para seus negócios hoje e em relação ao futuro. Isso é praticamente o mesmo cenário observado em 2015 (73,3%), o que reforça que as empresas enxergam esses instrumentos eficazes contra a crise. Quase quatro em cada 10 (36,9%) profissionais de Marketing no Brasil aumentaram significativamente os investimentos com Marketing e publicidade orientados por dados, em comparação com 26,3% no ano anterior. Quase dois terços dos entrevistados esperam aumentar os investimentos com publicidade digital em 2017.
Ainda no Brasil, o avanço da prática será potencializada principalmente pela Internet das Coisas (41,3%), avanços gerais em marketing analytics/segmentação preditiva (39,7%) e avanços gerais em métricas de marketing, mensuração e atribuição (36%). Por aqui, 53,3% dos profissionais de marketing dizem que eles ou seus clientes avaliaram ou iniciaram avanços em métricas de marketing, mensuração e atribuição, no intuito de impulsionar o marketing e publicidade orientados por dados. Dessa forma, eles serão capazes de otimizar os resultados ao invés de analisar métricas de baixa relevância para o negócio.
Na análise global, 79,6% dos entrevistados disseram que os dados dos clientes são decisivos para seus esforços de marketing e publicidade, semelhante aos 81,3% e 80,4%, que expressaram o mesmo sentimento em 2015 e 2014, respectivamente. Quase 90% dos participantes do painel disseram que sua prática de marketing orientado por dados estava focada, pelo menos em parte, na manutenção de bancos de dados de clientes e prospects – com os recursos tipicamente destinados a oferecer melhores e mais relevantes ofertas e comunicações gerais aos clientes.
Mais da metade dos entrevistados em escala global (53,4%) disseram que aumentaram seus gastos com marketing orientado por dados em 2016 em comparação com o ano anterior, enquanto 35,8% disseram que seus investimentos permaneceram estáveis. As despesas aumentaram mais substancialmente entre os canais digitais e as funções de execução relacionadas a esses canais, como ocorreu também nos últimos dois anos.
A pesquisa online foi realizada entre julho e outubro de 2016 pelas associações de marketing nos mercados participantes: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Cingapura, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hong Kong, Hungria, Índia, Irlanda, Itália, Reino Unido, Suécia. Mais de 3.200 profissionais participaram do levantamento, sendo 785 brasileiros, o que coloca o país em primeiro lugar em relação ao número de respondentes.
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