Quinta-feira, 22 de dezembro de 2016
Grandes nomes do mercado nacional, além de palestrantes americanos e chineses, marcaram presença no Iab Mobilidade, evento realizado pelo Interactive Advertising Bureau, entidade sem fins lucrativos que tem como missão desenvolver o mercado de mídia interativa no Brasil. Durante o evento, muito se discutiu sobre as possibilidades de conversas entre marcas e consumidores, por meio de plataformas móveis.
O Startupi marcou presença no evento e acompanhou a palestra de Armando Rodriguez, VP & Managing Director LATAM do Yahoo! e aproveitou para conversar com ele sobre as tendências do marketing cross device.
Vocês já pararam para pensar em como era a vida no passado? Hoje temos carros, máquina de lavar, micro-ondas, TV a cores, e não paramos para pensar sobre suas funcionalidades, apenas usamos e pronto. Um fato curioso é que a curva de adoção desses itens levou cerca de 30 anos de acordo com o Visual Economics. Veja o gráfico abaixo apresentado durante a palestra.
Segundo Armando, a curva de adoção das conveniências modernas encurtou consideravelmente. Se pegarmos como exemplo os smartphones, foi uma adoção muito rápida e global, atingindo taxas de participação maioritária em todos os principais mercados. O motivo disso pode ser atribuído aos vários produtos que o smartphone substituiu. “Esses dispositivos tornaram-se uma extensão do que nos somos, hoje usamos o smartphone para trabalhar, ouvir música e tirar fotos”, comenta o executivo.
Durante a apresentação foram destacados fatores que acelerarão a mudança para um mundo móvel: Desenvolvimento para telas maiores, criação de experiências cross-channel e não exclusivamente mobile e adaptação às tendências da revolução dos apps.
“Todas essas mudanças impactarão o futuro e a forma como é feita a publicidade”, destaca Armando. O Yahoo! já mostrou que quer entrar de vez no mercado mobile e prova disso foi a compra da Flurry, startup que analisa aplicativos móveis e propagandas. Fundada em 2005, o negócio é um dos maiores do mundo de app analytics, uma área que tem interessado as gigantes da tecnologia.
“Foi uma compra estratégica para o Yahoo! eles nos deram a chance de chegar na marca dos 2.7 bilhões de mobile devices no mundo, o que nos permite por exemplo, realizar um melhor trabalho cross screen com PC e Mobile através de dados”.
Na perspectiva de Big Data, o Yahoo! está na lista das 4 companhias que mais atuam com dados, isso devido ao seu número de 1 bilhão de usuários, com 165 bilhões de atividades diariamente em suas múltiplas plataformas. E para que todos os dados gerados façam sentido, a tecnologia é fundamental.
“No Yahoo! levamos muito em consideração os dados, mas mais importante do que isso, é o que fazemos com eles, auxiliando profissionais de marketing para que eles usem as informações para terem insights, aprenderem e realizarem um melhor trabalho, alcançando assim sua audiência e conseguindo mensurar de forma melhor seus resultados”, afirma Armando durante uma conversa com o Startupi.
Mike Bevans, Head of International Field Marketing, também conversou com o Startupi e comentou que as pessoas estão passando cada vez mais tempo no mobile e esse fato deve ser levado em consideração pelos profissionais de marketing na hora de criarem suas campanhas.
“O mobile está roubando tempo das TVs, PCs e outros canais de conteúdo, então ser capaz de oferecer propagandas para sua audiência final no mobile e ser capaz de seguir o seu consumidor em sua jornada TV, PC, será o sucesso do marketing do futuro.”
As pessoas estão passando mais tempo acessando a internet com dispositivos móveis, por isso é muito importante aderir ao modelo Mobile First. “Opte pelo Mobile First, não Mobile Only, veja o mobile como parte da sua estratégia ao invés de ter uma estratégia mobile, é importante trabalhar junto com todo o seu plano e ser capaz de seguir a jornada do seu consumidor, conseguindo alcançá-lo da melhor forma”, aconselha Arnaldo.
No mundo das startups, muitos empreendedores pensam em monetizar o seu negócio com publicidade, é o que acontece na maior parte dos casos dos apps, mas é preciso levar em consideração que existem milhares de apps na Apple Store, por exemplo. Você precisa ter certeza que o seu produto tem relevância para o usuário.
Armando conta que o Yahoo! conta com diversos apps, pois é uma nova forma de alcançar seus consumidores, mas conta que primeiro eles atraíram os usuários, e só depois de um ano, tendo uma base, através dos dados conseguiram entender quem era a sua audiência para aí sim inserir as propagandas que fossem relevantes para o seu público.
O Yahoo! promove diversos Hackdays, para que seus funcionários e pessoas interessadas por tecnologia criem juntos novas soluções e apps. A empresa conta também com o programa Yahoo Developer Network, que ajuda os empreendedores a desenvolverem apps, entender as ferramentas, aprender como monetizar, trabalhar com os dados e promover sua base de usuários.
O Yahoo! está de olho no mercado das startups de nichos específicos que são de interesse da companhia. Como já aconteceu anteriormente com o caso da startup Flurry, existe a possibilidade da compra de outras companhias, desde que haja sinergia entre os objetivos para ter certeza que irão trabalhar bem juntas visando o crescimento mútuo.
*Fernanda Santos é jornalista pela Anhembi Morumbi, com atuação na Rádio Metropolitana e Portal R7. Há mais de um ano é Jornalista-Chefe do Startupi, canal de comunicação no segmento de startups do Brasil criado em 2008 e pioneiro no mercado. Essa matéria especial foi feita em parceria com o Digitalks e sua publicação foi previamente autorizada pela autora.
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