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E-mail marketing otimiza performance das empresas, revela estudo

Pesquisa também constata que e-mail marketing é a ferramenta preferida dos consumidores para interagir com as marcas

 

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Após 45 anos, o e-mail marketing continua sendo o “carro-chefe” do conjunto de ferramentas da publicidade online, oferecendo o maior ROI entre os canais disponíveis. A execução de uma campanha de sucesso depende de análise minuciosa dos dados para tomar as melhores decisões.

“Quando comparado a outros canais, o e-mail é o preferido dos consumidores para interação com as marcas. Dessa forma, sai na frente o profissional de marketing antenado a essa preferência e disposto a aproveitar todo o potencial da ferramenta, com atenção especial a necessidades de ajustes contínuos das estratégias”, explica Cecilia Belele, Diretora Regional da Return Path para América Latina.

 

Para orientar os profissionais da área nas tomadas de decisões, a Return Path, em parceria com a Ascend2, lançou o estudo “Estratégias de campanhas de e-mail marketing: otimização de performance para Marketing B2C”, que apresenta os desafios e as melhores e mais eficazes táticas no uso do canal. A pesquisa foi realizada em novembro, com base na percepção de 104 influenciadores de marketing dos Estados Unidos, entre os quais estão proprietários de empresas, chief experience officer (CXO), vice-presidentes, diretores e gerentes.

A seguir estão os principais destaques do estudo:

 

· 52% dos entrevistados acreditam que melhorar a personalização do e-mail é o objetivo mais importante

Os consumidores de hoje esperam uma experiência de e-mail altamente adaptada às suas preferências pessoais. Essa é uma das explicações para que mais da metade dos profissionais entrevistados ​​classifiquem a personalização como seu objetivo estratégico mais importante. Melhorar a retenção de clientes e aumentar o engajamento dessas pessoas também são objetivos altamente valorizados (47% e 44%, respectivamente).

 

Quais são os objetivos mais importantes das estratégias de e-mail marketing?

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· 46% dos entrevistados revelam que a qualidade dos dados dos assinantes é o maior desafio para o sucesso

Lista de assinantes de alta qualidade é aquela que contém apenas destinatários que tenham demonstrado interesse em receber mensagens de determinada marca, além de reunir também dados comportamentais e de preferências desses usuários. Ter essas informações em mãos não é tarefa fácil, mas é fundamental para o sucesso de uma campanha.

 

Quais são as principais barreiras para o sucesso do e-mail marketing?

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· 48% dos entrevistados apontam que mensagem individualizada é a forma mais eficaz de personalização, mas também a mais difícil de executar

Há muitas maneiras de personalizar um programa de e-mail e a ação tem apresentado muito valor no processo de engajar e reter clientes.

 

Análise comparativa – tática mais difícil de executar x mais eficaz

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· 47% dos profissionais de marketing dizem combinar recursos terceirizados e internos

Essa tendência se explica pelo aumento da concorrência pela atenção dos clientes na caixa de entrada, o que tem elevado significativamente a sofisticação das campanhas de e-mail marketing.

“Uma estratégia interessante para garantir os melhores resultados diante da concorrência é unir recursos internos, por meio de profissionais que tenham ampla visão do negócios, a recursos externos, com o apoio de empresas que acompanham a evolução e tendências do canal e sejam especializadas na coleta e análise de dados”, diz Cecilia.

 

Quais são os recursos mais utilizados para colocar em prática as táticas do e-mail marketing?

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Para ter acesso ao estudo completo, acesse este link.

 

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