Quarta-feira, 16 de novembro de 2016
Cada vez mais empresas estão percebendo a importância de investir em Marketing Digital, porém, o estudo global “Digital Marketing Maturity: The Results Are In”, realizado pela Progress demonstrou que essa realidade ainda precisa ser modificada, e muito. De acordo com as informações do portal IP News, a pesquisa encomendada para determinar o nível de sofisticação nas operações de marketing digital, conduzida pela Dimensional Research, entrevistou 700 profissionais e classificou como “intermediário” o nível de maturidade do marketing digital nas organizações pesquisadas. O parâmetro de mensuração foi definido a partir do Digital Marketing Maturity Guide, um guia que ajuda as empresas a determinar o estágio de sofisticação atingido por suas operações de marketing digital.
Empresas com marketing mais avançado, que já fazem o alinhamento entre tecnologia e processos, e que conseguem analisar dados de interação com o cliente de forma centralizada são as que têm um nível mais alto de maturidade, tornando-se mais aptas a transformar digitalmente seus negócios.
Com 80% dos entrevistados relatando que processos manuais ainda são necessários para os seus sistemas funcionarem corretamente, a pesquisa mostra que há muito trabalho a ser feito para aumentar os níveis de eficiência do marketing digital. Tal resultado vem a confirmar uma outra pesquisa recente da Progress, na qual 62% dos entrevistados disseram que estavam em posição de “negação” sobre a necessidade de se transformar digitalmente.
“À medida em que as tecnologias evoluem e os processos são digitalizados, a própria função do marketing e da experiência do cliente passa a ser transformada. Se esta transformação é eficaz depende muito da maturidade digital”, disse Svetozar Georgiev, Vice-Presidente Sênior de Plataformas de Aplicação da Progress. “Com base em nossos resultados, é claro que as organizações necessitam otimizar, integrar e automatizar seus sistemas, além de demandarem uma verdadeira plataforma de análise para tirar proveito de grandes dados e, a partir daí, gerar conversões de negócios. A implementação destas mudanças também lhes permitirá suportar verdadeiramente iniciativas de transformação digital de negócios.”
As principais conclusões do estudo incluem:
As empresas estão investindo em tecnologia para impulsionar os negócios. Mas estas iniciativas serão muito mais bem sucedidas se elas alavancarem esses sistemas para a construção de uma visão holística do negócio. 63% dos entrevistados relataram que tinham dois ou três sistemas integrados em um processo descontínuo, enquanto 60% afirmaram ter a mesma quantidade integrada em tempo real.
Um total de 56% das empresas responderam “Alguns ou Nenhum” a respeito de quais dos seus sistemas de marketing estão integrados e compartilhando dados, enquanto 80% relataram serem necessários processos manuais para os sistemas funcionarem corretamente. Para atingir um nível mais alto de maturidade de marketing digital, mais processos devem ser automatizados e mais sistemas integrados para compartilhar dados e obter uma visão de 360 graus do cliente.
O uso de Big Data e Analytics para oferecer experiências personalizadas e impactar a jornada geral do cliente é uma parte importante do marketing digital. Os resultados da pesquisa indicaram que os entrevistados entendem a importância do analytics, visto que, 69% relataram que sua solução de analytics estava totalmente integrada e podiam ver tudo em um só lugar. Além disso, a maioria relatou usar big data e analytics para impactar as conversões (87%) e melhorar a eficácia do programa de marketing (70%).
A pesquisa ouviu 700 profissionais de marketing das seguintes indústrias: manufatura (20%), serviços financeiros (13%), varejo (13%), tecnologia (11%), serviços (10%) e saúde (7%). Profissionais das áreas de telecomunicações, hotelaria, energia, serviços públicos, organizações não governamentais e transportes.
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