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Mídias sociais: por que investir nelas?

Comunicação é essencial para que a sua marca ou serviços conquistem espaço no mercado. Hoje a melhor maneira de comunicar é nas mídias sociais

 

Por Aline Ecker, para o portal Administradores

 

midias-sociaisComunicar bem e com criatividade é uma das ferramentas mais eficazes na estratégia empresarial de conquistar e manter clientes, em qualquer área de atuação. Hoje, as redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter são os principais canais de informação, superando a mídia tradicional. Por isso, a cada dia as empresas percebem a importância de marcar presença no mundo digital.

Se falarmos em números, o sentimento de que é preciso investir em mídias sociais fica ainda mais latente. As pessoas estão mais conectadas do que nunca e recorrem às redes para se informar sobre notícias, marcas, restaurantes, livros, hotéis, serviços e tudo o mais que desejam. Nas redes, fazem críticas e elogios, e o atendimento diferenciado sempre deixa uma boa impressão. Afinal, hoje as redes são os cartões de visita das empresas  e ninguém quer um “cartão” bagunçado ou que deixe o público sem resposta.

Mais de 50% das pessoas usam celulares para acessar a internet, e as redes sociais são mais procuradas do que sites, por exemplo. Então está na hora de investir e profissionalizar suas redes. Isso mesmo, não basta criar perfil, é preciso ter uma identidade visual e manter as páginas atualizadas. Listamos cinco motivos para você investir em mídia social e manter o seu negócio sempre online.

 

1. Aproximação e interação com o público

As redes sociais estão aí para lhe aproximar do seu público e para ajudar o seu negócio a conquistar novos clientes. A interatividade pode ser menos formal e mais leve, sem que sua marca seja descaracterizada, remete a um relacionamento entre a marca e o cliente. Para isso, é preciso criar posts mais humanizados que contem e “vendam” histórias, conceitos e sentimentos que sua marca desperta. Empresas não são apenas marcas, são pessoas, e é com elas que é preciso se relacionar para que seu produto ou serviço tenha mais visibilidade e, é claro, as vendas aumentem e sua marca fique cada vez mais conhecida.

 

2. Envolvimento

Trabalhar com a emoção, humanizar a marca e mostrar ao cliente como ele é importante para a empresa é essencial. Com criatividade e um bom planejamento, as mídias podem ser usadas para despertar interesse, curiosidade e chamar a atenção do público. Podem ser feitas campanhas, enquetes, promoções e outras ações divertidas e descontraídas para aumentar o envolvimento e participação dos clientes.

 

3. Praticidade

A internet aproxima a sua empresa do público, já que a comunicação é mais rápida e, em alguns casos, imediata.  O cliente se sente valorizado com um retorno eficiente e personalizado às suas dúvidas, críticas ou elogios. Além disso, é o público e a interação com ele que mostra o que está bom e o deve melhorar nos serviços prestados ou produtos ofertados pelo seu negócio.

 

4. Mídia Espontânea

As marcas que sabem utilizar bem as redes sociais conquistam aliados e garantem mídia espontânea, ou seja, fazem a propaganda ou divulgação de sua marca sem ter que pagar anúncios. Isso porque, clientes satisfeitos divulgam a marca e falam positivamente sobre suas experiências, e é isso que é o diferencial, porque as pessoas querem viver o novo, participar, ser parte da história. Seu cliente é a sua melhor propaganda.

 

5. Custo X Benefício

A possibilidade de uma conversa mais leve e ágil pelas redes sociais economiza tempo e dinheiro, e ainda mostra ao cliente que existe uma equipe qualificada para atendê-lo. Para que sua empresa esteja nas redes não é preciso desembolsar um centavo, já que o acesso às redes é gratuito. No entanto, como as páginas são o seu cartão de visita investir numa equipe bem treinada que seja responsável pela criação de conteúdo e gerenciamento da fan page é um ganho para a empresa. Esse é o tipo de investimento que vale a pena porque se a estratégia for bem executada pode gerar resultados financeiros e fortalecer a marca.

 

A  seguir alguns números e dados que demostram a importância de estar presente na internet e por que é sim, essencial, investir em mídias sociais. 

 – Em 2016, a publicidade online vai alcançar os US$ 76 bilhões, superando a TV que vai ficar com US$ 72 bilhões.

– 55% das empresas vão manter os investimentos em marketing digital esse ano. 39% vão aumentar e apenas 6% vão reduzir.

– Até 2017, os vídeos vão representar 69% do tráfego online. Até 2019 esse número deve subir para 80%.

– Os vídeos são o modo mais acessado na internet consumindo mais de 50 mil petabytes por mês.

– 200 milhões de usuários compartilham nove mil fotos por segundo.

– 75% dos jovens não leem quando sites tem textos e fotos. Esse número sobe para 96% quando é apenas texto.

 

A nova geração gosta de experiências reais com pessoas reais. Por isso, a proximidade é fundamental e para isso o seu negócio tem que estar na internet. Aposte nessa ferramenta e em uma equipe qualificada e espero pelos resultados, que não vão demorar a chegar.

 

*Texto originalmente escrito para o portal Administradores. Aline Ecker faz parte do time de colunistas do Administradores.

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