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Expo Digitalks 2016: como estimular downloads e atividade de usuários em apps móveis

Texto e cobertura por Alice Wakai*

 

Flávio Tâmega Fernandes, diretor de desenvolvimento de negócios Latam na Cheetah Mobile falou no Expo Fórum de Marketing Digital sobre os desafios e estratégias para estimular downloads e atividades dos usuários em aplicativos móveis.

 

#1 Publisher of Mobile Applications in Google Play Tools Worldwide

Quando a Cheetah começou a estratégia de instalação fora do Brasil eles aproximaram dos fabricantes, fazendo a pré-instalação. O que funcionava muito bem, mas no Ocidente e na América Latina não havia muita força dos fabricantes, daí tiveram que mudar a estratégia. “Temos 40 milhões de usuários únicos no Brasil, todos foram adquiridos fora de deals com fabricantes e a maioria das aquisições aconteceu via operadores e redes próprias“, apontou Flávio.

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FAST TRACK: Desafios e estratégias para estimular downloads e atividade de usuários em aplicativos móveis

 

Piano Tiles

O app teve 2 milhões de instalações globalmente. “Vimos que a maior estratégia da instalação desse app de games vinha de nossas redes nossas ou parecidas“, disse Flávio.

Os desafios de trabalhar no Brasil, segundo ele é a qualidade de usuários.

“Quando fazemos uma campanha mobile fora do Wi-Fi a gente espera que o usuário tenha pelo menos como navegar e trafegar dados. Tínhamos problemas quando o usuário clicava em uma campanha nossa e morria no caminho devido à falta de conexão. Começamos trabalhar com informações de uso. No Brasil, diferente dos outros países, tivemos que trabalhar em que momento (ou que hora e dia) o usuário tinha crédito de internet ou conectado a uma rede Wi-Fi. Levamos isso para o nosso Big Data”, explicou.

 

Data Fueled Marketing

“Em cada um dos modelos de mídia focamos em um tipo de campanha. Nunca trabalhamos com campanhas invasivas porque, apesar de conseguir um número alto de downloads teríamos um problema na retenção. Todos os produtos e aplicativos eram pensados no pós-instalação.”

 

Cases

Campanha da Amazon: a Cheetah traçou uma estratégia de download do aplicativo, mas também aliou a estratégia à experiência do usuário no e-commerce. Depois de três meses fazendo ensaios de como impactar o usuário chegamos em um modelo, onde, além de impactar no aplicativo, viram que era interessante mesclar a marca com o aplicativo. “Fizemos o aplicativo de bloqueio e ações fora do app. Resultado: em três meses 220 mil instalações”, compartilhou.

Pensamos em reduzir o Churn Rate, começaram a trabalhar em aplicativos de entretenimento, triplicando o tempo de uso diário e os aplicativos de conteúdo duplicamos esse tempo“, disse Flávio. Para ele, esse tipo de estratégia é muito mais assertivo e gera muito mais resultado.

 

* Alice Wakai: formada em jornalismo pela UNESP, atuou como repórter e editora no jornal semanal “PC Notícias” na região de Bauru, como redatora no departamento de Marketing do Moip e, atualmente, trabalha no Grupo iMasters, onde atua como jornalista, colaboradora da revista e editora do portal diário.

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