Quinta-feira, 14 de julho de 2016
O Digitalks já vem noticiando uma tendência em Social Media, que são as redes sociais de nicho. O objetivo é conectar pessoas com interesses comuns, mas de forma mais específica e bem menos abrangente que em redes como o Facebook ou Twitter, por exemplo.
Dentro dessa onda, nasceu a ImóvelApp, que permite localizar usuários com o mesmo interesse de aquisição – como metragem e localização – em novos empreendimentos imobiliários. A ideia é se organizar em grupos e negociar descontos com construtoras.
Lançada em 2016 pela web e em breve em aplicativo móvel, a plataforma também é voltada para corretores que procuram ampliar sua carteira de clientes.
Como funciona
A plataforma funciona como um clube de compras em que as pessoas se cadastram gratuitamente, definem o tipo de imóvel que procuram, compartilham essas informações e trocam mensagens entre si. Ao encontrar demais compradores com interesse no mesmo empreendimento – lançamento, em construção ou recém-entregue –, são formados grupos. Reunidos os usuários, um corretor cadastrado no portal formaliza a proposta para a construtora.
“Com cinco ou seis dispostos a comprar ao mesmo tempo, os descontos para financiar ou comprar à vista podem chegar a 30% em relação ao valor total, algo impossível de se conseguir individualmente em um novo projeto imobiliário”, explica Danilo Bertoni, sócio-fundador da ImóvelApp. Além do aumento no poder de negociação, outra vantagem do novo serviço é a própria troca de informações com outros internautas. “Esse tipo de feedback não envolve interesse comercial, por isso pode-se obter opiniões sinceras sobre o empreendimento”, lembra o idealizador da rede.
Barganhando online
Segundo Bertoni, o momento atual favorece o crescimento de iniciativas de economia compartilhada como essa, tendo em vista o grande número de apartamentos novos em estoque por conta das baixas vendas e do aumento na quantidade de distratos – quando há desistência por parte do comprador. De acordo com dados da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), foram devolvidos para as construtoras 50 mil imóveis em 2015, um acréscimo de 10% em relação ao ano anterior.
A plataforma também é voltada para corretores, que têm acesso à lista de possíveis compradores da rede segmentada por cidade, bairro, tamanho e valor. Já disponível pela web em grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo horizonte, Salvador e Recife, a ImóvelApp será lançada como aplicativo até o final de julho. “Nossa meta é ter 15.000 compradores cadastrados e 3.500 corretores associados ao sistema até o final do ano”, informa o fundador do site.
Comentários