Segunda-feira, 27 de junho de 2016
Quem deseja trabalhar com Mídia Programática precisa ter em mente e na ponta da língua um novo vocabulário. Nesse novo modelo de compra de mídia online, você irá escutar de forma corriqueira as siglas BID, KPI, DSP entre outras. Para não passar carão com colegas de trabalho ou diante de um futuro cliente, o sócio-diretor da Goobec, João Dalla, elencou dez palavras importantes com uma breve definição para você ir aos poucos se familiarizando com os novos termos.
Confira a seguir o primeiro glossário de termos mais usados em mídia programática, com a colaboração do professor do curso Goobec de Mídia Programática, Murilo Balthazar.
É a abreviação de “Lances em tempo real”. Essa tecnologia utilizada por algumas plataformas permite a compra e exibição de anúncios em diversos sites através de leilões em tempo real.
É o lance oferecido nos leilões. O maior Bid/Lance será o vencedor do leilão e comprará o espaço publicitário para exibição do anúncio da campanha.
Este termo não é exclusivo de mídia de programática. São indicadores matemáticos que tentam explicar como foi o desempenho da sua campanha.
São empresas que trabalham como mesas de operação, com a entrega baseada em serviço, trabalham viabilizando operacionalmente a campanha.
É a plataforma utilizada para a compra de mídia em tempo real. É por meio dela que anunciantes compram espaços publicitários em sites e exibem seus anúncios.
É uma ferramenta para compra de mídia, conhecida como DSP (Demanda Side Platforma). O DBM é uma ferramenta Google sendo a principal DSP do mercado.
Enquanto a DSP é a plataforma que compra a mídia, a SSP é a plataforma que vende o inventário. Os sites se conectam com as SSPs e disponibilizam seus espaços publicitários para anunciantes.
É uma plataforma/ambiente que ocorre as transações de compra e venda de anúncio em tempo real (RTB) entre anunciantes (marcas, agências, planners) e Publishers (editores, planners e agências).
São formas de negociações para acesso de compra a inventário premium de diversos sites para veiculação em mídia programática.
São empresas que trabalham monitorando a navegação de usuários por meio de cookies no navegador, classificando essas pessoas em grupos e categorias como interessados em esportes, gastronomia, educação e outras temáticas. Essas empresas não têm informações pessoais sobre o usuário, apenas analisam o comportamento por meio da navegação.
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