Notícias

Vendas no varejo eletrônico crescem 7% em fevereiro, aponta indicador

Na contramão do varejo físico brasileiro, cujas vendas totais (excluindo automóveis e materiais de construção) caíram 2,2% em fevereiro, as transações em e-commerce apresentaram alta de 7% no mês passado, segundo o SpendingPulse, relatório mensal da MasterCard sobre as vendas no setor. Ambas as porcentagens são calculadas em uma base de comparação anual, ou seja, em relação ao mesmo mês do ano passado.

Segundo o relatório, a alta nas lojas virtuais se deu, em parte, ao efeito calendário. Vendas online de eletrônicos, produtos farmacêuticos e móveis superaram a média de vendas do canal. Já o segmento de hobby & livraria e de roupas ficaram abaixo do crescimento médio do canal.

Em março, o e-commerce deve receber o impulso do Dia do Consumidor – comemorado neste dia 16 – o que pode trazer um aumento das vendas no varejo eletrônico.

As informações são relevantes para empresários, executivos de empresas (CMOs) e profissionais do ramo de marketing digital pois apontam os gastos que os consumidores estão priorizando em momentos de instabilidade econômica, o que pode indicar alguns caminhos a seguir e apontar mudanças na estratégia de marketing, se for o caso.

Lançado no Brasil no começo de 2013 pela MasterCard Advisors, o relatório mensal SpendingPulse é um indicador macroeconômico que informa sobre gastos no varejo nacional e o desempenho do consumo. O relatório é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos MasterCard, juntamente com as estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque.

Comentários

PUBLICIDADE