Processos de seleção não precisam mais ser tão caros e demorados. Com uso da plataforma online para pré-entrevistas remotas Présumé, a unidade paraense da mineradora de origem francesa Imerys Rio Capim Caulim reduziu drasticamente o tempo e os custos de recrutamento, que ficaram 90% mais baratos por candidato. A ferramenta é uma etapa entre a seleção de currículos e a conversa presencial e permite, além de agilizar, refinar melhor a busca pelo funcionário desejado.
A fluência no inglês, por exemplo, foi uma das habilidades avaliadas já na pré-entrevista da Imerys, pois é pré-requisito para quase todas as posições na empresa. “Também não podemos aguardar até a etapa presencial para ter uma percepção do candidato no que diz respeito à postura e comportamento”, conta Flora Faro, Analista de Gestão de Pessoas da companhia, que atua na extração do minério caulim no Pará e está presente em mais de 50 países.
Na
Présumé, o aspirante à vaga grava respostas em vídeo para questões previamente cadastradas pelos avaliadores. O candidato tem determinado tempo para ler a pergunta e até cinco minutos para respondê-la. Como em uma entrevista presencial, não é possível pausar, reiniciar ou assistir à gravação – o candidato controla somente o intervalo entre uma questão e outra. Os selecionadores podem marcar como positivo ou negativo o desempenho de cada participante e enviar comentários aos outros recrutadores.
Totalmente online, a pré-seleção pode acontecer mesmo que candidatos e avaliadores não se encontrem na mesma cidade, aumentando o alcance geográfico do recrutamento e reduzindo o custo com deslocamentos. De acordo com a analista da Imerys, usar a Présumé se tornou especialmente vantajoso em processos seletivos em massa, como Programas de Trainee. “Quanto mais gente envolvida, maior é a redução de custos e tempo demandados, e mais valiosa a percepção detalhada do perfil do candidato”, afirma Flora.
A ferramenta foi desenvolvida pela Track Jobs, consultoria de recrutamento e seleção. “É comum perceber já nos primeiros minutos de bate-papo se o aspirante à vaga atende ou não aos requisitos mínimos para continuar participando do processo. Por isso vimos a necessidade de uma etapa intermediária entre a análise dos CVs e a entrevista”, afirma Renato Tavares, cofundador da Track Jobs ao lado de Carlos Nakano e Carlos Marui.
Cinco entrevistas são disponibilizadas gratuitamente. Excedido esse limite, cada uma sai por R$ 80, valor que pode chegar a R$ 30 de acordo com o volume contratado. A expectativa dos criadores é gravar pelo menos 100.000 vídeos até o final do ano e alcançar a marca de 1.000 processos seletivos atendidos.
Comentários