Empresas iniciantes precisam inserir sua marca no mercado e as experientes devem renová-la. Essa é uma das dicas da New Growing, empresa especializada em branding para PMEs, estratégia que vai além da identidade visual do negócio e abrange todos os aspectos envolvidos no sucesso de um empreendimento.
Fazer um projeto de branding é como dar um rumo para a marca, criando um mapa orientativo que inclui desde um símbolo gráfico ou tipográfico para diferenciar um produto de outro, até uma ideia capaz de mudar o comportamento das pessoas”, explica Helio Moreira, criador da empresa. A New Growing separou 4 dicas para os empreendedores novos e experientes encararem o desafio de se destacar no mercado:
1. Vender experiências
Os diferenciais não estão mais no que a empresa faz, mas sim no que ela proporciona ao cliente – a experiência. Isso significa se preocupar com as pessoas e seus desejos. “Deve-se analisar todos os aspectos da marca, desde os funcionais até os emocionais, para determinar a melhor estratégia em direção a esse objetivo”, conta Moreira.
2. Alinhar a missão da empresa
Não adianta listar 20 adjetivos que resumem a empresa se todos eles são palavras aleatórias como qualidade, tecnologia, etc. Uma marca deve delimitar, priorizar e organizar com precisão as diretrizes estratégicas. “Todo negócio tem um significado, um porquê, que contribui para a estruturação da marca, seja para criação do nome, posicionamento, personalidade e identidade”, explica Moreira.
3. Público interno é tão importante quanto o externo
A preocupação com a percepção interna da empresa é tão importante quanto a externa, pois as ações estratégicas de uma marca são feitas pela equipe, para depois atingir o público-alvo. “Branding parte da raiz”, diz o especialista. Assim, funcionários engajados potencializam as chances de sucesso.
4. Não temer mudanças
Às vezes, elementos que o empresário acredita certos em seu negócio precisam ser oxigenados, desde a oferta de produtos até a apresentação da empresa. Helio cita o caso de uma companhia de educação com 18 anos de experiência que passou pelas mãos da New Growing. O grupo mudou seu nome, alterou a arquitetura de marcas – ou seja, modificou os diferentes serviços que oferecia -, e renovou a identidade visual e planejamento de comunicação. “O nome não condizia com o setor em que atuavam e as pessoas não reconheciam a empresa, que ficava limitada a clientes antigos”, conta Moreira.
A própria
New Growing, já com dez anos de atuação, reformulou seu posicionamento ao adotar o slogan “Cultivando marcas” em vez do anterior “Semeando Ideias”. “Já nos estabelecemos no mercado, está na hora de crescer. Não é uma mudança de slogan que faz a diferença. Mas sim o propósito a que nos engajamos, fortalecendo nosso significado perante o mercado e junto aos projetos que nos envolvemos”, diz o fundador. O escritório de Branding e Design espera alcançar R$ 3,5 milhões de faturamento até o final de 2015.
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