Quarta-feira, 03 de julho de 2024
Um levantamento realizado pelo Censo Agências revela que quase metade (48%) dos trabalhos realizados por times de marketing sofrem alterações que não estavam previstas no planejamento, impactando diretamente nos resultados. Além de refação, outros desafios como a má gestão de processos e a ausência de mensuração de dados prejudicam a rotina e o desempenho das equipes.
Pioneiro na gestão de workflow do marketing, Victor Dellorto, CEO da Deskfy, acredita que a tecnologia pode ser uma importante aliada para superar esses obstáculos. “Para minimizar as refações, precisamos entender suas causas. O primeiro passo é transformar a gestão dos processos por meio de uma plataforma especializada, que combata diretamente as dores mais latentes. Com o uso do software adequado, conseguimos organizar a rotina e tornar os processos mais eficientes, além de reduzir custos, potencializar as entregas e elevar os resultados”, aponta.
A seguir, o especialista elenca cinco dos principais inimigos desses profissionais e como combatê-los para ter resultados mais efetivos para diversos tipos de campanhas. Confira:
O retrabalho no marketing reflete muito na perda de tempo e desmotivação do time. O problema está nas frequentes refações que podem travar o processo inteiro de criação, reduzindo o número de entregas além de tornar o trabalho desgastante. Para diminuir a recorrência, o primeiro passo é ter um briefing alinhado e completo. Com o escopo alinhando, é essencial fazer um ajuste com as equipes, afinal, a comunicação desalinhada também pode refletir em retrabalho.
Para Dellorto a aposta também está na tecnologia: “Tenho escutado de alguns times que o tempo tem sido dedicado a apagar incêndios, os tirando totalmente do eixo do seu processo. Diante disso, investir em inovação tem sido a saída para a melhora da comunicação, organização e também criação de rotinas mais integradas. Com uma ferramenta completa e especializada nas necessidades do marketing como a da Deskfy, por exemplo, é possível unificar os processos, reduzir as falhas na comunicação e consequentemente as reprovações, mantendo a qualidade e a consistência”, completa o executivo.
Definir os processos, quais etapas precisam ser cumpridas e delegar responsabilidades para a equipe pode ser um desafio e no marketing isso tem impacto direto na relação com o cliente. “O maior vilão são as ferramentas genéricas que roubam a eficiência dos processos e não resolvem os principais problemas do marketing. Essa é a realidade da grande maioria dos times nesse mercado e o prejuízo não é só no caixa”, explica o CEO da Deskfy. O executivo reforça que há também o desgaste emocional, o estresse do dia a dia, a perda de talento, o desperdício de tempo e dinheiro.
Padrão e consistência são as chaves para a construção e credibilidade de uma marca no mercado. Além de transmitir segurança a respeito do serviço e produto oferecido, também estabelece uma conexão que pode refletir na facilidade de identificação e consequente fidelização daquele público. “Falamos muito em customização padronizada aqui na Deskfy e isso significa que o cliente tem autonomia para personalizar o que for preciso nos materiais, sem interferir ou gerar uma nova solicitação para o time de marketing, sempre muito atarefado. Quem mais se beneficia desse recurso geralmente são os clientes internos como regionais, filiais, franquias e pontos de venda, pois conseguem criar e publicar seus próprios materiais com agilidade e garantia do padrão de marca. A tecnologia tem sido uma parceira a estes clientes internos, simplificando a jornada do marketing, deixando os processos mais ágeis e estratégicos”, reforça Victor.
Em meio ao alto volume de demandas e excesso de refação, a equipe de marketing acaba destinando a maior parte dos esforços para as tarefas operacionais e muitas vezes repetitivas. O resultado disso, além do desgaste emocional, é a falta de tempo para dedicar atenção ao que realmente importa. Com o uso de uma ferramenta especializada, é possível eliminar esses gargalos e abrir espaço para planejar, focar na estratégia e priorizar a qualidade das entregas.
Muitos times de marketing não conseguem mensurar a eficiência dos processos. Um dos maiores diferenciais de uma plataforma especializada é ter a visibilidade do trabalho executado, acompanhando o tempo médio de entrega, principais solicitantes, percentual de refação e a satisfação. Essa visão analítica facilita as melhorias no processo de atendimento de pedidos ao marketing. “Acompanhar cada etapa do projeto e mensurar as entregas é essencial para compreender também como está o engajamento e eficiência da operação do time. Mais do que ter esses insumos é importante compreendê-los para eliminar gargalos operacionais e construir uma tomada de decisão mais assertiva”, enfatiza o executivo.
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