Quarta-feira, 04 de maio de 2022
Se você deseja que seu site tenha mais destaque no Google e nos outros buscadores, e gerar mais tráfego, então o SEO não pode faltar nas suas estratégias de marketing digital. Para isso, é importante definir as ferramentas de SEO ideais para te ajudarem a atingir seus objetivos.
Search Engine Optimization, ou, em português, otimização para mecanismos de buscas, na prática, diz respeito às ações e estratégias de marketing digital que visam gerar tráfego e o aprimorar a performance de um site.
Sabe-se que o Google é lider entre os buscadores, mas vale a pena dar uma atenção ao Bing e até ao Youtube. Nem só de Google vive o SEO! Você sabia que o Youtube ocupa a segunda posição entre os sites de pesquisas do mundo? Se você o utiliza, otimize seu canal para obter um melhor posicionamento para seus vídeos. E para potencializar seus resultados, lembre-se de integrar o canal ao seu site.
Antes de entrarmos no mérito das estratégias em si, é interessante visualizar a divisão das práticas de SEO, que se dá em três partes:
Refere-se a questões como: qualidade do HTML do site; tempo de carregamento da página; experiência do usuário; segurança do site; heading tags; configuração de rich snippets e demais detalhes mais técnicos.
Essas configurações influenciam no desempenho do seu site no ranking dos buscadores. Algumas delas são fatores de rankeamento do Google, como a velocidade de carregamento, a arquitetura e segurança do site.
É mais relacionado ao conteúdo das páginas. Aqui entram fatores como: uso de palavras-chave; qualidade do conteúdo; otimização de URL; título; descrição e links internos.
O SEO On-Site e On-Page ficam no território do seu site, já o Off-Page fica fora.
Tem muito a ver com links e depende da sua presença fora do seu site. O desempenho do tráfego orgânico é impactado consideravelmente ao receber links de outros sites. Porém, esses links devem ter relevância, e quanto maior a autoridade do site que estiver fazendo isso, melhor para os seus resultados. Outro ponto que interfere são as menções à sua marca, mesmo as que não recebem links.
Uma das vantagens do SEO é que você consegue atingir muitos resultados sem precisar investir em mídia. Mas quais as melhores estratégias para gerar mais tráfego para o seu site? Siga as dicas de SEO a seguir para obter êxito e garantir bons resultados em suas estratégias.
É de extrema importância identificar como seu cliente ou lead procura seu produto ou serviço. Quais palavras-chaves ele utiliza nos buscadores para te localizar? É necessário verificar o que o público está procurando para então produzir conteúdos direcionados a ele, de acordo com sua intenção de pesquisa. Oferecer o está sendo procurado, certamente vai facilitar a conexão entre ambos os lados.
Ao fazer um texto, coloque nos campos de palavras-chave como as pessoas irão te procurar. Uma dica importante é evitar utilizar as que são mais procuradas por grande parte dos usuários, pois o nível de concorrência é muito alto, então a chance de seu site não estar entre os dez primeiros resultados do buscador, é grande. Utilize palavras mais específicas ou compostas, um pouco mais longas, as chamadas long tail.
Dessa forma, você aumenta suas chances de alcançar as pessoas que buscam por esses tipos de palavras menos procuradas.
Faça conteúdos com relevância e qualidade, que possuam um texto bem escrito e uma boa composição com imagens, vídeos ou demais elementos. Isso aumenta as possibilidades das pessoas se conectarem com sua marca e compartilharem os conteúdos. Essa ação vai te gerar autoridade e contribuir para o posicionamento do seu site nos buscadores.
É o endereço do seu site utilizado no buscador. Quanto mais sua URL for assertiva, gerando compreensão do que se trata seu negócio, e estando conectada com o título e as palavras-chave, as chances de aumentar seu posicionamento orgânico é muito maior.
São as pequenas descrições que aparecem abaixo do título do artigo, nos resultados de busca do Google. Elas trazem uma breve explicação do assunto abordado na página. É através dessa informação que o usuário vai decidir se quer acessar ou não o seu site.
Insira a palavra-chave diversas vezes no artigo, de modo que ela ocupe entre 3% a 5% de espaço no texto. Essa técnica é necessária para que os rastreadores dos buscadores, ao lerem seu texto, identifiquem a otimização da sua página.
Separe seu texto em subtítulos, isso facilita a leitura e a torna mais dinâmica, aumentando as chances de um melhor rankeamento. Essa organização auxilia as ferramentas de busca a encontrarem seu conteúdo.
Complemente seu texto com imagens para facilitar a compreensão do conteúdo, mas atente-se ao tamanho, evitando imagens pesadas. Outro passo essencial é criar uma descrição (no campo ALT text), inserindo alguma palavra-chave. Assim sua página ganha mais um espaço para ser rastreado e ter a chance de aparecer nas buscas.
A prática de utilização de links em um texto é bem valorizada pelas ferramentas de buscas, por aumentar a trafegabilidade entre conteúdos e sites. Colocando links internos, você aumenta a navegabilidade dentro do seu próprio site. Já os links externos, ou backlinks, trazem relevância e ajudam muito no posicionamento da página, pois são entendidos como uma referência para os buscadores.
As estratégias de SEO exigem dedicação e paciência, já que seus resultados não são imediatos, porém são muito valiosos. É através de otimizações nas suas próprias páginas e no relacionamento com outros sites, que será possível melhorar a experiência de busca e navegação dos usuários a longo prazo. E foi para te ajudar nessa missão que trouxemos aqui alguns dos passos essenciais para gerar mais visitas para o seu site.
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