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Uso da tecnologia no marketing é essencial para conquistar consumidores

Estudo constatou que, apesar dos profissionais saberem da importância do uso da tecnologia no marketing, ainda falta investimento nesse recurso

 

Apesar do peso dado à tecnologia nas campanhas de marketing, apenas um quarto (25%) dos profissionais brasileiros que atuam no setor conhecem o conceito de MarTech.

 

  • 41% dos profissionais admitem que as ferramentas de marketing utilizadas hoje por suas empresas são insuficientes para atingir os resultados esperados.
  • A principal barreira para adoção de projetos que unem marketing e tecnologia, citada por 36% dos entrevistados no país é a falta de orçamento, seguida pelo desconhecimento de benefícios (18%), falta de habilidade (9%), resistência interna à mudança (8%) e desinformação (8%).

 

O estudo realizado pelo DOT digital group – grupo brasileiro especializado em soluções digitais para Educação e Marketing – identificou que 96% dos profissionais de marketing que atuam no Brasil concordam (total ou parcialmente) que o uso da tecnologia representa uma estratégia fundamental para criar campanhas voltadas a conquistar os consumidores do século 21.

Apesar desse resultado, a pesquisa – que ouviu 170 profissionais de marketing em empresas de pequeno, médio e grande portes, entre os meses de agosto e setembro de 2016 – identificou que apenas um quarto (25%) dos entrevistados conhecem o conceito de MarTech, que prevê o uso de tecnologia, associada à análise de grandes volumes de dados, para elaboração de campanhas de marketing customizadas e adaptadas em tempo real.

Entre as ferramentas e serviços mais utilizados pelos entrevistados para ações de marketing estão redes sociais (31%), automação de e-mail marketing (29%), marketing de conteúdo (14%), análise de métricas digitais (13%), geolocalização (7%), uso de algoritmo de aprendizado de máquina (3%), microtargeting (2%) e outro (1%).

 

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De acordo com o estudo do DOT digital group, 41% dos entrevistados admitem que as ferramentas de marketing usadas hoje por suas empresas são insuficientes para atingir os resultados esperados.

“Esse estudo confirma nossa percepção de que, apesar de o uso de MarTech ser ainda tímido no Brasil, os profissionais do setor começam a acordar para o fato de que o uso de tecnologias avançadas para análise de informações e comportamentos dos clientes representa um caminho sem volta para garantir os resultados das ações de marketing”, afirma Luiz Alberto Ferla, CEO do DOT digital group. “Trata-se de uma tendência bastante difundida em países como Estados Unidos e que aos poucos começa a chamar a atenção das empresas no mercado brasileiro. Nos últimos meses, no DOT temos percebido um aumento expressivo da procura e da implementação de projetos de MarTech, que devem reverter em uma ampliação de 80% no faturamento do grupo com esse mercado neste ano”, acrescenta.

 

A pesquisa mostra que as principais barreiras no Brasil para adoção de ferramentas mais sofisticadas, que reúnam marketing e tecnologia, são: falta de orçamento (38%), desconhecimento sobre benefícios (18%) e falta de habilidades (9%).

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Quanto ao que motiva as empresas a buscar novas tecnologias no mercado, 51% dos entrevistados apontam que estão sempre à procura de soluções tecnológicas, 37% admitem que costumam analisar essas ferramentas quando não atingem os resultados esperados, 6% quando um superior solicita, 3% quando escutam falar sobre uma novidade e 2% apenas se têm um orçamento adicional.

Sobre investimentos em soluções, a maioria (40%) dos entrevistados aponta que, no último ano (2015), destinou de 0% a 5% do orçamento de marketing para ferramentas e/ou serviços de tecnologia e só 5% aportaram mais de 50% das verbas para uso de soluções tecnológicas.

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Sobre as três principais prioridades das áreas de marketing e tecnologia nos próximos três anos estão a análise e monitoramento competitivo (18%), Big Data (14%) e Marketing e Fidelização (12%).

“A digitalização das informações e dos negócios representa hoje uma realidade, que impacta empresas dos mais diversos portes e setores. No caso do marketing, essa adaptação para esse novo mercado passa, necessariamente, pelo uso de tecnologias voltadas a trazer melhores resultados e se diferenciar dos concorrentes. Nesse sentido, MarTech representa um caminho sem volta”, conclui Ferla.

 

O estudo completo poderá ser consultado no site do DOT digital group a partir do dia 07 de dezembro.

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