Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Notícias

Tendências em Mídias Digitais: entenda como o conteúdo continuará sendo rei em 2017

Marketing de conteúdo, experiência do usuário e influenciadores, são algumas das tendências das mídias digitais neste ano

 

Texto por Bianca Borges*

 

midias-digitais

As mídias digitais são importantes ferramentas para promover marcas e produtos, pois, além de permitir que as empresas alcancem um público mais segmentado, também tornam a comunicação entre as organizações e os clientes mais rápida e assertiva.

Dentro das estratégias de mídias digitais, o marketing de conteúdo está ganhando destaque e continuará a ser uma tendência em 2017. De acordo com a Demand Metric, empresa de pesquisa global especializada no setor de marketing, o Content Marketing custa 62% menos se comparado ao marketing tradicional e consegue gerar cerca de três vezes mais leads.

Para Gustavo Mafra, CEO da boo-box/ftpi, organização especializada na comercialização de formatos e projetos publicitários digitais, a maioria das empresas já entende a importância de produzir um conteúdo relevante para engajar mais clientes.

“Mídia em forma de conteúdo é uma tendência porque uma comunicação é sempre uma história sendo contada. E a comunicação de uma marca com um público, hoje, é bastante fragmentada. Então, estabelecer um conteúdo que engaje e atraia a atenção do público para, por meio dele, comunicar a mensagem da marca permite que essa comunicação seja mais completa e bem entendida. ”

 

Já em relação aos formatos de mídias digitais, o especialista acredita que outra tendência para este ano será o podcast. Segundo ele, este é o meio que possui o maior potencial para aumentar o engajamento e facilitar o entendimento do público-alvo.

“O Podcast já existe há muitos anos, mas só recentemente a gente passou a ter disponibilidade de banda móvel, aplicativos mais amigáveis e tecnologia bluetooth, que permite que você conecte o celular no rádio do carro. Tudo isso fez com que o formato crescesse bastante. ”

 

Além do podcast, Mafra também citou outras ferramentas que tem grande potencial para estabelecer um bom relacionamento com a audiência, como: formatos nativos, in-video, mídia programática, retargeting e geolocalização. A eficiência desses recursos está relacionada ao veículo pelo qual o conteúdo é transmitido, que pode ser um canal do YouTube, um site ou as mídias sociais.

“Cada formato tem o seu grau de eficiência e adequação às necessidades da marca. Uma boa campanha é aquela que consegue achar o equilíbrio entre os melhores meios, maior alcance, maior frequência, completude da mensagem, engajamento, interação com o usuário e, ao mesmo tempo, se encaixar no orçamento do cliente”, explica o CEO.

 

Experiência para o usuário é uma prioridade

O meio digital tem como principal característica a interatividade. Por esse motivo, proporcionar boas experiências para os usuários é tão relevante. De acordo com o especialista em Marketing de Experiência, Manoel Carlos Jr., transformar um produto ou serviço em uma experiência para o cliente faz parte de um processo. Algumas dessas etapas são: definir a causa emocional do seu negócio, associação do produto ou serviço à memória afetiva do cliente e o uso da técnica de storytelling.

 

>> Leia mais sobre esse assunto AQUI

 

Ainda sobre a questão da relevância da experiência dos usuários, Gustavo Mafra defende que a experiência de uma publicidade deve sempre estar à altura do conteúdo que ela patrocina.

O CEO cita como exemplo a campanha que a boo-box/ftpi fez recentemente para o Yázigi com o Jovem Nerd, onde um dos apresentadores do canal, o Azaghal (Deive Pazos), aceitou o desafio de estudar inglês usando o método da escola. O apresentador se comprometeu a mostrar a sua preparação através das redes sociais e, meses depois, a melhora de suas habilidades no idioma.

“Essa campanha acabou utilizando uma história do próprio veículo para transmitir a mensagem da marca. Fez isso usando a própria linguagem e os próprios canais. No fim, a interação com a marca teve, para a audiência, a mesma experiência que a interação com o conteúdo”, elucida o especialista.

 

Influenciadores são apenas bons produtores de conteúdo

Uma das maneiras de fornecer uma experiência satisfatória para a sua audiência e transmitir uma mensagem com um conteúdo assertivo é através dos influenciadores. Essa é outra tendência que deve se manter forte em 2017.

“Eu não gosto do termo “influenciador” porque isso é uma consequência, não uma atividade. Mas de qualquer modo, esses produtores de conteúdo em canais do YouTube, Instagram, Twitter, Facebook, Blogs ou podcasts, têm uma relação muito próxima e franca com o seu público. E isso faz com que a mensagem passada por eles seja muito mais bem recebida e entendida. Isso, é claro, se a publicidade for feita sempre de forma honesta e nunca velada”, afirma Mafra.

O especialista ainda ressalta que todas as empresas podem usar um influenciador, porém a ideia da campanha precisa fazer sentido e ser bem planejada. Tanto o conteúdo, como a linguagem e a audiência precisam ter relação com as propriedades da marca e com o território da campanha.

Para as empresas que estão procurando um influenciador para anunciar uma campanha, Mafra dá a dica.

“O influenciador ideal é aquele que compra a ideia da campanha, que gosta do produto, que é capaz de integrar a publicidade no conteúdo dele de forma natural. ”

 

As tendências das mídias digitais para este ano se pautam na produção de conteúdo relevante para atrair a atenção do público-alvo e aumentar o engajamento.

Em quais delas você vai investir neste ano? Conta pra gente nos comentários!

 

* Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi, trabalhou na Investe São Paulo com assessoria de imprensa e, hoje, atua na equipe de Conteúdo do Digitalks.

Comentários

PUBLICIDADE
Accessibility Menu
Digital Accessibility by \ versão