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Tendências em Mídias Digitais: entenda como o conteúdo continuará sendo rei em 2017

Marketing de conteúdo, experiência do usuário e influenciadores, são algumas das tendências das mídias digitais neste ano

 

Texto por Bianca Borges*

 

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As mídias digitais são importantes ferramentas para promover marcas e produtos, pois, além de permitir que as empresas alcancem um público mais segmentado, também tornam a comunicação entre as organizações e os clientes mais rápida e assertiva.

Dentro das estratégias de mídias digitais, o marketing de conteúdo está ganhando destaque e continuará a ser uma tendência em 2017. De acordo com a Demand Metric, empresa de pesquisa global especializada no setor de marketing, o Content Marketing custa 62% menos se comparado ao marketing tradicional e consegue gerar cerca de três vezes mais leads.

Para Gustavo Mafra, CEO da boo-box/ftpi, organização especializada na comercialização de formatos e projetos publicitários digitais, a maioria das empresas já entende a importância de produzir um conteúdo relevante para engajar mais clientes.

“Mídia em forma de conteúdo é uma tendência porque uma comunicação é sempre uma história sendo contada. E a comunicação de uma marca com um público, hoje, é bastante fragmentada. Então, estabelecer um conteúdo que engaje e atraia a atenção do público para, por meio dele, comunicar a mensagem da marca permite que essa comunicação seja mais completa e bem entendida. ”

 

Já em relação aos formatos de mídias digitais, o especialista acredita que outra tendência para este ano será o podcast. Segundo ele, este é o meio que possui o maior potencial para aumentar o engajamento e facilitar o entendimento do público-alvo.

“O Podcast já existe há muitos anos, mas só recentemente a gente passou a ter disponibilidade de banda móvel, aplicativos mais amigáveis e tecnologia bluetooth, que permite que você conecte o celular no rádio do carro. Tudo isso fez com que o formato crescesse bastante. ”

 

Além do podcast, Mafra também citou outras ferramentas que tem grande potencial para estabelecer um bom relacionamento com a audiência, como: formatos nativos, in-video, mídia programática, retargeting e geolocalização. A eficiência desses recursos está relacionada ao veículo pelo qual o conteúdo é transmitido, que pode ser um canal do YouTube, um site ou as mídias sociais.

“Cada formato tem o seu grau de eficiência e adequação às necessidades da marca. Uma boa campanha é aquela que consegue achar o equilíbrio entre os melhores meios, maior alcance, maior frequência, completude da mensagem, engajamento, interação com o usuário e, ao mesmo tempo, se encaixar no orçamento do cliente”, explica o CEO.

 

Experiência para o usuário é uma prioridade

O meio digital tem como principal característica a interatividade. Por esse motivo, proporcionar boas experiências para os usuários é tão relevante. De acordo com o especialista em Marketing de Experiência, Manoel Carlos Jr., transformar um produto ou serviço em uma experiência para o cliente faz parte de um processo. Algumas dessas etapas são: definir a causa emocional do seu negócio, associação do produto ou serviço à memória afetiva do cliente e o uso da técnica de storytelling.

 

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Ainda sobre a questão da relevância da experiência dos usuários, Gustavo Mafra defende que a experiência de uma publicidade deve sempre estar à altura do conteúdo que ela patrocina.

O CEO cita como exemplo a campanha que a boo-box/ftpi fez recentemente para o Yázigi com o Jovem Nerd, onde um dos apresentadores do canal, o Azaghal (Deive Pazos), aceitou o desafio de estudar inglês usando o método da escola. O apresentador se comprometeu a mostrar a sua preparação através das redes sociais e, meses depois, a melhora de suas habilidades no idioma.

“Essa campanha acabou utilizando uma história do próprio veículo para transmitir a mensagem da marca. Fez isso usando a própria linguagem e os próprios canais. No fim, a interação com a marca teve, para a audiência, a mesma experiência que a interação com o conteúdo”, elucida o especialista.

 

Influenciadores são apenas bons produtores de conteúdo

Uma das maneiras de fornecer uma experiência satisfatória para a sua audiência e transmitir uma mensagem com um conteúdo assertivo é através dos influenciadores. Essa é outra tendência que deve se manter forte em 2017.

“Eu não gosto do termo “influenciador” porque isso é uma consequência, não uma atividade. Mas de qualquer modo, esses produtores de conteúdo em canais do YouTube, Instagram, Twitter, Facebook, Blogs ou podcasts, têm uma relação muito próxima e franca com o seu público. E isso faz com que a mensagem passada por eles seja muito mais bem recebida e entendida. Isso, é claro, se a publicidade for feita sempre de forma honesta e nunca velada”, afirma Mafra.

O especialista ainda ressalta que todas as empresas podem usar um influenciador, porém a ideia da campanha precisa fazer sentido e ser bem planejada. Tanto o conteúdo, como a linguagem e a audiência precisam ter relação com as propriedades da marca e com o território da campanha.

Para as empresas que estão procurando um influenciador para anunciar uma campanha, Mafra dá a dica.

“O influenciador ideal é aquele que compra a ideia da campanha, que gosta do produto, que é capaz de integrar a publicidade no conteúdo dele de forma natural. ”

 

As tendências das mídias digitais para este ano se pautam na produção de conteúdo relevante para atrair a atenção do público-alvo e aumentar o engajamento.

Em quais delas você vai investir neste ano? Conta pra gente nos comentários!

 

* Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi, trabalhou na Investe São Paulo com assessoria de imprensa e, hoje, atua na equipe de Conteúdo do Digitalks.

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