A caminhada sempre foi vista como um dos exercícios físicos mais benéficos para a saúde e fáceis de praticar. E se fosse possível ficar parado, assistindo à televisão, e ainda assim ter resultados iguais ou mesmo melhores? Esta é a proposta da SmartWalk, plataforma que estimula o corpo através de vibrações mecânicas.
Criação do engenheiro elétrico Elvis Silva, que já atuou em empresas como Embraer e Ericsson, bastam quinze minutos diários em cima do aparelho para sentir os efeitos, como o auxílio à prevenção da osteoporose, da diabetes tipo II e de complicações cardíacas.
A explicação é simples: o corpo humano possui células-tronco adultas que, influenciadas pela estimulação mecânica, fazem com que as massas óssea e muscular aumentem – prevenindo a osteoporose -, além de diminuírem a quantidade de gordura corporal – evitando diabetes tipo II e problemas do coração.
Outros benefícios são a diminuição de dores musculares, desobstrução nasal e a melhoria da circulação sanguínea. “A estimulação mecânica de baixa intensidade é muito mais eficiente do que o exercício comum”, garante o fundador, que desenvolveu a ideia ao longo de cinco anos.
O equipamento gera mais de 1.600 vibrações por minuto – cada uma com a mesma intensidade de um passo; como comparação, em uma caminhada regular são dados cerca de 120 passos por minuto. Para usar, basta subir descalço em cima do aparelho e ligá-lo. Quanto mais ereta a postura, melhores os resultados alcançados.
A
SmartWalk tem baixa intensidade e alta frequência, níveis considerados ideais. “O que existe no mercado brasileiro até agora são equipamentos com alta intensidade, em desacordo com a norma internacional ISO 2631, e que oferecem riscos à saúde. Com a SmartWalk isso não acontece”, explica Silva.
Lançada no final de 2012, a SmartWalk é fabricada no Brasil pela empresa SmartKopf e pode ser comprada online por R$ 497. O cliente tem 30 dias para testar e, se não ficar satisfeito, o valor pago é devolvido integralmente. “Conseguimos um índice de satisfação de 97%”, comemora o criador.
O aparelho é recomendado para todas as idades – menores de 12 anos e pessoas com problemas de saúde devem ter aconselhamento médico antes de iniciarem o uso. A previsão é fechar 2015 com faturamento global acima de R$ 2 milhões, com o início das operações na Europa ainda neste semestre.
Comentários