O cartão de visitas é um grande aliado de qualquer empreendedor para o relacionamento com os clientes. Porém, o destino de muitos é a gaveta, a carteira ou mesmo a lata de lixo. A startup brasileira CardList lança em abril um aplicativo gratuito que permite criar, distribuir e armazenar cartões digitais, e torna a tradicional ferramenta mais eficiente.
“O empreendedor cria seu cartão em três passos: cadastro, personalização e distribuição”, explica Douglas Muniz, sócio-fundador da
CardList. Após definir um nome de usuário (ID) e inserir os dados cadastrais – área de atuação, endereço, telefone, e-mail, etc. –, o aplicativo automaticamente cria o cartão digital, que pode ser customizado com cores e logomarca. O empreendedor, então, dá início à divulgação por meio do aplicativo e das redes sociais.
Os consumidores, por sua vez, buscam prestadores de serviço ou profissionais através de geolocalização, ramo de atividade ou nome de usuário, salvando quantos cartões quiserem. “Os dados são armazenados em nuvem, o que evita a perda de contatos de interesse”, afirma Muniz, que teve a ideia do aplicativo quando resolveu guardar o cartão de um taxista.
Os microempresários e autônomos, que dependem muito dos cartões de visita para a divulgação do negócio, podem ainda contar com uma espécie de “páginas amarelas” virtual, em que é possível anunciar o serviço por R$ 10 mensais.
Disponível para Android e iOS, a startup que alcançar com o aplicativo 10 mil usuários até o fim de maio. Com isso, o objetivo é atingir faturamento de R$ 300 mil.
Comentários